sexta-feira, 2 de novembro de 2007

QUINTA DO ESCORPIÃO


João Viana, 30 anos, explica o tamanho e como retirou da parede do quarto da Quinta do Escorpião a placa "To Moira, Love From George Harrison".

What?

Contemos então a história desde o princípio.

Por causa do desaparecimento ou do homicídio de Maddie, Hunter Davies regressou à Praia da Luz, no Algarve (Lagos), 40 anos depois.

Seguimos também as pisadas, mas fomos bem mais longe! Conseguimos finalmente descobrir a casa onde George Harrison escreveu o álbum "Living In The Material World".

Deixámos Lisboa pela nóvel A2 que, 200 quilómetros depois, atravessa o rio Mira, momento que Paul McCartney se lembra de ter escrito "Yesterday" em 1965.

Saímos para Monchique à procura de "A Rampa", restaurante que McCartney frequentou em Dezembro de 1968, na companhia de Hunter Davies.

O restaurante fica na estrada nacional 266-3 entre Monchique e Fóia, a 3 Km de Monchique, e mantém-se exactamente como há 40 anos.

É um restaurante caseiro, com esplanada e comida (excepcional) regional. Mantém-se nos trinques.

Quando chegámos tocava "Ebony And Ivory" e a empregada que nos serviu chamava-se Paula.

Também (ainda) vimos um burro de aluguer, de que Hunter Davies fala na sua biografia oficial dos Beatles e que tanto encantou Paul e Linda, dando até origem a uma história de férias.

Maria Teresa Albano Baiona de Jesus, 73 anos feitos exactamente hoje (há coincidências, não há?), ainda a proprietária, não se lembra de nada, nem das visitas de Paul McCartney nem do regresso de Hunter Davies.

"Tenho aí uns recortes de jornais de agora que uns clientes ingleses me deram".

"Então não manda emoldurar os recortes? Era bom para o restaurante".

"Não, não. Quero manter o restaurante exactamente como estava".

Também comemos o famoso frango com piri-piri. Fantástico e barato, o que espantou.

O restaurante estava repleto de alemães, ingleses e espanhóis. Nós éramos os únicos portugueses.

Seguimos o roteiro de Hunter Davies e ficámos num aldeamento na praia de Porto Mós, nas cercanias de Lagos. Foi preciso um jornalista inglês indicar uma pérola algarvia escondida.

Porto Mós, com 1,350 Km de praia, é uma benção dos deuses! Inacreditável de tanta beleza, com as suas escarpas íngremes, a sua erosão, o seu sossego. Os bares e restaurantes são soberbos, mantendo a traça regional e ignorando ostensivamente a sofisticação bacoca de outros.

Revisitámos Albufeira, onde Paul McCartney esteve em 1965 em casa de Bruce Welch, dos Shadows, e onde terminou, como se sabe, a letra de "Yesterday".

Voltámos ao "Penina", hoje "Le Merédien - Penina Golf & Resort", onde Paul McCartney escreveu "Penina" em 1968, para os Jotta Herre, então banda residente do hotel.

(Na banda de hoje, o guitarrista era canhoto. Perseguição?).

Finalmente, o hotel tem um quadro onde se evoca a canção. É que o hotel, até há pouco, ignorava completamente o feito.

Também fomos, como é óbvio, à Quinta das Redes, na Praia da Luz, que Hunter Davies tão bem descreve.

A Quinta é uma antiga fábrica de conservas, bem junto à praia, que agora está transformada em apartamentos. Diferente é certo, mas a mística mantém-se.

A cereja no topo no bolo aconteceria depois. Tínhamos a informação de que George Harrison tinha passado férias no Algarve em 1972, tempo durante o qual escreveu o álbum "Living In The Material World".

Na Internet, descobrimos um texto-anúncio da venda de uma propriedade na Herdade do Funchal (Lagos) onde George Harrison teria deixado uma mensagem na parede.

Ana Machado, da Knight Frank, deu-nos a informação preciosa: a propriedade chamava-se "Quinta do Escorpião".

O problema veio a seguir: o Funchal é uma encosta vastíssima, à saída de Lagos, direcção Sagres, com dezenas e dezenas e dezenas de vivendas meio escondidas, todas com ar dos anos 60, e ninguém conhecia a "Quinta do Escorpião".

Ao fim de seguramente uns 30 minutos completamente perdidos em ruelas minúsculas encosta acima, encosta abaixo, vimos a placa divina "Quinta do Escorpião". YES!!! Numa dead end street lá estava a Quinta do Escorpião, em obras.

Um operário a dormir, disse, enramelado, que podíamos visitar a propriedade. Era hora de almoço e todos os operários estavam naturalmente no seu direito de descanso.

Todos acordaram, excitados com a nossa presença, e João Viana lá explicou que o novo proprietário da Quinta mandou retirar a inscrição de George Harrison e a guardou para si há cerca de dois meses.

Resta acrescentar que o novo proprietário - cujo nome se omite, por opção, - é o proprietário da quinta contígua, curiosamente chamada "Las Brisas", ou seja, uma canção gravada por Ringo Starr.

Luís Pinheiro de Almeida e Teresa Lage

5 comentários:

Fantomas disse...

Não devias ter falado do restaurante.
Olha a ASAE(ASSOCIAÇÃO de ANORMAIS do ESTADO)!!!!!

Edward Soja disse...

Grande história, amigo. E cheira-me que não acabou, não é assim?

Muleta disse...

o que vale é que o luís titá tinha lido o livro dos beatles em portugal.......

Rato disse...

Gostei imenso de saber quem afinal se esconde por trás da sigla ASAE. Grande designação fantomas! Para uma ainda melhor leitura, proponho também um significado para a letra S: "Senhores"? "Servis"? "Sabujos"? "Sacanas"?"Safados"? "Sebosos"? "Secretos"?
Nah, aqui o Rato é pessoa educada e não quer caluniar ninguém. Acho que me fico pelos senhores:
ASAE: Associação dos Senhores Anormais do Estado! Muito mais classe!

Adriano Mussolin disse...

Excelente LPA!!!
Quero agora ver uma foto da inscrição retirada da parede...
{}s
Adriano Mussolin