terça-feira, 8 de abril de 2008

QUEM NÃO GOSTA DA JOVEM GUARDA?


O Ritmo Da Chuva (Rhythm Of The Rain) - Demétrius (1970)
Faça Alguma Coisa Pelo Nosso Amor - Vips (1967)
Tema Para Jovens Enamorados (Theme For Young Lovers) - Jet Black's (1966)
Perto Dos Olhos, Longe Do Coração - Marcos Roberto (1981)
O Milionário (The Millionaire) - Incríveis (1960)
Dominique - Giane (1960)
A Volta - Vips (1977)
Não Presto Mais Te Amo - Demétrius (1967)
Vá Embora Daqui - Marcos Roberto (1967)
Menina Linda (I Should Have Known Better) - Vips (1965)
Cavalgada- Incríveis (1970)
Roda Gigante - Arturzinho (1960)
Professor Apaixonado - Nilton César (1960)
Filme Triste (Sad Movies) - Demétrius (1970)
Corina, Corina - Demétrius 81963)
É Tão Fácil Dizer - Marcos Roberto (1977)
El Relicário - Clevers (1960)
Amor, Amor, Amor - Marcos Roberto (1981)
Rock Do Saci - Demétrius (1963)
Pombinha Branca - Joelma

Claro que há discos melhores!

19 comentários:

Jack Kerouac disse...

A propósito de Jovem Guarda, descobri muito recentemente algo que desconhecia em absoluto, uma banda que se chamava "Brazilian Bitles" e que eram mesmo uma imitação dos originais, embora com músicas próprias tipo "Los Shakers", fiz o download de um disco deles e é muito bom. Estranho nunca aparecerem nestas compilações.

Fantomas disse...

Este disco pouco tem a ver com a JOVEM GUARDA. Os Brazilian Bitles eram muito bons!!!!! Editaram 3 LP`s entre 1967 e 1969.

Jack Kerouac disse...

Sim, eram bons, e pelo que vi no youtube, participaram pelo menos num filme yéyé Brasileiro. Só estranho nunca ter ouvido falar deles, porque até me interesso qualquer coisa por isto, e conhecia Celly Campelo, Renato e seus Blue Caps, Eduardo Araújo etc e tal, e os Brazilian Bitles até me soaram bem melhor que a maior parte dos outros. Já os Uruguaios "Los Shakers" também foram uma muito agradável surpresa para mim, engraçado como ainda há tanto para descobrir sobre coisas que aconteceram há 40 anos....

Rato disse...

No blog do Rato já foi partilhada uma grande coletânea dos Brazilian Bitles, com alguns dos temas enviados pelo próprio vocalista do grupo (se alguém tiver interesse posso voltar a fazer esse upload ou mesmo divulgar o email dele, até porque nos costumamos corresponder). Essa coletânea continha apenas temas originais dos anos sessenta, mas eles já editaram um novo disco após terem reunido de novo os elementos do grupo.

ié-ié disse...

E por que é que este disco "pouco tem a ver com a Jovem Guarda"? Essa é boa!

LT

ié-ié disse...

Ah! Irrita-me o nome de Brazilian Bitles! Não tenho paciência para este tipo de colagens. Os Bootleg Beatles ainda são os únicos que tolero.

LT

bissaide disse...

Um dos Brazilian Bitles, o Fábio Block, veio depois para Portugal, e juntamente com a sua companheira de então, Odete, gravou cá dois EP's como Odete & Fábio. O primeiro, especialmente, é bem interessante, e contém uma versão do tema "O Barqueiro", do reportório dos Brazilian Bitles. Vítor Mamede e Eugénio Pepe, entre outros, participam no disco.

Rato disse...

O comentário do Fantomas tem o seu quê de pertinente, Luís, porque o apogeu da "Jovem Guarda" dá-se entre 64 e 66, estando já um pouco "fora de moda" no final dos anos 60 - o "tropicalismo" estava já ali à esquina.

ié-ié disse...

Até há Jovem Guarda nos anos 70, apesar de tudo.

LT

Jack Kerouac disse...

Luis, mas olha que os Brazilian Bitles até tinham muita qualidade, e com musica própria, o nome é obvio de mais, mas pronto. E os Los Shakers, presumo que todos vocês conheçam, eu aqui é que sou o caloiro.

ié-ié disse...

Estou a ouvir neste momento os BB (até me arrepio para escrever o nome). Não digo que sejam desinteressantes, mas o nome não é nada convidativo.

Quantos aos uruguaios, não têm nada a ver. Eu acho até que nem versões dos Beatles fizeram. Só originais.

LT

Fantomas disse...

Se repararem nas datas, pouco tem a ver com a Jovem Guarda. A Jovem Guarda foi um movimento musical que apareceu por volta de 1965 e durou mais ou menos até 1969. A grande maioria dos nomes que aparecem nessa compilação, pouco tinham a ver com o movimento em si, ou pertenciam a uma segunda divisão. O que é feito do LENO E LILIAN, do RENATO E OS SEUS BLUE CAPS, OS CANIBAIS, ROBERTO CARLOS, WANDERLÉA, OS JOVENS, VANUSA, ERASMO CARLOS,JERRY ADRIANI entre outros...

Fantomas disse...

A América Latina, na década de 60, produziu muita boa musica. Bandas de Garagem, Psicadélicas, Pop...
Destaco uma banda chilena, LOS MAC`S.

Jack Kerouac disse...

Os Los Shakers começaram por tocar versões dos Beatles, mas quando foram gravar, na Argentina, pediram-lhes originais, porque os discos dos Beatles já eles tinham para vender. Mas se virem videos dos Los Shakers, vão ver que até a atitude é uma clara imitação dos 4 de Liverpool. Eu achei curioso porque nunca pensei que nos anos 60 houvesse um grupo Uruguaio com aquele tipo de musica.

Fantomas disse...

E havia mais! Na Argentina havia uma banda muito boa, LOS GATOS. LOS SHAKERS são bons, mas são muito beat. Prefiro o som mais psicadélico.
Para quem quiser saber mais sobre a musica na América Latina, deixo o endereço de um blog.
http://rockchilelatinoamerica.blogspot.com/

ié-ié disse...

Porque há por aí alguma confusão, os BB editaram ao longo da sua carreira de 4 anos 10 singles, 2 EPs e 4 LPs e participaram em 4 colectâneas.

LT

filhote disse...

Os The Shakers eram realmente bons. Tenho os dois LPs deles - editaram mais algum?

E quanto a Rock mais sujo, dito Garage, aconselho vivamente os Los Salvages. Também dos anos 60...

Rato disse...

A quem interessar aqui fica o link para o site dos Brazilian Bitles:
http://www.thebrazilianbitles.xpg.com.br/Menu/menu.htm

Cartões-Postais de Mauricio Cardim disse...

Houve u8m engano, Joelma não gravou "Pombinha Branca" em 1960. Foi nos anos 1970 (1977? acredito!).
Não estou criticando, engano acontece.
Um abraço e gostei das infs. do Blog.