segunda-feira, 21 de julho de 2008

BOB DYLAN E RICKY NELSON


Certa tarde estava a despejar Coca-Cola de um jarro de leite para um copo, quando ouvi uma voz vindo suavemente do altifalante de rádio.

Ricky Nelson estava a cantar a sua nova canção, "Travelin' Man".

Ricky tinha uma doçura na tonalidade da sua voz e na maneira como entoava em ritmo acelerado. Ele era diferente do resto dos ídolos dos adolescentes, tinha um excelente guitarrista que tocava uma mistura entre o herói de música country e o rabequista de bailarico.

Nelson nunca foi tão inovador como os primeiros cantores que cantavam como se estivessem num navio em chamas. Não cantava de forma desesperada, nem fazia grande estrago, e nunca seria confundido com um xamã.

Dava a impressão de que a sua resistência não era levada ao limite, mas isso também não era relevante. Cantava as suas canções calma e serenamente como se estivesse no meio de uma tempestade, entre homens aos berros. A sua voz era algo misteriosa e fazia-nos cair num certo estado de espírito.

Tinha sido um grande fã do Ricky e ainda gostava dele, mas aquele tipo de música estava a desaparecer.

"Crónicas - Volume I", Bob Dylan, Ulisseia, 2005, pág. 17, € 10.49

13 comentários:

daniel bacelar disse...

Luis
Muito obrigado,como podes imaginar fiquei todo babado!!!!
Ainda me estou a babar e não consigo controlar isto!!!!!
Para que não haja segundas interpretações,para quem ainda não sabe Rick Nelson foi desde os 17 anos até hoje 65,o meu grande idolo!!!!!...e continua

ié-ié disse...

Agradece à Teresa, companheiro! Foi ela que sugeriu: "o Daniel vai passar-se!".

Bingo!

Vê lá a legião que tens por aí...

LT

Camilo disse...

E... foi com a idade de 17 anos...
que EU OUVI, pela 1ª vez o...
DANIEL BACELAR!!!
Hoje tenho 62.
E... farto-me de calcorrear as "velharias" de vinil para ver se encontro o disco.
Há ou não há um CD?
Mas, atenção: tem que ser com "aquele" som.

filhote disse...

Caro Camilo, a solução é simples... peça a alguém para lhe fazer uma cópia em CD gravada directamente do vinil... fica uma maravilha!

Camilo disse...

Ó "filhote"...
Mas eu nem sequer tenho o vinil!!!

daniel bacelar disse...

olá TERESINHA
Pois acredita que me passei mesmo!!!!
Apesar de o homem já ter morrido há tanto tempo,a sua recordação mantem-se inalterável,e confesso que foi com um certo orgulho que passei a saber que o grande BOB DYLAN era seu admirador.
Muito obrigado por eata revelação!!!

daniel bacelar disse...

CARO CAMILO
Se estás muito interessado em ter um CD com as minhas coisas,contacta-me para danielbacelar@msn.com pois terei muito prazer em oferecer-te o dito CD (passado do vinil,claro!).
Muito obrigado pelo interesse!

Rato disse...

Aqui o Rato "descobriu" o Dylan com treze ou catorze anos e o Ricky Nelson dois ou três anos mais cedo. Mas tinha apenas 8 anos (!) quando se encantou com aquele primeiro disquinho dos Conchas e... do Daniel Bacelar!
E não vai descansar enquanto não ouvir "ao vivo" o "Nunca me Deixes". Será a 6 de Setembro?

Jack Kerouac disse...

A minha favorita do Daniel é o "Olhando para o Céu". E já tive o privilégio de o ver ao vivo. Mas foram sempre musicas do Ricky Nelson. Quanto ao Bob Dylan, se ele em vez do Ricky tem ouvido o Daniel Bacelar, teria sido melhor influenciado :)

Rato disse...

Ora bem, acho melhor começarmos todos a pensar numa "play-list" para o Daniel cantar no dia 6. Além do já citado "Nunca me Deixes" avanço desde já com uma estreia nacional: "When I'm 64" que o nosso amigo irá gravar muito em breve.

daniel bacelar disse...

Malta
O que vocês todos querem é gozar á minha custa,pois as coisas que gravei poderão ter uma certa piada pela sua inocência e inconsciência (diga-se de passagem),mas hoje em dia são coisas completamente datadas apesar de saber que como acontece comigo em relação a outros artistas antigos as recordações afloram á nossa mente qual turbilhão de recordações!!!!(PORRA!! Estou ou não a falar bem e caro???)
A única coisa que prometo se no dia 6 houver música ao vivo,é tanto eu como o Vicky e os Bluejeans tentaremos proporcionar-vos uma viagem aos nossos velhos tempos.
Sabemos que estamos entre amigos,e mesmo se houver alguma coisa que côrra menos bem e não houver nenhum convite para o Pavilhão Atlãntico ou o Cornegie HALL em NY ou o Palladium de LONDRES contamos com a vossa bôa vontade e compreensão.

Camilo disse...

"EU OUVI EM 1962 O DANIEL BACELAR"
----------------------------------
Ó DANIEL BACELAR...
Isso é das melhores coisinhas que ouvi....
Vou imediatamente enviar-te o meu email.
E... o VICKY já me disse que estou na lista e...
Vou lá estar "À MINHA MANEIRA"!!!
Será nesse dia que me entregarás o teu CD, devidamente autografado.
Até lá, um ABRAÇO!!!

DANIEL BACELAR disse...

caro Camilo
ALWAYS AT YOUR SERVICE!!!!