quinta-feira, 25 de outubro de 2007

LONG JOHN BALDRY EM PORTUGAL


Não foi exactamente um concerto público, foi antes uma actuação na 1ª Convenção Internacional do Disco realizada em Ofir, em 1969 (30 de Novembro e 01 de Dezembro) por iniciativa de Arnaldo Trindade, da Orfeu.

Soube-o por uma entrevista do próprio Arnaldo Trindade incluída no 2º volume da obra completa de Adriano Correia de Oliveira que o "Público" está a distribuir às terças-feiras (aliás uma edição que eu recomendo vivamente, mesmo para quem já tenha a obra de Adriano).

Em 1969, fizémos uma convenção internacional, em Ofir, e trouxémos uma data de gente do estrangeiro. Estiveram lá os Foundations e o Long John Baldry que veio com o seu pianista, um senhor chamado... Elton John. Ele esteve depois em Vilar de Mouros, mas na nossa convenção não cantou. Só tocou piano, que quem era famoso era o outro, o Baldry. Fretámos um "Boeing" para trazer a imprensa e os clientes: estiveram lá umas 400 pessoas. 

Fui investigar.

A convenção realizou-se no Hotel do Pinhal, em Ofir, e nela participaram, como selecção nacional, entre outros, Ruth, Tonicha, Florbela Queirós, José Freire, Vieira da Silva, Francisco Naia, Adriano Correia de Oliveira e José Afonso (com Rui Pato), este último apenas identificado como "o intérprete de "Menino de Oiro"" por causa da censura.

Na embaixada estrangeira além de Long John Baldry, estiveram também os Foundations e os Uptight, que a minha memória se recusa a identificar.

Em 1969, Elton John já estava em plena carreira a solo, tendo já editado o primeiro álbum, "Empty Sky", em Junho.

Elton John, que não cantou, terá estado em Ofir como amigo e pianista de Long John Baldry, até porque nessa altura, finais de 1969, Elton estava na Bread & Beer Band.

Não há, no entanto, uma confirmação explícita da sua presença, nomeadamente documento fotográfico.

Reginald Kenneth Dwight (Elton John) esteve na Bluesology (mesmo antes de Baldry) de 65 a 67.

Esta convenção faz-me lembrar uma da BMG, décadas mais tarde, no Algarve, em que, por pânico, não fiquei com uma guitarra de Dave Stewart. Mas isso é outra história.

LPA

1 comentário:

O Fantasma da Ópera disse...

É pena que quase ninguem se lembre deste rapaz com uma altura de 2mt e qualquer coisa, que em principio de carreira cantava R&B.