quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CONJUNTO ACADÉMICO OS ATLAS


Há pouco tempo recebi um email da viúva de Tozé, baterista do Conjunto Académico Os Atlas, solicitando-me que escrevesse sobre o grupo.

Respondi-lhe lamentando a minha ignorância, que não conhecia os Atlas, mas que estava disposto a referenciar o grupo se me disponibilizasse informação sobre a banda.

Ainda estou à espera.

Entretanto, ao introduzir na minha base de dados um EP recentemente adquirido - na circunstância um de Trini Lopez - dei conta que na contracapa está escrito Conjunto Académico Os Atlas e uma série de assinaturas que não sei se são do grupo.

Há bruxas, não há?

3 comentários:

Tabaleao disse...

http://pt-pt.facebook.com/people/Conjunto-Acad%C3%A9mico-Os-Atlas/100000697690328

O grupo no facebook da banda!

Anton disse...

A HISTÓRIA D' OS ATLAS


Na primeira metade dos anos 60, tal como um pouco por toda a Europa, também em Portugal se vivia a euforia do Rhythm and Blues, a Cultura Mod e a British Invasion. Por isso, começaram a surgir conjuntos de Rock e Ié-ié numa tentativa de copiar o que se fazia lá fora. Mas, para tocarem ao vivo, aqueles tinham de actuar em bailes.
E, Portalegre também entrou nessa onda. Decorriam as férias grandes de 64. Um grupo de estudantes do Liceu e do Colégio de Santo António junta-se na cave da residência do Tozé (mais tarde conhecida pelo CAVÔ). Aqui, começaram a surgir os primeiros acordes daquele que mais tarde viria a ser conhecido como o Conjunto Académico Os Atlas.
Como não era fácil adquirir equipamento, utilizaram-se as violas acústicas munidas de pastilhas (pickups) e ligadas aos rádios (telefonias como eram conhecidos). Original foi sem dúvida a bateria. Era composta por tambores comprados na Feira, ópticas de faróis de automóvel (que serviam de pratos) e o bombo (o fundo de uma cadeira sem os pés da frente).
O primeiro contacto com um equipamento musical (bateria e guitarras eléctricas) só aconteceu em meados de Setembro, nas instalações do Colégio de Santo António, ao passo que a primeira aparição pública só ocorreu no dia 10 de Outubro de 1964, no Auditório do Seminário de Portalegre. Perante mais de três centenas de entusiásticos espectadores, na sua maioria jovens e adolescentes, o Tozé (bateria), o Serra (viola solo), o Jesus (viola baixo) e o Morujo (viola ritmo) interpretaram mais de uma dezena de temas dos Conjunto Britânicos The Shadows, The Animals, The Rolling Stones e The Beatles.
Entretanto, em meados de 1965, Vasco Morgado tinha iniciado a promoção de um Concurso Nacional de Conjuntos Ié-Ié, que ocorria em Lisboa aos sábados, em duas sessões. No cartaz, afixado no exterior e no palco do Teatro Monumental, podia-se ler a seguinte frase “A juventude pode ser alegre sem ser irreverente”.
Inevitavelmente, seguiu-se a ida ao Concurso Ié-Ié, no dia 27 de Novembro de 1965 (14ª eliminatória?).
O grupo animou muitos bailes no Alto Alentejo e durou até ao inicio da década de 70, já com outra formação

ié-ié disse...

Agradeço as informações.

LT