segunda-feira, 14 de julho de 2008

PET PROJECTS


Tal como fiz com Neil Young e com Bob Dylan, estou a tentar estabilizar uma discografia dos Beach Boys que têm tido uma discussão animada aqui no blog.

A tarefa não é fácil, tal a anarquia e o caos da discografia. Não sei quando estará concluída.

Entretanto, dei conta desta interessante compilação de projectos de Brian Wilson, editada em 2003 pela Ace.

Custou-me £ 13.99 na Rhythm Records, em Camden Town, Londres, no dia 19 de Março de 2003.

Run-Around Lover (Sharon Marie) - Thinkin' 'Bout You Baby (Sharon Marie) - Pamela Jean (Survivots) - After The Game (Survivors) - Sacramento (Gary Usher) - That's The Way I Feel (Gary Usher) - The One You Can't Have (Honeys) - Surfin' Down The Swanee River (Honeys) - Summertime (Sharon Marie) - Hide Go Seek (Honeys) - Shyin' Away (American Spring) - Fallin' In Love (American Spring) - Pray For Surf (Honeys) - Shoot The Curl (Honeys) - Vegetables (Laughing Gravy) - The Revo-Lution (Rachel & the Revolvers) - She Rides With Me (Paul Petersen) - Guess I'm Dumb (Glen Campbell) - Story Of My LIfe (Sharon Marie) - He's A Doll (Honeys) - Tonight You Belong To Me (Honeys) - Goodnight My Love (Honeys).

9 comentários:

Zeca do Rock disse...

Sendo um dos maiores compositores de todos os tempos, é preciso lembrar que Brian Wilson é um psicopata individualista e egocentrado incurável, que nada contribuiu para a longevidade do grupo, antes pelo contrário. Por ele, a banda teria acabado ainda nos anos 60, quando o Brian tecnicamente a abandonou pela primeira vez, entregando-se às suas crises depressivas e tóxico-dependentes. Aliás, os maninhos eram pouco melhores do que ele, pelo que devemos a Mike Love e Al Jardine o milagre de hoje ainda existirem Beach Boys e - repito - melhores do que nunca. Melhores músicos, melhores cantores, melhores camaradas, melhor ensemble em todos os sentidos.

A triste figura que o Brian anda a fazer pelo mundo afora - sem voz, sem compostura, sem equilíbrio, sem graça - só pode ser lamentada e desculpada em memória das composições inesquecíveis que ele nos deu no passado, quase todas de parceria com o Mike, diga-se de passagem.

Graças a Deus que ainda existem Beach Boys. Vale a pena viver!...

Que me perdoem os doutos musicólogos de serviço.

filhote disse...

Não posso concordar com tudo o que escreveu, caro Zeca... não só Brian Wilson não perdeu a voz - embora o timbre se tenha modificado -, como a banda (Wondermints) que o acompanha é de uma excelência intocável. Aliás, tenho vários discos dos citados Wondermints e são notáveis...

Como já aqui escrevi noutro post, estive na estreia mundial de "Smile" (Londres, Fevereiro de 2004) e foi o melhor concerto a que assisti na minha vida. Musicalmente falando. Ou seja, a minha opinião sobre o concerto não sofre qualquer influência emocional...

Sem pôr em dúvida a sua opinião sobre os actuais Beach Boys - nunca os vi ao vivo, aliás -, não é por acaso que enquanto Mike Love e Al Jardine se movem no chamado circuito nostálgico, Brian continua criativamente activo, gravando belíssimos discos a solo, sendo venerado por público e imprensa, e cantando pelas salas mais prestigiadas do mundo... e ainda logrou terminar o "Smile"!!!

Claro, para mim, com problemas psicóticos e familiares ou não, os Beach Boys sempre serão Dennis, Carl, Mike, Brian, Al, com menção honrosa para Bruce, e não estes "cozinhados" a que temos direito hoje em dia.

O resto é conversa... rsrssrr... não é verdade, Zeca?

filhote disse...

Ah, Zeca, e quanto à sua descrição da personalidade do atormentado Brian Wilson, estou totalmente de acordo!

Os doutos jornalistas musicais da imprensa inglesa bem tentam apagar o fantástico legado dos outros Beach Boys, principalmente Al e Mike, mas nunca conseguirão!

Zeca do Rock disse...

O busílis da questão é que nós, os que tivémos orgasmos de todos os tipos ao som da música dos Beach Boys de antanho (ouvindo, dançando, curtindo e fazendo amor), estamos muito ligados ao tal "circuito nostálgico" a que o filhote se refere. São imagens vivas do nosso passado que regressam mágica e saudavelmente ao nosso consciente e que nos dão um gozo indescritível através desses temas eternos magistralmente interpretados pelos Beach Boys de hoje.

Posso garantir que a banda que se apresentou no Wolftrap, na Virgínia, em Agosto de 2007, nada fica a dever à formação original, pelo contrário, supera-a. Tocaram durante 3 horas e a platéia, de mais de 10.000 espectadores, foi ao rubro.

Claro que as novas criações do Brian Wilson nada têm a ver com este assunto, seja qual for o seu valor. O Brian nunca se assumiu inteiramente como um Beach Boy. Sempre quis ser superior ao grupo.

filhote disse...

Excelente conclusão, Zeca.

Anónimo disse...

O Zeca é parvo!!! Mike Love não chega nem à unha dos pés de Brian Wilson. Alguma vez compôs alguma coisa parecida como "Pet Sounds", "Smile" (o acabado e o inacabado), "Sail Plane Song", "Till'I Die", "Rio Grande"??? Cresca e seja menos zequinha.

Anónimo disse...

E mais: sem B. Wilson, os Beach Boys não passariam dos The Novas, dos Rip Chords (de Bruce Johnston, projecto que também não de descurar, como não é de descurar outros notáveis da época: Terry Melcher, Gary Usher, Curt Boettcher, o grande Van Dyke) ou dos Surfaris: uma banda de garagem com jeito para as harmonias vocais, com acordes pilhados a Chuck Berry. Não sobreviveriam ao ano de 1967 e ficariam para a história como uma nota de rodapé.

Anónimo disse...

Esse Zeca é recalcádo ou coisa assim, que mágoa é essa do Brian Wilson meu velho?...tu é músico ou tem alguma relação com a música?Se tiver n parece, falar que Mike Love era um cara legal e tudo mais, ele ficava sugando Brian Wilson, mesmo assim...Viva Brian, Carl, Dennis, Al e Love!!

Carlos Ramiro disse...

Eu não sei como é que o Zeca pode dizer isso... Claro que Brian Wilson já não tem a voz que tinha. Com a idade e com os problemas que teve, não é de admirar. Dizer que se entregou aos seus problemas é de uma falta de sensibilidade total... Gostava de o ver a lidar com determinados problemas. Alguma vez ele é culpado disso? de ter tido os problemas? Com a sua doença mental tornava-se difícil ultrapassar... É claro que drogas... Eu sou totalmente contra, mas isso parece que a maior parte dos músicos segue, pelo menos, uma vez esse caminho... Mike Love foi uma das pessoas que mais contribuiu para que Brian Wilson caísse e fosse para baixo. Mike Love sim um egocêntrico. Nunca fez nada de jeito.... Brian Wilson idealizava todas as harmonias e sabia sim harmonizar, todos os arranjos instrumentais ao mais alto pormenor,... Algo que Mike Love nunca conseguiria fazer. Mike Love sempre se achou superior. Brian Wilson sempre tentou encontrar o melhor caminho para o grupo. O que aconteceria depois ficava-se a dever mais aos restantes do que a Brian Wilson. Quando diz que por Brian Wilson o grupo terminava logo não é verdade.
Os Beach Boys sempre serão os irmãos Wilson e não esta espécie de grupo de tributo.
Enfim, Zeca, quando não sabe, mais vale não comentar...