quinta-feira, 17 de julho de 2008

MR. TAMBOURINE MAN


O Muleta diz que a capa do EP "Animais de Estimação", da Filarmónica Fraude, é inspirada na deste primeiro álbum dos Byrds.

3 comentários:

Rato disse...

Pelo menos esta capa dos Byrds é a primeira em que me lembro de ver usada a "técnica" do "olho de peixe"

josé disse...

A música popular, as composições em si, estão cheias de inspirações de outros artistas. O Blues foi uma das fontes mais relevantes. Os cantares tradicionais, outra. As obras sinfónicas outra ( Don´t cry for me Argentina, neste preciso refrão, é uma retoma do addagio, nota por nota, do 2º andamento da 9ª de Beethoven. Ouçam e comparem).

Seria interessante rever e compilar uma obra com referências a plágios, inspirações directas, indirectas e depuração de verdadeiras obras originais e sem ponta de cópia ou imitação.
Estou certo que uma boa parte dos grandes êxitos, é baseada em ideias sonoras ouvidas aqui e ali.

No entanto, há um pormenor que realço, em defesa de quem imita:

Por vezes, as canções que saem da inspiração alheia, são melhores e mais bem acabadas melodica e instrumentalmente que as originais que lhes serviram de inspiração.

Vou agora escrever uma heresia, mas assumo-a com toda a carga que tem, porque penso mesmo assim:

A canção Jaiminho de José Almada, vai beber quase toda a inspiração melódica no Yesterday dos Beatles.

No entanto, considero Jaiminho, como composição estritamente musical e em função das variações que lhe foram introduzidas, melhor do que Yesterday, em termos musicais estritos.

E podia acrescentar outra, mas prefiro ficar por esta referência, como indicação de que a cópia, pode sair melhor que o original, por vezes.

filhote disse...

É capaz... é capaz... inspiraram-se nesta, na dos Stones, ou noutra qualquer... o "olho de peixe" estava mesmo na moda!

E a propósito de inspirações, e do LP "Mr. Tambourine Man", é notável como os Beatles - em particular, Harrison - se inspiraram neste disco para a gravação de "Rubber Soul"... oiçam "The Bells of Rhymney" dos Byrds, e depois "If I Needed Someone" dos Beatles... impressionante!

O que só prova que os Fab Four tinham muito bom gosto. Para mim, "Mr. Tambourine Man" é um dos melhores LPs de sempre!!!