sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 DE ABRIL: O MEU HERÓI

OBJECTIVO: AEROPORTO

"Pára, pára", grita o capitão.

"Então o meu capitão não disse que era para entrar pelo aeroporto dentro?", interroga o soldado-condutor açoriano.

A boca do canhão anti-recuo ficou a poucos centímetros da porta de vidro da entrada principal do Aeroporto de Lisboa. As rodas dianteiras do jeep já tinham galgado o passeio.

Do interior do edifício saltam agentes da DGS e a tradicional polícia do aerporto, de farda castanha.

O capitão Rui Rodrigues, 30 anos, comandante das forças da Escola Prática de Infantaria (EPI), de Mafra, não desarma: "Há uma ameaça terrorista e eu venho tomar conta disto".

"Entrámos sem dificuldade. Atrás de mim as 40 viaturas Berliet com 150 homens e material diverso começaram a tomar posições (...) e ocupámos o aeroporto. Não tivémos problema algum".

(...)

E então o capitão Costa Martins de quem se diz que ocupou sozinho o aeroporto?

"É verdade que Costa Martins chegou primeiro do que eu, porque eu me perdi no caminho de Mafra para aqui. Mas ele não fez qualquer acção, nem podia fazer (...) Costa Martins estava calmamente sentado, à civil, à minha espera, fingindo-se um passageiro normal".

Perdeu-se pelo caminho?

"Perdi. Fiz o reconhecimento do trajecto no dia 21 de Abril, de dia, mas marchámos à noite, o que é diferente. Não quis entrar directamente em Lisboa por causa da PVT (Polícia de Viação e Trânsito). Para a evitar, dei a volta por Camarate e foi aí que me perdi".

Por causa deste percalço, o Aeroporto foi o último dos objectivos do MFA a ser alcançado. Só o foi perto das 4 da madrugada, o que obrigou ao adiamento por 26 minutos da leitura do primeiro comunicado do MFA.

Luís Pinheiro de Almeida, in "25 de Abril - Memórias", 1994

1 comentário:

daniel bacelar disse...

Olá Pessoal
Nos meus gloriosos 41 anos ao serviço na nossa TAP,deu-se o caso de estar a trabalhar no turno da noite (0000-0800)no Aeroporto de Lisboa e ter assistido á Cêna tôda.
Eram cerca das 0300h da manhã,estava tudo calmo ,já tinham saido os aviões para Africa e Brasil,o pessoal tinha acabado de cear no velho Regional (restaurante situado na aerogare e áquela hora,ponto de reunião das "melhores familias portuguesas"???vindas directamente do Cais do Sodré,Cantinho dos Artistas e outros "santuários" da noite lisboeta e que davam um certo colorido)
Ao voltar ao Load-control (meu local de trabalho)cuja janela se encontrava virada para a entrada do Aeroporto,reparámos em dois pequenos tanques com oas canhões apontados ao edificio.
Achámos aquilo esquisito,e dirigimo-nos para a Aerogare para ver o que é que se estava a passar.
Já nessa altura se encontravam lá meia dúzia de tipos camuflados,em amena conversa com a policia de serviço e pessoal da DGS.(PIDE).
Estavam nesse momento a comunicar que estava a decorrer uma Revolução,e que portanto estavam ocupando o Aeroporto.
Claro está que quando disseram que estava a decorrer um revolução,houve uma gargalhada geral e confesso que por momentos me senti transportado á "guerra do Solnado".
O hambiente era o melhor,e só por acaso não houve uma distribuição de cafezinho entre funcionários da TAP,pOLICIA ,DGS e os nossos Revolucionários Salvadores.
Cerca das 06.00h da manhã o pessoal recebeu um telefonema de um alto dirigente da TAP (COMPLETAMENTE AFECTO Á SITUAÇÃO POLITICA ANTERIOR)o qual mandou o pessoal para casa,não se esquecendo de frisar "QUE ESTAVA COMO O PESSOAL TRABALHADOR"
Pensei para com os meus botões,enquanto o resto do pessoal se ria:
TEMOS REVOLUÇÃO!!!
Não me enganei,33 anos depois Portugal é um dos paises mais evoluidos da Europa,sem corrupção,a justiça funciona e práticamente não há diferenças entre ricos e pobres.
Há tempos ,um amigo meu que possivelmente está agora a ler isto,disse-me:
Pois é,mas antigamente não tinhas liberdade para falar,e agora podes dizer o que quizeres!!!
Lá isso é verdade,mas que culpa tenho eu que os outros "gajos" fôssem tão estúpidos,que nunca perceberam que bastava terem feito como estes "gajos" que nos deixam falar á vontade....mas que não nos ligam nenhuma!!!???
Dêem-lhes o Benfica e o Sporting que a "malta" vai enchendo os bolsos á custa dos otários!!!
VIVA PORTUGAL!!!