quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O PRIMEIRO DISCO DOS BEATLES EM PORTUGAL

Este EP dos Beatles (Parlophone LMEP 1162) foi o primeiro dos quatro de Liverpool a ser editado em Portugal, no dia 22 de Novembro de 1963, exactamente no mesmo dia do assassínio de Kennedy.

Eu, por mim, só o comprei no dia 18 de Abril de 1964. Preço: 60$00 (30 cêntimos, aos € de hoje). Até 1969 vendeu 7.604 cópias.

Este EP - que tem uma capa que não só é única como é uma das mais bonitas em qualquer disco dos Beatles - inclui "Do You Want To Know A Secret" (uma das minhas preferidas do acervo do grupo), "I'll Get You", "She Loves You" e "Twist And Shout".

A primeira (e única que conheço) crítica ao EP surgiu no "Diário Popular" de 28 de Novembro de 1963 pela pena de Paulo de Medeiros:

O grupo vocal The Beatles, cujas actuações deixam em todo o mundo um surto de admiração e simpatia, oferece ao público nacional quatro cançonetas de créditos firmados: "She Loves You", "Twist And Shout", "Do You Want To Know A Secret" e "I'll Get You", não só pelos quesitos vocais que o distinguem mas também pela juventude que irradiam. Perante um quarteto desta índole, que brinca com a voz e se permite pisar com segurança todas as gradações da escala musical, sem uma hesitação, só há que render aplausos.

Cotação: bom.

A Valentim de Carvalho fez depois publicar no dia 29 de Dezembro de 1963 um anúncio nos jornais com o apelo "oiça o seu (dos Beatles) primeiro disco publicado em Portugal).

6 comentários:

josé disse...

Isto é interessante a dois níveis:

O disco que é uma maravilha, de facto e a capa que também o é. Depois, a circunstância.

1963 é a época do "Para Angola, em força!", do Salazar.

Mesmo assim, havia importações de artigos como este e era livre ouvir músicas destas.

É escusado perguntar, mas os habitantes para lá da Cortina de Ferro ( era assim que se chamava), não tinham direito a nada disto. Nem de outras coisas.

Porém, os antifascistas de hoje, querem convencer o pessoal que isto por cá era uma miséria pegada e que só havia censura e repressão.

josé disse...

E um terceiro nível, ainda:

A sobriedade da crítica musical. Bem escrita, bem equilibrada.

Hoje em dia, é difícil ler coisas assim.

josé disse...

E o primeiro Dylan, já agora, quando é que se terá ouvido ou mostrado em Portugal?

ié-ié disse...

Não tenho dúvidas, foi no "Em Órbita". Lembro-me bem de lá ter ouvido "Blonde On Blonde", o primeiro álbum duplo da história. Mas de certeza que já antes disso transmitiam Dylan.

Luís

Miguel Catarino disse...

Sim senhor, uma verdadeira relíquia! Se um EP nessa altura custava 60 escudos e um disco de 78 rotações custava 30 escudos, então cada gravação custava 15 escudos. E no caso de um LP? Se tivesse 8 faixas, custava 120 escudos? Se tivesse 12 faixas, custava 180 escudos? Suposições. Quanto é que custava um LP numa loja convencional de discos? E queria saber se alguma editora portuguesa editou gravações americanas da cançonetista Ella Fitzgerald, só por curiosidade, mesmo vindo a despropósito.

ié-ié disse...

Um LP custava um pouco mais de 100 escudos, se bem me lembro, o que era um dinheirão!

Por isso os LPs eram repartidos em EPs para ser mais acessível ao povo.

Não tenho ideia de edições portuguesas de Ella Fitzgerald na altura, o que não quer dizer que não houvesse. Eu estava era noutra...

LT