quinta-feira, 4 de outubro de 2007

SHEIKSMANIA


ODEON - MEO 131 - edição francesa (1966)

Tears Are Coming - I've Gor To Give Up - I'm Feeling Down - Try To Understand

Conhecidos como os Beatles portugueses, os Sheiks vão ver editada a breve trecho, pela Som Livre, uma interessante colectânea da sua obra que deixa de fora os remakes de 1979 e 1980.

Ter-se-á perdido uma excelente oportunidade para uma edição magnífica de todo o espólio dos Sheiks, à semelhança do que já foi feito com Carlos Paredes e Luiz Goes.

Enfim, é a indústria discográfica que temos.

Esta nova colectânea dos Sheiks, provisoriamente intitulada "Missing You - Integral 1965/1967", é obra dos jornalistas Jorge Mourinha e Miguel Cadete.

Nela se inclui um total de 32 faixas, entre as quais, como faixas-extra, "Te Recuerdo" e "Dime Pajarito", versões castelhanas de "Missing You" e "Tell Me Bird", e "Portugal É Que É O Tal" e "Eusébio" que Paulo de Carvalho, um ex-futebolista do Benfica, e companhia gravaram em homenagem ao 3º lugar do Mundial de Inglaterra de 1966.

A colectânea inicia-se com "Summertime", "Copo", "Gloo Gloo" e "Zalui" que os Sheiks (Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, Fernando Chaby e Jorge Barreto) editaram em 1965.

Seguem-se os 20 standards da formação clássica dos Sheiks (Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, Fernando Chaby e Edmundo Silva) gravados em 1966 e 1967 (EPs) : "Missing You", "When I'm Asking You", "Tell Me Bird", "Velho Moinho", "Yesterday Man", "Treat Her Right", "These Boots Are Made For Walking", "Michèlle", "Lonely Lost And Sad" (provavelmente a canção mais bonita que gravaram), "Leave Me Alone", "My Mother's Advice", "A Mala", "Tears Are Coming", "I've Got To Give Up", "I'm Feeling Down", "Try To Understand", "Baby Don't Cry", "Lord Let It Rain", "Bad Girl" e "Why Baby".

O CD completa-se com o último EP gravado pelos Sheiks em 1967, com Fernando Tordo no lugar de Carlos Mendes que gazetou da banda para se formar em Arquitectura: "How Could You Forget", "That's All", "Old Generation" e "Bloody Dreamer".

Como já disse, ficaram de fora os álbuns "Pintados de Fresco" (1979) - revisão de matéria dada - e "Com Cobertura" (1980) - com a formação clássica -, este último estranhamente considerado por António Duarte um dos "melhores álbuns do rock português".

Alinhamento de "Pintados de Fresco": "Tell Me Bird", "Got To Keep On Dancing", "Baby Don't Cry", "Lonely, Lost And Sad", "Missing You", "Tears Are Coming", "My Mother's Advice" e "Lord Let It Rain".

Alinhamento de "Com Cobertura": "Sheiks Com Cobertura", "Rockinho Mandado", "Pedreiro", "Põe-te A Pau", "O Que Há A Fazer", "Reggae do Jardim", "Com Pedras Na Mão", "Porto de Abrigo", "Vida Danada" e "Uma Canção".

Os Sheiks tiveram a sua glória durante 1966, ano em que venceram as eliminatórias do Concurso Ié-Ié no Teatro Monumental, em Lisboa.

Por exemplo, obtiveram 49 pontos na primeira meia-final em confronto com os Chinchilas (Carcavelos), Demónios Negros (Funchal), Diamantes Negros (Sintra), Tártaros (Porto), Bárbaros (Arcos de Valdevez) e Sombras da Parede (Parede).

Falharam a final de 30 de Abril de 1966 por compromissos assumidos em Coimbra, mas não na Queima das Fitas como costumam agora alegar (é proverbial a falta de memória dos músicos).

Essa final foi ganha pelos Claves (ex-Saints, de Lisboa), com o máximo de pontos (55), seguidos dos Rocks (Angola, 45 pontos), Night Stars (Moçambique, 39,5, vencedores da Taça Peninsular), Jets (Lisboa, 35), Ekos (Lisboa, 29,5), Chinchilas (Carcavelos, 29), Espaciais (Porto, 18) e Tubarões (Viseu, 18).

6 comentários:

sheiks.pt@gmail.com disse...

Alguns endereços a visitar, para quem quizer saber mais, nomeadamente informação actual, sobre os "Sheiks":

www.myspace.com/sheikspt ,ou
http://sheikspt.blogspot.com
ou, ainda, no UTube, pesquisar sheikspt
Os "Sheiks", com a formação original, estão actualmente disponíveis para actuar em eventos, sendo para esse efeito representados pela UAU.

Rato disse...

Belissima noticia esta! Não vejo a hora de por a mão (e os ouvidos) nesta coletânea. Esperemos é que seja dado o mesmo e devido tratamento às discografias de outros grupos dos anos sessenta.

ié-ié disse...

Creio que o disco será editado a 19 de Novembro.

Luís

Camilo disse...

Lembro-me deste Concurso.
Tinha acabado de entrar para o Serviço Militar, para a E.A.M.A. em Nova Lisboa.
Foi voz corrente que os ROCKS foram "roubados".
Um grande empresário, julgo que Vasco Morgado, levou-os para a "Revista" e, mais tarde, o Eduardo Nascimento, que conheci em Luanda, fou representar portugal na Eurovisão.
A capa do disco está neste blogue. E, claro, escusado será dizer que tenho o original.
Como tenho o princial disco dos ROCKS.
O ED "tinha" uma voz fantástica.

Anónimo disse...

Lonely, Lost and Sad! Fantástica música, realmente, esta! Mais uma da autoria (neste caso co-autoria!) de Luiz Miguel Alcide D'Oliveira!!!! As novas gerações deviam ter mais acesso a "isto", mais uma que fico à espera de uma versão Séc.XXI!! http://grooveshark.com/#!/search/song?q=Sheiks+Lonely+Lost+And+Sad

ié-ié disse...

andei tempos à procura de um contacto de luís miguel de oliveira e nunca consegui...

acaso tem, caro anónimo?

LT