sábado, 5 de abril de 2008

BILL HALEY A CORRER EM 78


Cortesia de Zeca do Rock

4 comentários:

gin-tonic disse...

Isto é um achado!
Foi exactamente em 78 RPM que ouvi pela primeira vez "Rock Around the Clock" pelos Cometas do Bill Halley, caracolinho na testa, imagem de marca. Gostaria de afirmar que o 78 RPM que o meu pai comprou tinha o label em castanho, o do Zeca do Rock aparece em preto. Mas isso é um pormenor de somenos que aqui aparece para atenuar a saudável melancolia.

filhote disse...

Foi o primeiro disco que o meu pai comprou. Essa mesma edição portuguesa. E conta que ele que ao chegar a casa deixou o disco em cima do sofá e uma das minhas tias foi sentar-se em cima da preciosidade. Chorou baba e renho com os cactos do 78 RPM na mão.

Uma verdadeira Pedra de Roseta!

ié-ié disse...

Foi também o primeiro disco de rock que apareceu em minha casa, em 1957, comprado pelo meu irmão mais velho. Mas era um 45 rotações, já mostrei aqui a capa.

Mas ao contrário dos meus cúmplices aqui do blog, eu fugia de casa quando resolviam pôr o disco debaixo da agulha.

Na altura só gostava de música clássica. A minha iniciação aos ritmos modernos dá-se com "Serás Tu Para Mim?", dos Conchas.

LT

Zeca do Rock disse...

É preciso que se diga que, no filme "Rock around the Clock", para além das várias interpretações do Bill Haley and his Comets, que eram a "âncora" da película, apareciam muitos outros artistas.

Já me referi a Fredie Bell and the Bellboys, excelentes, e agora mencionarei The Platters (com Only You e The Great Pretender) e The Diamonds (com Little Darlin').

Como o filme passava no Capitólio (Parque Mayer), eu e os meus sequazes do Colégio de Clenardo, dávamos frequentes fugidinhas às aulas da parte da tarde, descíamos a Rua do Salitre, onde a escola se encontrava, e íamos ver, gritar e dançar na sessão das 15 horas.

Devo ter visto o filme, literalmente, dezenas de vezes.

Mas escuta, LT, ao mesmo tempo que isso se passava, eu comprava o "season ticket" para estudantes para as óperas do Coliseu e não perdia um concerto sinfónico ou um espectáculo de ballet, sempre que apareciam em Lisboa.

O facto de gostar de laranjas nunca impediu que também gostasse de maçãs... porque sou amante de frutas!