quarta-feira, 21 de novembro de 2007

IÉ-IÉ NA PIDE

Na minha qualidade de pré-reformado - dono, portanto, do Tempo - calcei as tamanquinhas e toca de ir à Torre do Tombo ver o que a PIDE tinha contra mim nos anos 60.

O que eu me ri com o que a PIDE organizou!

Além de notas banais sobre pedidos de informação, pedidos de identidade, recolha de documentos como os programas das direcções da AAFDL (Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa) de que fiz parte, das eleições que ganhei a Marcelo Rebelo de Sousa no concurso a delegado de curso do 3º ano, etc, encontrei duas ou três coisas hilariantes.

Eis uma delas:

Em 1969 renovei o Bilhete de Identidade. Pois bem, a PIDE juntou a duas cópias desse pedido de renovação a seguinte nota:

"Em 7-5-969, tomou parte na concentração realizada nesta data na cantina da cidade universitária desta cidade, de que resultaram distúrbios e danificações na própria cantina e ainda a agressão a um Agente desta Polícia.

"Toda esta agitação subversiva foi ali desenvolvida por estudantes integrados no chamado movimento associativo de que tudo indica fazer parte".

A nota é assinada pelo famigerado agente Mortágua.

1 comentário:

DANIEL BACELAR disse...

puxa Luis
nunca imaginei estar perante um tão perigoso elemento subversivo!
vou passar a ter mais cuidado,e para já vou-me sentar bem afastado de ti no nosso jantar dia 23,não vá o Mortágua tecê-las!!!
SAFA!!!!