terça-feira, 27 de novembro de 2007

REGIME CONTRA CLUBES DE FÃS

Como se sabe, nos anos 60, durante o regime ditatorial, estava seriamente vedado aos cidadãos o direito de associação (entre outros direitos).

A liberdade de as pessoas se constituirem em grupos/associações era fortemente condicionada pelas autoridades.

Em Portugal, não havia propriamente clubes de fãs organizados por artistas. Então, alguém - provavelmente uma revista - lembrou-se de criar um "Clube dos Fans dos Jovens Artistas" que, embora sob a égide de Madalena Inglésias, pudesse abranger outros artistas.

Eu inscrevi-me no clube para poder aceder - ingenuidade minha - a informações sobre os Beatles. Não me lembro de alguma vez ter usufruído desta situação.

Até porque até este pseudo-Clube de Fãs teve vida efémera. As autoridades criaram dificuldades tais que a associação teve de ser extinta.

Vaticinava o Diário Popular de 16 de Agosto de 1966:

Estarão os clubes de fãs condenados a desaparecer em Portugal?

Curioso movimento de adolescentes que lançou raízes e frutificou rapidamente além-fronteiras, os clube de fãs parecem não encontrar no nosso país o campo suficientemente fecundo para lançar as suas sementes, até, talvez, por falta de cultores entusiastas.

Mas, afinal, que se passa?

A explicação é simples: há alguns anos começaram a surgir entre nós fomentados por uma tímida corrente de jovens, pequenos agrupamentos de admiradores de determinados nomes mais em voga, que passaram a usar o título de clube de fãs, resumindo-se a sua actividade à execução do expediente do artista que representavam e a encontros de confraternização.

A maioria desses clubes não possuía uma sede própria, realizando os seus convívios nos domicílios familiares.

Entenderam porém as autoridades competentes que a utilização do designativo "clube de fãs" era ilegal, desde que o mesmo não pertencesse a uma colectividade adquadamente organizada, com os seus estatutos oficializados, sujeita portanto a todas as demais formalidades burocráticas usualmente necessárias.

1 comentário:

gps disse...

Falta etiqueta Madalena Iglêsias :)