quinta-feira, 10 de julho de 2008

3º EP DOS CONCHAS (1961)


COLUMBIA - SLEM 2084 - 1961

Verde Campina (Greenfields) (Gilkyson/Fernando Concha) - Oh! Jenny (Poor Jenny) (Bryant/Fernando Concha) - Poesia Em Movimento (Poetry In Motion) (Kaufman/Anthony/Fernando Concha) - Don Juan (Fernando Concha)

Conjunto de Jorge Machado.

7 comentários:

JC disse...

Mais conhecidos como "Os Irmaos da Ameijoa" (sem ofensa)

JC disse...

Agora mais a sério e já com acentos: um dos filhos de Jorge Machado é um violinista de mérito e, como hobby, tb constrói violinos. Escreveu um interessante livro sobre o compositor Jorge Peixinho-

daniel bacelar disse...

Olá JC (esta coisa dos pseudónimos dá cabo de mim,e se calhar até te conheço "de gingeira"-a propósito....vais ao nosso almoço dia 19????Fala com o Luis).
Adoro "nonsense" e isto de meteres o Peixinho num apontamento sobre os Conchas é de mestre.Realmente têm o mar em comum.
Este apontamento trouxe-me imensas saudades,não sómente pelos meus 17 anos da altura,mas por estes dois bons amigos (o Fernando já lá está....maldita diabetes).
O Jorge Machado (um "senhor"- também já partiu!!)e toda aquela época em que se tentou fazer qualquer coisa de novo,mas que infelizmente (e isto fica entre nós!!!!)quando víamos o produto acabado,e o comparávamos aos nossos congéneres da época Celly Campelo(impecáveis versões de exitos americanos),para já não falar dos nossos colegas originais americanos e ingleses.ficávamos com uma sensação de frustração,pois apesar da grande qualidade profissional dos músicos profissionais que nos acompanhavam eram conjuntos de baile ou boite portanto faltava-lhe aquele "feeling" para os arranjos.
Eu sei que malta amiga e que acha piada e estuda estas coisas,acha "o máximo"mas isso é a sua bôa vontade e amizade.
Nós sabiamos da sensação de frustração com que ficávamos depois do final das gravações (uma tarde)mas não passávamos de putos sem qualquer voto na matéria,além disso o estrelato deslumbrava-nos (a inocência dos verdes anos).
Cerca de dois anos depois e já tendo como backing group "OS GENTLEMEN" gravei o meu último E.p. para a Valentim,e esse sim,não me envergonho,lá está o tal som que faltava nas "coisas" anteriores e onde tive o desplante de fazer uma versão em português de uma composiçaõ de Lennon e McCartney "A WORLD WITHOUT LOVE" em português "UM MUNDO SEM AMÔR"(claro!!!)gravação original de Peter and Gordon e que foi top one nas charts inglesas durante bastante tempo (a versão deles....claro está!!!).
Desculpem chateá-los com estas historias,mas se pensam que naqueles tempos era só "glamour" estão muito enganados.
No entanto fica aqui a saudade de tempos que não voltam mais e a eterna saudade destes dois bons amigos e "compagnons de route" Fernando Gaspar e José Manuel Concha - OS CONCHAS

Vicky Paes Martins disse...

Daniel,bonita a tua prosa.Os Gentlemen, ñ eram,também, os irmãos Carp, o Claud e o outro ñ me lembro do nome?

Vicky Paes Martins disse...

Depois de enviar o post anterior, fui vêr a tua etiqueta, e lá estão os manos Carp.Isto porq durante o meu período de emigração nos brasis,(regressei há precisamente um ano),tinha um contacto diário com o Claude.Vive em Galinhos/Natal.Um verdadeiro Gentlemen.Falávamos, pouco sobre música e nunca veio á baila, o facto de os Gentlemen terem sido a tua banda suporte.But...i can see clearly now.
Voltando um pouco atrás,tu estiveste numa festinha de despedida no Bugix, quando me fui embora, e cantaste uns temas com o Zé Pino e outra malta q agora ñ me lembro do nome,..foi bonita a festa ,pá...mas,thanks god, I´m back.

DANIEL BACELAR disse...

Olá Vicky
Desculpa lá,mas só agora vi que tinhas escrito um comentário ao meu apontamento sobre "Os Conchas".
Nunca tive o prazer de te conhecer pessoalmente,(excepto pelo que o nosso comum amigo Zé Pino me tem falado de ti e dos Bluejeans)mas no próximo sábado,pômos a conversa em dia.
Até lá um abraço!!!!

O Fantasma da Ópera disse...

Olá Daniel
Estás a esquecer te do resto da malta que integrava o conjunto do jorge Machado:- o medina na bateria, o covas no contrabaixo e o pinto na sua guitarra "Framus", lembras te desta marca? eram excelentes profissionais, mas como tu dizes, no bom sentido,eram musicos de boite,mais propriamente privativos da boite "Rossini". pois é, nessa altura mal se falava em feeling e em balanço, que eram 2 coisas que os musicos portugueses não conheciam, ou mal conheciam.
mas "Os Conchas", quando saiu "sonhos sempre só sonhos, sonhos jovens de amor" tinha eu 13 anos e ficava colado ao gira-discos tardes inteiras. Que saudades.
aparece