sexta-feira, 11 de julho de 2008

BEATLES FOR SALE


"Beatles For Sale" será, provavelmente, não sei, o LP dos Beatles de que menos gosto. Well, não sei mesmo, sério!

Há muitas maneiras de se abordar um disco. O Filhote já aqui descreveu a sua. Respeito a sua opinião.

Gosto pouco de intelectualizar a apreciação de um disco, ou seja, a abordagem que eu faça de uma canção, de um álbum, tem sobretudo a ver com a emoção, com o sentimento que ele primordialmente provoca em mim, as circunstâncias, o contexto em que foi concebido e feito.

Ou melhor, há sempre um motivo extra-música que nos faz apaixonar por esta ou aquela canção. Tanto pode ser uma canção do José Jorge Letria que nos fala do 25 de Abril (e que nós sentimos no íntimo) como uma dos Beatles que nos remete para a adolescência, para o primeiro amor da nossa vida.

Dito isto, esta é uma das razões por que não acredito nas chamadas críticas de discos que pululam nos jornais. Para mim, tem de haver uma razão! A maior parte das críticas de discos que eu leio são apenas masturbações dos respectivos signatários. Chego ao fim sem saber exactamente que disco é!

Estive a escrever ao som de "Beatles For Sale". E sabem a melhor? "Beatles For Sale" é o melhor dicos dos Beatles! E esta?

13 comentários:

paulo disse...

Excelente texto, Mr. IÉ-IÉ! Não posso estar mais de acordo!

O grave problema dos Beatles é que eles são tão bons, tão bons, que o mediano neles seria a obra-prima dos restantes! E digo isto sem qualquer exagero! É mesmo o que penso!

Além disso, se este disco em concreto tem os seus pontos mais fracos (a meu ver, tal deve-se sobretudo às versões), a sequência inicial de três temas é do melhor que eles fizeram (ouvir o No Reply, seguido do I'm A Loser e depois o Baby's In Black com o volume quase no máximo é simplesmente mágico), os restantes temas Lennon-McCartney são todos clássicos (Eight Days A Week, I'll Follow The Sun, Every Little Thing, I Don't Want To Spoil The Party...) e, como se tudo isto não bastasse já, quem se atreverá a dizer mal de um disco com uma capa tão bonita como esta?

Agora também tenho que ir ouvir o disco! Volume quase no máximo!

Jack Kerouac disse...

Para mim os Discos dos Beatles são como os filhos, gosto de todos, depois pontualmente há um que me dá mais prazer ouvir em determinado momento, mas no dia seguinte já será outro. Ainda ontem tive no youtube a ver, aos bocados, o espéctaculo do New Musical Express de 1964. Estavam lá os craques todos da época, e não há dúvida que os Beatles estavam num patamar superior.

Rato disse...

Como já tive ocasião de explanar detalhadamente no blog do Rato este album é o meu primogénito beatleano - foi o 1º album que comprei (até então só tinha singles e EPs), com a minha mesada. É preciso acrescentar mais alguma coisa?

Jack Kerouac disse...

E o EP Long Tall Sally ? lembrei-me agora que nunca vi a capa dele. IéIé tem a palavra.

filhote disse...

Exageros... exageros... enfim, é compreensível a cegueira pela música fabulosa dos Beatles, essa incurável clubite transversal a todas as gerações...

De acordo, Paulo. A capa de "Beatles For Sale" é das mais bonitas de sempre. E aquele gatefold com belíssimas ilustrações a preto-e-branco no interior... acho que foi a primeira vez que vi uma foto dos Beatles em acção num show... devia ter uns 5 anos!!!

E de acordo com a opinião de que as 3 faixas de abertura são magistrais - já o tinha escrito noutro post. Não concordo é com a ideia de que as versões no disco são gravações menores. Não gosto muito de "Mr. Moonlight", repito, porém, "Honey Don't", "Rock'n'Roll Music" e "Kansas City" são de cortar a respiração! E embora "Words of Love" não suplante a gravação original, é das minhas faixas preferidas dos Fab Four.

filhote disse...

Agora vamos aos exageros:

1. Não é verdade que um LP menor dos Beatles fosse uma obra-prima para todas as outras bandas. O que pensar então do primeiro LP dos Kinks, ou desse monumento ao R&B com o singelo título "The Rolling Stones", ou ainda das consecutivas obras-primas dos Beach Boys - isto só para falar de 1964...

filhote disse...

2. Caro Kerouac, não é líquido que ao vivo os Beatles tenham suplantado a concorrência nesse lendário show do NME em Maio de 1964. Tenho o show na íntegra - piratada da melhor -, e a actuação dos Stones é no mínimo demolidora. Aliás, segundo os relatos do mesmo NME: "Singing Not Fade Away, and I Just Wanna Make Love To You, the rhythm and blues group was the best sight of the concert with hip hip movements and wear-what-you-like clothes. The Rolling Stones received one of the biggest receptions of the afternoon, and musically they were impressive as the Beatles"

filhote disse...

Verdade seja dita, em 64 vivia-se o auge da Beatlemania... "A Hard Day's Night"... Ed Sullivan... os Fab Four moviam-se a "full power" e, à escala planetária, eram imbatíveis. Pelo menos em originalidade e popularidade.

Em Inglaterra, só mesmo os Stones e os Kinks para os colocarem em sentido!

Mas havia muita coisa boa a aparecer em 64... The Animals... The Dave Clark Five... The Hollies...

E na América, sempre os Beach Boys! "I Get Around", "In My Room", "The Warmth of the Sun", etc, etc...

E no ano seguinte, irromperiam nas paradas de sucesso "My Generation" dos Who, "Satisfaction" dos Stones, e a História jamais voltaria atrás...

filhote disse...

Amigo Kerouac, tenho esse EP dos Beatles... "Long Tall Sally"... o melhor EP inglês de Rock'n'Roll de sempre!

Para além do clássico de Little Richard, inclui os monumentais "Slow Down", "Matchbox" e "I Call Your Name"!

E a capinha?!? Linda! Ai, ai, que maravilha, senhores!!!

filhote disse...

Desafio... e que tal nomearmos o nosso TOP 5 de LPs dos Beatles?

Aqui deixo o meu:

1. "Rubber Soul"
2. "Help!"
3. "A Hard Day's Night"
4. "The Beatles" (white album)
5. "Revolver"

Acrescento 3 menções honrosas. Casos à parte por não serem LPs da discografia original de estúdio.

1. "Rock'n'Roll Music" (compilação - 2 LPs)

2. "Live at the Hollywood Bowl" (ao vivo)

3. "Meet the Beatles" (1º LP Capitol dos Beatles e primeira paixão musical da minha vida)

paulo disse...

filhote, aceito o desafio, mas nos seguintes termos: o meu Top5 resulta da seguinte pergunta a mim próprio - se já a seguir eu tivesse que ir buscar 5 cd's dos beatles para ouvir, quais iria buscar e por que ordem os ouviria?

1- Beatles For Sale (o álbum da semana: desde ontem, ainda não saiu do leitor...)
2- A Hard Day's Nightt
3- Past Masters vol.1
4- At The Hollywood Bowl
5- Help!

Como se vê, estou em fase pré-Rubber Soul! Os primeiros álbuns dos Beatles são excelentes refrescos!

Jack Kerouac disse...

Filhote, eu tive a ver bocados do tal concerto do NME, e por acaso não a cheguei a ver o dos Stones, quem colocou no Youtube separou por grupos, e não vi todos. Já vi que o Videobeat vende o DVD, acho que vou encomendar, tem lá as bandas quase todas dos 60´s. As músicas do EP Long Tall Sally aparecem todas no LP RR MUsic, só acho que nunca vi mesmo é a capa do EP.
Já voltaste ao Brasil ?

Cumos

filhote disse...

Sim, já voltei ao Rio de Janeiro!