quarta-feira, 23 de abril de 2008

NÃO POSSO AMAR SERENAMENTE


ORFEU - ATEP 6033

Fado da Promessa (Luiz Goes/Manuel Alegre) - Fado Olhos Claros (Mário Fonseca-Bettencourt) - Contemplação (Leitão Nobre) - Balada dp Estudante (popular - arr. Paulo Alão)

Guitarras – António Brojo e António PortugalViolas – Paulo Alão e Jorge MoutinhoEdição Arnaldo Trindade & Cª, Lda - Porto - Portugal

São felizes as capas dos EPs de Adriano, assim como as dos LPs. Poderia escolher a capa do EP da “Trova do Vento que Passa” ou da “Rosa de Sangue", mas fico-me por esta. Porque respira um tempero coimbrão, ternurento, que comove de tão simples. Aquelas ruas, aquelas repúblicas, aquelas gentes naquelas janelas de guilhotina. Também porque foi ali, em Coimbra que tudo aconteceu. Para o Adriano, para o José Afonso, para muitos outros.

Daqui por uns anos receia-se que, neste país tão triste de esquecer gente, de Adriano Correia de Oliveira ninguém saiba quem foi ou o que fez.

Nas efemérides redondas aparecem sempre os elogios e as carpideiras. Na vida e na morte votaram-no ao silêncio. Aparecem uns artigos nos jornais, fazem-se memórias, tecem-lhe loas, há quem lhe chame ícone, algumas estações de rádio passam canções. Mas passado o dia voltar-se-á ao esquecimento que sempre devotaram ao Adriano.

Foi assim no 25º aniversário da sua morte. Depois disso outra vez o silêncio.

Foi o melhor de todos nós, disse Fausto e não seria possível falar de Abril sem falar de Adriano Correia de Oliveira.

Tinha alguma coisa de criança esse calmeirão de alma lírica. Um dia, como no romance de Elio Vittorini, considerou-se morto e morreu. Era Outubro, em Avintes, e chovia.

Colaboração de Gin-Tonic

4 comentários:

Anónimo disse...

e isto, a fotografia, não é à esquina do Sousa Bastos???? um dos poucos cinemas de coimbra da altura, para além do avenida e da esplanada dos bombeiros no verão

João A. Francisco disse...

A foto é em Coimbra no sentido de quem desce da Sé Velha em direcção à Couraça!...
Passei lá centenas de vezes enquanto estudante do Conservatório de Música de Coimbra! Velhos tempos!
Fica perto de uma casa onde viveu o Zeca Afonso!

Edward Soja disse...

Não há forma de termos a capa em grande formato, como as outras,?

:)

É uma belíssima capa.
Uma de muitas, como dizes, e bem, dos discos do Adriano.

ié-ié disse...

Desculpa, Eduardo, é uma colaboração, nada posso fazer.

LT