quarta-feira, 21 de maio de 2008

1º EP PORTUGUÊS DOS BEATLES


Ultimamente tenho andado desleixado com este blogue, mas há uma razão poderosa (do ponto de vista pessoal) que releva o meu descuido.

É que estou a redescobrir os meus companheiros de infância, de há mais de 40 anos, que andavam algures perdidos no e pelo tempo.

São os meus amigos do Calhabé, do Bairro Marechal Carmona, em Coimbra, onde era conhecido por Gim e de onde saí em 1964.

Tudo começou há umas semanas com um telefonema: "És o Gim?". A partir daí, o telemóvel e a net fizeram o resto.

Só neste tempo, neste séc. XXI, com a Internet à cabeça, seria possível, por exemplo, descobrir o "Salpicão" com quem gamava discos na Baixa de Coimbra, o Bino, que é professor na Universidade Lusíada (Famalicão), o Lau que está nos Açores, o Rui Mesquita (dos G-Men) que está no Brasil, o Tó Ferrão que ainda conta histórias deliciosas, o Rui Pato que está entusiasmadíssimo, o que me manda cartas e postais que eu lhe escrevia em 64/65.

No que ao Ié-Ié concerne, deixo a imagem do primeiro disco dos Beatles que "comprei", no dia 18 de Abril de 1964, juntamente com o meu amigo Vítor Soares, o "Salpicão", e que íamos ouvir no seu gira-discos portátil para debaixo do sobreiro junto à casa do Rui Mesquita.

24 comentários:

Jack Kerouac disse...

O Rui Pato é o que acompanhou o Zeca Afonso ?

ié-ié disse...

Sim, sim. Acompanhou o Zeca, o Adriano. É um grande amigo dos meus tempos de meninice, meu vizinho no Bairro Marechal Carmona, meu companheiro de brincadeiras. Hoje em dia é médico reputado no Hospital de Covões. Quero ter com ele uma grande entrevista!

LT

Jack Kerouac disse...

Se a memória não me falha, foi um dos que foi com o Zeca gravar a Abbey Road.

ié-ié disse...

Se a memória não me falha a mim, a memória falhou-te foi a ti, companheiro. O Zeca gravou foi nos estúdios da Pye e não da Abbey Road. E eu assisti a essa gravação! E mais! O Pato não conseguiu sair de Portugal, impedido pela PIDE, e quem foi em sua substituição foi o Bóris!

Um dia contarei a história!

LT

Muleta disse...

e o luist titá esqueceu-se de contar que uma das primeiras violas que o rui Pato usou foi precisamente a do Pai do autor deste blogue

Jack Kerouac disse...

oh diabo, tens razão, eu até já li essa história, ele gravou também foi em França nos Strawberry Studios....ou ´já tou a baralhar isto tudo ? eu tenho ideia de que há uma ligação qualquer a uma coisa relacionada com os Beatles, mas depois vou ver onde li eu isso. :)

Bobbyzé disse...

Amanha 22 vou a Estrasburgo assistir ao concerto da unica banda francesa autorizada a fazer tributo aos BEATLES! Chama-se THE RABEATS e quando fechamos os olhos, as vozes sao quase idênticas!Ontem em Paris estive numa reuniao com um colega de Cabo Verde, que morou na Praça de Ceuta, antes de vir para França, e era amigo do Rui Pato. Chama-se Eduardo Pereira! Lembras-te dele, Rui?

filhote disse...

Rui Pato, um grande músico que infelizmente nunca conheci.

E na imagem, o lindíssimo primeiro EP português dos Beatles!

Muleta disse...

Bobbyzé: será que não tens um irmao mais velho e uma irmã mais nova? a tua casa nao era uma moradia junto à praça por detras do clube do bairro? o teu Pai naõ tinha um simca branco com capota preta matricula ba-73-73???

Bobbyzé disse...

OK! Depois de têr escapado ao KGB e à CIA, fui finalmente detectado por um espiao cujo nome de codigo é "MULETA"!!Sim, tenho 2 irmas (Graça e Helena) e 1 irmao (Virgilio ou Vito)mas eu sou o Chefe da banda por sêr o mais velho!!Fantàstico! Como é que foste descobrir o mistico SIMCA ARIANE cuja matricula é BA-73-73?
E quem és tu, brilhante espiao? Russo nao és certamente, porque os russos jà nao investigam assim...
Bom, là terei que contar as multiplas historias desse SIMCA ARIANE, um dia destes...

Muleta disse...

nao te deves lembrar mas brincava contigo e com o teu irmão em Coimbra, nos anos 60, aos 10-12 anos..
e estava apaixonado pela tua irmã helena... julgo que da mesma idade...
e via o simca ariane ba-73-73. ainda fui a uma festa dos anos do virgilio (vito) e ele foi a uma dos meus anos.... deram-me um livro do bonanza, ainda tenho esse livro......
na praça em frente da vossa casa, onde me deitava na relva à espera de ver a tua irmã, perdi o meu cartão de sócio da académica.....

gin-tonic disse...

Acreditem: acho uma maravilha esta troca de impressões, de memórias, umas falhadas, outras desencontradas, de gente que se conhece mas não se está a ver quem.
Gosto mesmo deste tipo de histórias.
Por histórias: a continuar assim "Mr.Ié-Ié" ficará com o cognome de "um dia contarei a história."
Um destes dias, vou revolver o bolgue à procura das vezes que ele já disse "um dia contarei a história."
O que será necessário fazer para ele contar mesmo as histórias? Abaixo assinado? Manifestção à porta de casa?
E já agora espera-se que "Mr, bobbyzé" não se fique apenas pela promessa de contar as histórias do "Simca"

Muleta disse...

pois e o bobbyzé pode tb contar a historia da alcunha dele.. eu sei qual é

Bobbyzé disse...

Tive que anular a ida a Estrasburgo pois hoje é feriado na Alemanha e houve um engarrafamento enorme por aqui.Nao sei o que é que os gajos cà vêm fazer, pois é tudo mais caro!!!Bom, a gasolina é mais barata (10 cts/lt).Para todos aqueles que possuem carro, gozem enquanto é tempo pois posso garantir-vos que o barril chegarà aos 200USD antes de Outubro!!O gasoleo aqui subiu de 1.239 para 1.409. por enquanto!E quem ganha é o Estado que encaixa 75% de taxas em cada litro (aqui em França).Saibam que os chineses jà sao donos de Bancos na Europa e nos States!!Daqui a 20 anos seremos os novos africanos:andaremos todos de tangas!!!Em França, antes de Outubro vai haver uma REVOLUCAO!!!
O povo vai descer à rua!Todos os ingredientes estao jà reunidos! E a Carla Bruni (a mulher do Sarkozy) vai fazer uma cançao que venderà milhoes!!!Bom, tudo isto para dizer que jà contei a historia do BOBBYZE neste blog!!Busquem, busquem...

Anónimo disse...

Já que estamos numa de matrículas, o VW do Sr Sereno era o IA-18-09 e o do pai do Tó Albuquerque era o DD-78-87; do que a gente se lembra...qual era o nome da praceta (antiga e actual???) só me lembro de ter um candeiro onde iamos jogar o boney, catra boney, lá vá boney, ou qualquer coisa assim parecida, e para onde fugiamos depois de roubar os fusíveis do clube, deixando os jogadores de sueca do primeiro andar a barafustar, para além dos espectadores da TV que estava ao ar livre sem ver o bonanza ou o TV rural. ahahahah...

Bobbyzé disse...

Acabo de receber um fax do KGB e por especial favôr do Poutine, os russos aceitaram o meu pedido e conseguiram identificar o Muleta!!!Poutine até aproveitou a oportunidade para me perguntar se tu conseguias arranjar-lhe um fato "pied de poule" (do teu antigo atelier) para a semana que vem, para impressionar a Carla Bruni, quando da sua visita oficial a França!!!

Muleta disse...

pois nao sei se acertaste........
nao vi a explicação, mas desconfio que tenhas dado a verdadeira, eh eh eh

de matrículas lembro-me também do id-21-10, do 2 cavalos do professor marques, pai do cizé, que vivia na casa pegada à minha....
a última vez que ouvi falar no cizé era enfermeiro no hospital da figueira da foz....

Unknown disse...

Então não haveria de mandar aqui uma bikada?....eheheheh
Um abraço para todos os Coimbrinhas que tambem por aqui andam e aparecem.
O Gim, o Bobbize do Bobi e o Mario Santatoninho. So ainda não soube quem é o muleta negra.

Muleta disse...

pois, é dificil, senao mesmo impossivel adivinhar quem é o muleta. o bobyzé falhou redondamente....que é feito do vitó? ele nao tocava num conjunto??

ié-ié disse...

Nunca conheceste, Filhote, mas podes vir a conhecer, felizmente! Terei o maior prazer em vos apresentar!

LT

Unknown disse...

Sim, lembro-me do Eduardo Pereira, até a minha Mãe, a vivíssima (felizmente!!!) D. Rosa, se lembra. Morro de inveja da vida que levas, BobbyZé...

RPato

Jotta Leitao disse...

Meu caro bobbyzé que também dá pelo nome de Zé Henriques!!!
Afinal ainda não tinha lido e relido o Blog todo!
Ao chegar aqui...e depois de ler... Simca Ariane BA-73-73, é que descobri quem tu és, companheiro de infância (e dos 1ºs anos do D.JoãoIII)...
A memória "aviva-se" e tenho necessáriamente de recordar (para já)... dois episódios:

1º - A compra de 40/50 pães diários que a tua mãe vos pedia para comprarem...e quando chegavam a casa, só já iam uns 20!!!??? - Lembro-me das "sanduíches" à Vírgilio,ou seja 10 pães comprimidos...e os belos lanches que a tua/vossa Mãe nos preparava, julgando que a tarde estava a ser de grande estudo!!!?

2º - Uma vinda no belo SIMCA, da Figueira da Foz...já ao por-do-sol e, nas Meãs ou mais para cá...não viste um carro de bois que vinha carregado de "feno" ou palha, e nos enfeixámos por ele dentro! A nossa sorte é que o "carrego" era tal...que não chegamos a tocar na madeira, ou nos taipais do dito carro de bois!
Mas o feno era tanto em cima do SIMCA...o que deu para grande algazarra...e sorte pois a "vara" dos bois já estava à nossa espera, mal saíssemos do carro!
Moral da história: Para sairmos incólumes da cena, tivemos de ajudar o "condutor" dos bois a carregar novamente a palha!!!

Grande abraço

José Leitão

Nota: Julgo que já nessa altura andavas em consultas de oftalmologia!!!!???

Bobbyzé disse...

Rui Pato!Efectivamente, quando lancei esta imensa aposta (freelance)de um dia poder convivêr com todos os artistas que alimentaram os nossos sonhos de adoleceste, foi mais um acto de rebeldia em relaçao a todos esses conjuntos que existiam em Coimbra e muito particularmente, os PROTOES!Muitas vezes os gajos nao passavam "cartao" aos fas!A minha vingança foi terrivel! Aqui fica um scoop para ti: ficou ontem confirmada a minha entrevista com o NEIL YOUNG (aqui mesmo em Colmar) no dia 15 de Agosto!!!Regresso às origens!!!

Bobbyzé disse...

Amigo Timoneiro:Onde é que eu vou arranjar tempo para contar todas essas aventuras do Simca Ariane?
Fiquem a sabêr que nessa altura era um grande luxo aqui em França possuir um carro daqueles!!E aos 18 anos emanciparam-me para me passarem aquela màquina para as maos!!E optimo que os amigos da adolescência se lembrem ainda dessas historias!Devemos sentir um enorme orgulho de têr vivido todas essas aventuras nessa Patria do Amôr que é COIMBRA e muito particularmrnte, no Bairro Marechal Carmona!!Em França e noutros sitios, as coisas foram bem diferentes e dificeis para a Mocidade. Don't forget !!