Aqui há uns posts atrás dei conta de uma incongruência no Concurso de Conjuntos do Tipo do "The Shadows" e prometi deslindá-la.
Essa incongruência tinha a ver com o facto de o grupo vencedor, Conjunto Mistério, não constar da lista inicial de inscritos, pelo menos com essa designação.
Pois bem, com a ajuda preciosa de um dos protagonistas - o grande Edmundo Silva - o mistério está deslindado. A resolução é óbvia, mas eu preferi ter a certeza: o Conjunto Mistério era os Mascarilhas da lista inicial.
Composto por João Martins, António Moniz Pereira, Edmundo Silva, Fernando Mendes e Fernando Concha (vocalista ocasional), o Conjunto Mistério venceu o Concurso que se realizou em Setembro/Outubro de 1963 no cinema Roma, em Lisboa, e partiu para Londres como parte do primeiro prémio.
Acompanhados por Fernando Pessa, os membros do Conjunto Mistério estiveram uma semana na capital londrina, tendo actuado na BBC e na Casa de Portugal.
Os simpáticos rapazes - segundo relato da época - encontraram-se com os Shadows (Hank Marvin é o caixa de óculos da fotografia) a quem obviamente pediram autógrafos. Ainda os terão?
"O principal agente artístico de Londres, depois de os ouvir, achou que o Conjunto tem boa presença e grandes possibilidades de triunfo, necessitando para isso maior contacto com o público, sobretudo no estrangeiro.
"Fernando Pessa, a quem se deve as primeiras exportações artísticas de Amália Rodrigues e Maria de Lurdes Resende, talvez tenha contribuído agora para o lançamento internacional do Conjunto Mistério", escreveram os jornais.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Falta um S em
"primeiras exportações ..." :)
Corrigido, obrigado!
LT
Enviar um comentário