domingo, 20 de julho de 2008

"KAFUNTA", PP ARNOLD


A propósito dos Bee Gees, falei na versão de P. P. Arnold de "To Love Somebody".

Prefiro-a ao original. Estive a fazer uma pequena e rápida pesquisa e verifiquei que nunca foi editada em single ou EP pela Immediate, de Andrew Oldham, que também editou, por exemplo e entre outros, Chris Farlowe, cuja versão de "Out Of Time" considero muito boa.

Mas o tema faz parte do 2º álbum de P. P. Arnold, "Kafunta", que inclui alguns covers interessantes de temas como "Yesterday", "Eleanor Rigby" (já sei que se vai torcer todo), "God Only Knows" e "As Tears Go By" (aqui torce-se o Filhote!).

Sempre gostei de P. P. Arnold, que foi back up singer de Ike & Tina Turner e ficou conhecida pela excelente versão de "The First Cut Is The Deepest", de Cat Stevens, de tal modo que, ainda antes do tempo do CD, procurei comprar em Londres os singles ou álbuns respectivos (2), o que, por uma ou outra razão, acabei por nunca fazer.

No final dos eighties acabei por comprar um CD que condensa os dois ábuns editados, "Kafunta" e "The First Lady Of Immediate", produzidos por Oldham, Jagger e... Steve Marriot e Ronnie Lane (os Small Faces também gravaram para a editora, embora eu prefira a fase de "All Or Nothing").

Mais ainda, a faixa "Angel Of The Morning", de "Kafunta", tem arranjos de... John Paul Jones e as restantes também arranjos e direcção musical de um tal... Tony Meehan!!!

Colaboração de Gato Maltês

4 comentários:

ié-ié disse...

Não sou fundamentalista na questão das versões dos Beatles. Pelo contrário, quantas mais melhor, mesmo exdrúxulas, o que não é obviamente o caso.

PP Arnold é uma excepção na quase minha aversão a vozes femininas no rock. Também não tenho singles, mas ainda consegui um LP em 88, claro, com os tais dois álbuns juntos, e em 2001 um CD da Sanctuary que já tem 28 canções.

Já andou em tournée com Roger Waters (esteve em Lisboa, se bem me lembro) e participou, pelo menos, num disco dos Oasis.

LT

JC disse...

Uma das coisas engraçadas no CD é que é praticamente tudo "pessoal" ou ex "pessoal" da Decca, o que é natural pois Adrew Loog Oldham é a alma do projecto. Mesmo Tony Meehan tinha deixado os Shadows uns anos antes em troca de um emprego na Decca. Não conheço o CD sa Sanctuary, mas vou pesquisar.

filhote disse...

Também não me torço com versões de canções dos Stones. Pelo contrário. As minhas preferidas, em matéria de voz feminina, são as de Tina Harvey... "Have You Seen Your Mother, baby, Standing in the Shadow"... "Under My Thumb"...

JC disse...

LT:
Pesquisei um pouco e la cheguei ao Santuario. Tem mais uma 1/2 duzia de temas nao presentes no conjunto dos 2 albuns, o mais interessante uma versao de "Is This What I Get For Loving You", um original de Goffin, King e Spector via Ronettes. Nao conheco a versao de P P Arnold, mas este e um dos casos em que prefiro a mais simples e simultaneamente sensual versao da Faithful ao original americano... Isto apesar da reconhecida sensualidade de Veronica Bennett... Mas neste caso a bela Marianne leva a palma. A proposito, viram-na a fazer de Maria Teresa de Austria na Marie Antoinette?