terça-feira, 29 de abril de 2008

SHINE A LIGHT


Declaração de interesses: gosto de Stones e gosto de Scorsese. E não sou crítico de nada, nem de música, nem de cinema.

Posto isto e uma vez que o Filhote já aqui deixou as suas impressões críticas como fã, com a interessante troca de ideias com Queirosiano, a mim restam-me duas ou três notas meramente pessoais:

1 - Não considero o alinhamento feliz. Confesso que cheguei a dormitar nas primeiras canções. Os Stones têm um acervo verdadeiramente notável para se descuidarem com segundas linhas como "Shattered", "She Was Hot", "All Down The Line", "Loving Cup" (mesmo com Jack White). E logo tudo de seguida e de início.

2 - Um fã dos Stones (e da música) não pode aceitar Christina Aguilera em palco. Completamente ao lado.

3 - É uma pena que, na sua juventude, os Stones não tenham tido nem sentido de humor, nem imaginação e/ou criatividade e/ou inovação nas suas declarações. Scorsese teve azar nas suas idas ao passado, salvo aqui e ali.

4 - O mais grave: Scorsese só tem olhos para Mick Jagger. Chega a cansar! Charlie é praticamente escorraçado de cena e há "milhares" de extraordinários pormenores de Keith e de "Rockin'" Ronnie que passam despercebidos às objectivas.

O melhor: "As Tears Go By", "Far Away Eyes" e "You Got The Silver", sobretudo esta última numa notável execução de Keith Richards.

6 comentários:

Bobbyzé disse...

"THE GREAT ROCK'N'ROLL SWINDLE"! Nao se esqueçam que o Malcolm McLaren, manager dos SEX PISTOLS", afirmava jà nos anos 80 que o Rock & Roll era uma enorme vigarice!!!
E os SEX PISTOLS vêm novamente para a estrada.Ai està a prova dessa afirmaçao!
SCORSESE prepara agora um filme sobre BOB MARLEY.Enquanto a maré traz peixe, é sempre de aproveitar!
Dear Folks,và là corram todos ao cinema para encher os bolsos do homenzinho. Quanto ao filme, it's not only about Rock & Roll! So, I don't like it!

filhote disse...

Notas sobre as Notas do Ié-Ié:

1. Os alinhamentos são sempre polémicos. As opiniões dividem-se, dependendo do gosto de cada um. Posso dizer uma coisa... para um fã hardcore dos Stones (o Ié-Ié não é), é uma bênção ouvir "All Down the Line" e "Loving Cup" ao vivo em vez dos fatídicos e saturados sucessos. Mais: para mim, "She Was Hot" é um dos 4 momentos altos do show!!!

2. Christina Aguillera é aceitável para os fãs dos Stones. Para os de música já não sei...
Inaceitável, foi a aparição de Ana Moura no Estádio de Alvalade!

3. Sobre as entrevistas de arquivo. Caro Ié-Ié, na política Stoneana, a aposta era a não-entrevista. Sempre foi assim. Ao contrário dos Beatles, que entraram, de forma brilhante no jogo dos media. E a não-entrevista era inovadora na época. Significava arrogância, rebeldia, mau comportamento, etc... tudo uma questão de atitude, fosse ela verdadeira ou falsa...

4. O cantor normalmente é mais filmado. E quando esse cantor é o Jagger... Jagger Sings! Jagger Dances! Jagger Explodes! Fred Astaire da era do Rock'n'Roll!!!

5. De acordo na eleição de "Faraway Eyes" e "You Got the Silver" como momentos altos. Eu acrescento "Champagne and Reefer" (Buddy Guy rouba literalmente o show) e "She Was Hot" (Jagger incendiário)

filhote disse...

Para terminar:

1. Caro Ié-Ié, gostou ou não do filme????

2. A propósito de "As Tears Go By". A versão do filme está boa, sem dúvida, mas a do show de Milão (2007)... meu Deus... transcendente... o mesmo arranjo, mas com o vocal em italiano... "Con Le Mie Lacrime"...

filhote disse...

De acordo Bobbyzé - até hoje, só conhecia a "Bobby Jean", personagem do Boss... rsrsrrs

Porém, não esqueçamos: o maior vigarista de todos é justamente Malcolm McLaren!

filhote disse...

Errata, caro Ié-Ié... o referido show de Milão foi em 2006, e não em 2007.

Jack Kerouac disse...

Ana Moura em Alvalade com os Stones esteve muito bem, junta uma boa voz a uma figura lindíssima. E os Stones deram o seu espéctaculo certinho. Sem rasgos, toda a gente sabe ao que vai, tipo os Rodeos do Buffalo Bill, eram uma representação de algo que estava lá atrás no passado. Ali só destoava mesmo era o estádio, esse sim feio até á quinta casa. De resto foi uma noite agradável.