quarta-feira, 14 de maio de 2008

MARC BOLAN


Aos 14 anos, Marc Bolan já aparecia na capa da "Town" e pouco depois fazia o papel de um delinquente na série juvenil "Orlando". Um precoce, portanto.

Com o pseudónimo de Toby Tyler andou por estúdios de gravação designadamente em Abbey Road no dia 16 de Fevereiro de 1965. Não há registos dessas gravações, não se sabe que sumiço levaram.

Há porém registo deste "The Road I'm On (Gloria)", de Dion DiMucci, gravado mais ou menos na mesma altura. Trata-se apenas de um one sided EMIDISC acetate sem qualquer identificação. Mas fica para a história como a primeira gravação de Marc Bolan.

A primeira gravação dos Tyrannosaurus Rex surge em Abril de 1968 e a dos T. Rex em 1970.

1 comentário:

josé disse...

Uma das frustrações desse tempo, era ler no jornal ( o Diário Popular,de 71, trazia o hit parade, internacional, assim como o Disco Música & moda)que Telegram Sam ou Get it on, estavam no primeiro lugar nos tops de Londres e não conhecer o raio da canção, porque o rádio não a passava nem o disco podia ouvir.

Mas esses, nem são assim tão graves.Afinal os T. Rex não eram produto de consumo corrente, por cá.
O mais grave de todos, foi o êxito de Rod Stewart, Maggie Mae/ Reason to believe, também desse ano e Uncle Albert/ Admiral Alsey, de Paul McCartney.

Ler no jornal, durante semanas a fio e não saber como soavam, por não ter acesso à música, era uma aproximação ao regime concentracionário da União Soviética.

Um dos programas de tv, desse tempo que serviu para mostrar alguma luz exterior, foi o de José Nuno Martins Disco & Daquilo ou outro que julgo se chamava Toma lá, disco ( se não foi assim, é partida da memória).