domingo, 20 de julho de 2008

BEE GEES NO "EM ÓRBITA"

O que disse o "Em Órbita" sobre este disco:

"New York Mining Disaster 1941" é uma gravação que sempre nos cativou. O som dos Bee Gees revela uma nostalgia patente nos primeiros tempos da sonoridade beatleniana.

Todavia, convém notar que o som dos Beatles já pertence ao património comum da música popular ligeira de expressão anglo-saxónica.

As influências têm portanto essa porção de legitimidade. Para além disso, há muito para observar nesta gravação e em especial o escrúpulo interpretativo dos seus criadores e o dramatismo da sua parte lírica.

Nela se conta numa linguagem simples a história cheia de simbolismo de um desabamento de terras no interior das instalações de uma mina.

É a história dos que ficaram emparedados, dos condenados à esperança, ao silêncio, às recordações do mundo exterior.

"New York Mining Disaster 1941" terá, quanto a nós, apenas essa falha: o tom trágico da sua narrativa que, nem por ser um facto real e vivido, deixa de ser um facto que convida à especulação de tipo sentimental.

"New York Mining Disater 1941" trata um assunto de aceitação imediata. Um tema demasiadamente eloquente. Peca por demasiadamente descritivo. É um tema para poetas acabados, não para jovens inconformistas e com fé.

Para além disso há um número considerável de qualidades potenciais a observar com justificado optimismo.

Arquivo-Dito (Teste Disco), Em Órbita, 15 de Junho de 1967

Sem comentários: