terça-feira, 13 de maio de 2008
A ALMA DE FRANK ZAPPA
Estávamos na 2a volta da época 2004-2005. A Académica tinha ido à Luz perder por 3-0 e no domingo seguinte era humilhada em casa frente ao Guimarães por duas bolas a zero.
A situação parecia definitivamente complicada. A Briosa começava a enveredar pelos caminhos habituais que, desde 2002, a colocam quase sempre em lugares extremamente perigosos, bem perto do abismo de descida de escalão!
Surge o domingo 13 de Fevereiro 2005. A Académica recebe o Nacional!
Como é habitual cá em casa aos domingos, depois duma pequena sesta reconfortante, damos o nosso passeiozito até à Floresta Negra, na vizinha Alemanha! Paisagens lindíssimas, onde prados extensos e verdejantes contrastam com o verde escuro dos pinheiros. Tudo isso faz de mim um neo-romântico !Exactamente como nos meus tempos de praia!!
Na hora do “5 o' clock tea”, o tradicional lanche espera-nos no Café Decker em Staufen (a cidade onde viveu Goethe), onde nunca falta o bolinho que tanto adoro : o "Floresta Negra"!!! Sim, o verdadeiro é mesmo daqui. Com as ginginhas da praxe e crème chantilly!
No regresso a casa, ouço a 2a parte do relato transmitido pela Rádio Alfa (de Paris) através do canal audio do meu televisor.
Reparo que, ao partir para a Alemanha, tinha deixado o último DVD do Frank Zappa na mesinha situada em frente ao televisor.
A Académica ganhou por 1 a 0. Claro que comecei logo a imaginar coisas do arco da velha!!
Assim, na jornada seguinte, deu-me para deixar outra vez o DVD do Zappa no mesmo sítio. Fomos ganhar ao Gil Vicente por 1 a zero! (eu fui ver esse jogo - nota do editor). Depois, recebemos o Setubal e tornámos a não perder (empate a 3 bolas). E eu a utilizar sempre o mesmo ritual.
Na jornada seguinte, fomos à Madeira empatar 1 a 1. Fiquei intrigadíssimo e comecei a ficar consciente que havia uma ligação sobrenatural entre o Zappa e a Briosa !!!
Na mesinha, já lá não punha 1 DVD mas sim todos os DVDs e discografia existente cá em casa do malogrado Frank. Tornámos a somar pontos com a visita do Rio Ave (0-0). Na jornada seguinte, fomos ganhar a Leiria por 2 a 1 (também vi esse jogo - nota do editor).
À noite, quando me deitava, já não dormia bem! Aquilo já me perseguia ! No meu cérebro, o questionamento para tal fenómeno procurava uma explicação paranormal que me permitisse desvendar tal mistério !
Pelas 3 da manhã e sem recorrer ao LSD, alucino quando descubro enfim o mistério dessa interacção entre o Zappa e a Briosa. Tal como nos hieroglifos do Egipto, o segredo escondia-se na propria palavra ZAPPA !!!!
Z=Zappa A=Aceita P=Proteger P=Plantel A=Académica
O Zappa aceitava proteger o plantel da Académica !!!!! INCRÍVEL !!!!!
E a mulher, que nasceu em Lisboa e foi aos 3 anos para o Brasil (de nacionalidade brasileira) chama-se Gail. Então não é que mexendo nessas letras não se obtém a palavra LIGA !!!!!
E depois, não estão nas 3 primeiras letras do pronome do Zappa o grito guerreiro dos estudantes de Coimbra ? F R A !!!
Entrei em contacto com o JO, velho companheiro de aventuras "protescas" lá em Coimbra.
Depois de lhe ter relatado os factos, qual não é o meu espanto quando este me propõe (com uma imensa gargalhada) que fosse visitar um psiquiatra no famoso Hospital de Rouffach, situado a poucos kms daqui !! Claro que o que se iria passar nas jornadas seguintes modificaria por completo a sua análise clinica !!!
O Estoril veio então ao Calhabé e levou chapa 1 (também vi!)! Fomos ao Belenenses e empatámos (também vi! O Zé Pedro, dos Xutos, estava com um cachecol da Briosa)!!Veio o Penafiel e ganhàmos por 4 a 1. Fomos ao Sporting empatar sem golos ! Vencemos o Boavista e fomos a Aveiro empatar com o Beira-Mar (também vi!)!
O milagre estava mais que explicado!! E sem presença de pastorzinhos !!!
A 15 de Maio telefona-me o JO e diz-me «Oh !Pá ! Vem aí o Moreirense, vamos ganhar concerteza ! Não precisamos de ajuda de ninguém ! Tira lá o Zappa de cima da mesa para vêr se isso que contas é mesmo verdade !!!!
Obedeci ao pedido. Veio o Moreirense e a Briosa levou chapa 4 em casa (também vi e recebi um prémio da lista da Académica) !!!! Ficámos completamente Malucos e conquistados !!!!!
Existia efectivamente uma conexão cósmica (do 3° grau ou coisa parecida) entre o Francisco Vicente Zappa e a Académica de Coimbra !! Nessa altura ainda não conhecia o Zeca do Rock, verdadeiro especialista em ciências ocultas, senão teria pedido ajuda.
"No domingo que vem, vamos jogar ao Porto e garanto-te que vou novamente pôr na mesinha bem em frente ao televisor, todo o arsenal Zappa que possuo. Só para tirar teimas", disse eu ao JO.
Quando regressei da Floresta Negra, tínhamos empatado nas Antas por 1 bola !!!
Assim terminámos a época 2004-2005, com uma série, nunca obtida na historia do clube, de 12 jogos sem perder, evitando a descida ao Inferno !!!!
Bem, desde aí mudámos de treinadores! Agora temos o Domingos. Já não precisamos de grandes milagres.( ????). Paciência, Frank !!!!
NB - Tive o imenso privilégio de ter entrevistado o Zappa 5 vezes !!! Não era coisa fácil falar com um gajo tão sarcástico ! ! Contarei mais tarde as nossa conversas !!
Colaboração de José Oliveira, em Colmar (Alsácia, França)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
14 comentários:
E o dvd...qual era?
Dub room? A versão comentada dos discos Apostrophe e Overnite sensation, com algumas das melhores passagens de dub room?
Está na hora de contar como descobri Zappa. Aproveito a boleia e quando tiver tempo vou contar porque acho Frank Zappa o maior músico do rock
Ah!Zézinho! Assim sim!Foi por isso que eu o nomeei o "MOZART DO SEC.XX"!!!Nao houve nem haverà um artista tao prolifico como ele! Era também o homem mais elegante de todo o showbusiness!Mas também um dos mais introvertidos!Contarei brevemente algumas historias engraçadas!
E então... o dvd milgagroso, qual era?
Pode ser que também dê jeito... ao Sporting!
Como se pode ver, o polo que o Frank enverga é de listas. Com um pouco de imaginação, serão verde e brancas.
Curiosamente, tive uma fixação em polos desse género, que são de rugby e por achar piada à combinação das cores, com verde e azul, desmaiados, por exemplo.
Cheguei a ter um , nos anos setenta e recentemente comprei outro, mas ainda não encontrei a "real thing" que eram mesmo polos de rugby que se vendiam na Ralph Lauren e depois na Gant.
Mas o que gostava mesmo era o original dos anos setenta.
Ah, ah, ah!, José. Passamos dos LPs ao vestuário! Também eu delirava com os polos às riscas. Andei com um vermelho e azul (porque era o mais parecido com a equipa de rugby de Direito) até se esfarelar...
LT
O modelo original, com as cores que sempre quis arranjar,( verde e azul com tonalidades fortes) era de uma publicidade a tabaco americano, salvo erro, Marlboro ou talvez Winston.
Anos setenta. Ainda tenho essas revistas, pelo que vou procurar a publicidade para colocar no sítio das modas e enredados, o rapsodias do mundo moderno.
Nunca fui maníaco por modas, mesmo de roupas, mas houve algumas que me cativaram a atenção nesses tempos de adolescência em que isso tem um pouco mais importância do que depois.
Uma dessas modas, era precisamente a dos polos de rugby. Outra da mesma época ( 77-78) era a dos ténis da Adidas, em pele branca. Por cá, precisamente em Coimbra, havia muito boas imitações e comprei um par, na Ferreira Borges, numa sapataria que já não há. Que maravilha de calçado! Por vezes, espreito as Adidas para ver se retomam esse modelo, mas a verdade é que nem era da Adidas, mas apenas imitação de S. João da Madeira...excelente, aliás.
Numa revista Música & Som dessa época, havia uma reportagem sobre o grupo alemão de rock progressivo ( excelente, aliás), Can. Numa das fotos e no poster, um dos membros, usava esse polo, precisamente do modelo que pretendia, embora em tonalidade vermelha e azul.
Nunca mais esqueci isso, porque foi numa altura especial da minha vida ( Primavera de 1977) e fartei-me de procurar um polo daqueles, sem sucesso, aliás, a não ser um de imitação e sem o glamour das cores originais.
Manias. Mas deliciosas porque referidas a uma estética de gostos definidos e que davam um grande prazer na escolha do objecto exacto e de qualidade assegurada.
Já o meu pai referia as "trenchcoats" e as bóinas tipo Montgomery.
Hoje em dia, não vejo nada que me suscite tanta atenção estética e tenho pena, porque gosto de apreciar algo bem feito e com gosto aperfeiçoado. E nem se trata de modas, mas apenas de objectos bem definidos e com utilidade prática, mas de grande qualidade no design industrial.
Por exemplo, uma Maglite. Ou um gravador da Sony Walkman d6c. Ou um Nakamichi. Ou até um Grundig Satellite.
Ou um Porsche. Ou uma guitarra Martin. Ou uma harmónica Hohner.
Tudo objectos de consumo perfeito.
Há um vizinho meu que tem um Porsche Cayenne, na garagem ao lado da minha. Dos que custam o valor de uma casa média, numa cidade pequena.
Já lhe disse que só o facto de ter ali uma obra de arte mecânica, daquelas, me dava um gozo especial, todos os dias, ao ver esse produto da perfeição germânica.
My God!Vocês a falarem de roupa e o ZAPPA là em cima (ou em baixo?) com os ossos à mostra!!!!!Por amôr de Deus, haja respeito!!!Vocês têm razao, o gajo tinha muita pinta!Para vossa informaçao aqueles tee-shirts estavam à venda na CASA UMBELA, na rua do Corvo, em Coimbra!A loja pertencia ao meu Pai e tanto chateei o meu irmao para investirem nas risquinhas, tipo azul marinho.
Quanto ao arsenal que coloquei frente ao televisor, mandarei a lista mais tarde, quando chegar a casa!
Algum de vocês sabia que a GAIL ZAPPA tinha nascido em Lisboa?
Para o José aqui vai a lista do material necessàrio para obtêr esse milagre:DVD's "A Taken of His Extremes"- "Classic Albums - Apostrophe et Over-Nite Sensation" - "Baby Snakes" - "Does Humour Belong in Music" - "The Dub Room Special"
CD's e LPs: Hot Rats - 200 Motels - Chunga's Revenge - Shut Up'n Play Yer Guitar - Freak Out - Fillmore East - We're Only in it for the Money - Sheik Yerbouti - Joe's Garage - Waka/jawaka - Uncle Meat
Como é que a BRIOSA podia escapar dum tal feitiço?
50 comentàrios para o Elvis PRESLEY neste blog e so 9 para o FRANK ZAPPA!!!!!MAS QUE GRANDE INJUSTICA!!!!!
Sabes o que é, é que o Elvis ajuda o Benfica....
Só me falta o Baby Snakes. Será esse o milagreiro?
Para as minhas "papoilas saltitantes" escolho "Titties & Beer", que o SLB já só lá vai com uma mãozinha do Diabo!
Zappa, o maior compositor do século XX.
Saudações desde os Açores
Enviar um comentário