segunda-feira, 12 de novembro de 2007

BOYS VENCEM 11ª ELIMINATÓRIA

Tenho andado distraído e por isso desleixado o Concurso Yé-Yé de 1965/1966, no Teatro Monumental, em Lisboa, que foi um dos objectivos deste blog.

Volto hoje com a 11ª eliminatória, realizada a 06 de Novembro de 1965, depois de ter abordado a 10ª.

O vencedor desta eliminatória foram os Boys, de Coimbra, na foto, futuros Álamos e Conjunto Universitário Hi-Fi, com 33,5 pontos.

Os Boys formaram-se em 1964 com Vítor Manuel, 23 anos, vocalista, Luís Manuel Bulhões Pimentel Paula de Matos, 19 anos, viola-ritmo, Alexandre Carlos Reboxo Vaz, 17 anos, viola-baixo, António Lima, 21 anos, bateria, Carlos Correia (Bóris), 18 anos, viola-solo, e António Figueiredo, 19 anos, técnico de som, todos estudantes universitários.

Foi a primeira vez que se apresentaram em Lisboa e logo para ganhar o palco do Monumental. Segundo a "R&T", o grupo exibiu-se com casaco, calças e laço preto e camisa branca (linda esta descrição, né?) , tendo cantado "I Feel Fine", "A Groovy Kind Of Love", "Bongo Blues" e "Satisfaction".

O segundo lugar foi para os famosos Chinchilas, de Carcavelos, com 28,5 pontos. Relatos da época indicam que a sua actuação provocou grande burburinho na sala, devido ao ruidoso apoio dos seus adeptos.

Fato característico: casaco preto com botões de metal branco e calças cinzentas. Tocaram e cantaram "Around On Around", "In Down", "Do You Love Me?" e "I Love You So", este último da autoria do grupo.

Formados em 1964, os Chinchilas eram aqui constituídos por Vítor Mamede, 15 anos, bateria, José Machado, 16 anos, pianista, Filipe Mendes, o Jimi Hendrix português, 17 anos, viola-solo, Mário Piçarra, 18 anos, viola acompanhamento, e Fernando, 19 anos, viola-baixo.

Os Bábulas, de Lisboa, alcançaram o terceiro lugar, com 24,5 pontos, mesmo com apenas um mês de existência.

Pedro Rodrigues, 20 anos, bateria, João Sardinha, 18 anos, viola-solo, Carlos Brito, 18 anos, viola-acompanhamento, e José António, 19 anos, viola-baixo, eram os seus membros, que vestiam casaco preto com lenço branco e calças cinzentas.

Cantaram "Route 66", "Main Theme", "Hippy Hippy Shake" e "Long Tall Sally".

O quarto lugar foi para os Neptunos, do Montijo, com 23,5 pontos, depois de terem tocado "All My Loving", "A Hard Day's Night", "Boys" e "Recorda Sempre". Apresentaram-se com casaco preto com um emblema com a inicial N dourada, calça branca e camisola branca de gola alta.

A banda era formada por 5 elementos: Nelson Soares, 20 anos, viola-solo, Fernando Rodrigues, 23 anos, viola-acompanhamento, Gualter Vieira, 21 anos, viola-baixo, Paulino Emanuel, 16 anos, pianista, e Zé Manuel, 19 anos, vocalista e bateria.

Os três primeiros eram "militares aviadores", segundo a revista.

Os Monarcas, de Almada, foram quintos com 13,5 pontos. Principiaram a carreira com esta participação no Concurso, para o qual aliás se constituiram expressamente. A história só regista os seguintes nomes: Eugénio, 20 anos, bateria, Carlos Martins, 21 anos, viola-baixo, Alberto Gonçalves, 20 anos, viola-baixo, e Vítor Manuel, 17 anos, viola-acompanhamento.

"Apresentaram ainda um quinto elemento que constituiu um show inesperado: o vocalista troglodita, vestido de serapilheira, à maneira dos homens das cavernas".

Neste dia 06 de Novembro de 1965, a eliminatória teve excepcionalmente seis bandas: os Príncipes do Ritmo, de Carnaxide, foram os últimos com 7 pontos.

Formado há três anos, o grupo interpretou "Summertime", "Abençoado Amor", "Saint Tropez" e "Esquece", vestidos com fato de xadrez preto e branco (o xadrez não é destas cores?), e camisa branca com laço do mesmo tecido do fato.

Eram cinco os Príncipes do Ritmo: Carlos Sinde, 29 anos, bateria, Luís Manuel, 24 anos, vocalista e viola-solo, António Berto, 27 anos, viola acompanhamento, Filipe Saramago, 25 anos, saxofonista, e Joaquim Almeida, 32 anos, viola-baixo.

5 comentários:

bissaide disse...

Excelente post! Penso que o Mário Piçarro deva ser o Mário Piçarra, filho do Luís Piçarra - não sabia é que ele tinha pertencido aos Chinchilas, mas faz todo o sentido.

ié-ié disse...

Gralha já corrigida. Obrigado!

LT

Rato disse...

Será que é o mesmo Mário Piçarra da "Calçada de Carriche", do "Luísa sobe, sobe a calçada, sobe e não pode que vai cansada", do António Gedeão? É que fui hoje buscar esse disquinho, entre outros, que o "nobre falido" de Oeiras me transcreveu para CD.
Ele há coincidências...

bissaide disse...

Sim, esse mesmo, que depois integraria também os Terra a Terra. Bonito EP esse de que falas, tal como o anterior dele, de 1969 - "Pastoral".

Jorge Castro (OrCa) disse...

E quem estiver interessado em voltar a ouvi-lo, ao vivo e a cores, vá hoje, dia 15 de Março de 2008, pelas 16 horas, à Junta de Freguesia de Carcavelos, que ele há-de ajudar-me, cantando, a lançar por lá um livro.

Belos passeios vou dando por aqui.