quarta-feira, 9 de julho de 2008

1º EP DOS ROCKS (1967)


DECCA - PEP 1173 - 1967

Wish I May (Luís Miguel de Oliveira/José Alberto Diogo) - I Put A Spell On You (Hawkins) - The Pied Piper (Kornfeld/Duboff) - Only One Such As You (Adam Faith).

Nesta altura, a banda angolana era constituída por Luiz Alfredo, Fernando Saraiva, Eduardo Nascimento, João Cláudio e Elmer Pessoa.

Foi um dos melhores conjuntos portugueses de yé-yé.

À época, comparáveis aos Rocks, em termos de popularidade e de número de concertos, havia os Sheiks, o Quinteto Académico, os Claves, o Conjunto Académico de João Paulo e pouco mais.

Na célebre final do Concurso Yé-Yé no Teatro Monumental, em Lisboa, no dia 30 de Abril de 1966, os Rocks ficaram em 2º lugar com 45 pontos, logo a seguir aos Claves, vencedores, com 55 pontos, e antes dos Night Stars, moçambicanos, com 39,5 pontos.

Lê-se na contracapa deste disco:

Desde 1963 que este conjunto se compõe de Luiz Alfredo, Fernando Saraiva, Eduardo Nascimento, João Cláudio e Elmer Pessoa.

Considerado o melhor agrupamento de Angola, percorreram esta nossa província, actuando centenas de vezes em festas, espectáculos e programas de rádio.

Já em 1962 se haviam deslocado à Metrópole onde se exibiram com êxito na "Ronda" ao lado do Conjunto de Thilo's Combo. A Televisão contou com a sua presença também nessa altura.

Regressando a Angola foi a vez de começar a recolher os troféus ganhos em todos os festivais em que colaboraram, finalizando por ser reconhecidos como "os melhores de Angola de 1966", pela Imprensa e Rádio Angolanas.

Presentes pela 2ª vez na Metrópole para a final do Concurso "Yé-Yé" foram incontestavelmente os vencedores do certame como teve ocasião de verificar quem a ele assistiu. A sua classificação em 2º lugar deu aso a ruidosas manifestações de descontentamento, perante a decisão do júri.

Os mais destacados artistas portugueses têm sido acompanhados por este magnífico conjunto que actualmente actua no "Porão da Nau" e brevemente surgirá como atracção da fantasia de grande montagem "Esta Lisboa Que Eu Amo".

Mas será através deste disco, o primeiro gravado pelos Rocks, que o público melhor apreciará o valor destes rapazes que fixados entre nós, não tardará que adquiram uma projecção que será o reflexo da sua invulgar categoria.

Disco adquirido pelo irmão caçula no dia 29 de Abril de 1967.

24 comentários:

Camilo disse...

Sim... foi voz corrente que os ROCKS foram "roubados" no Festival.
Comprei o disco em Nova Lisboa, quando estava na recruta, em Novembro de 1967.
Há tempos, fiz um "comentário" sobre o que se falou, mas, como por vezes acontece, o "comentário" desaparece quando clico no "publicar". Não sei se é excesso de tempo, ou o adiantado da hora, é possível.
Há dias, vi na TVI, o ED, no programa "Você na TV".
Bons tempos...!

Thaypan disse...

A vinda dos Rocks para Portugal, só foi possivel, graças á presidente do movimento nacional feminino na época, Supico Pinto, de seu nome se ñ me engano.Porq a vinda para Portugal, era o prémio do primeiro lugar num concurso Yé Yé em Luanda, o qual foi ganho pelos Rebeldes de Nova Lisboa,vidé o limk http://osreisdoyeye.blogspot.com/2008/06/
os-rebeldes-angola-ii.html, mas dada a politica da época, a, psico, os Rocks vieram, porq eram todos escurinhos, e os Rebeldes,ficram com o prémio monetário, e a imposição de silêncio.Tipo, come e cala-te.Esses sim eram a melhor o melhor conjunto Yé yé da época, liderados pelo Fausto Bordalo,com o Vicky Paes Martins, Tony Matos e o Rui Chaves, no baixo, nesse festival.

gin-tonic disse...

1)Conheço muitos golpes e habilidades do salazarismo/marcelismo (não terem deixado o Eusébio sair do país, por exemplo) mas desconhecia o pormenor de trocarem o melhor conjunto de "Yé-Yé", de um concurso realizado nas colónias, por um outro só porque este era constituído por rapazes de cor. De certeza que a história tem outros pormenores que merecem ser conhecidos para memória futura.

2) Camilo: sempre chegou a encontar a capa da Connie Francis a canatr o "Al Di La"?

Camilo disse...

Ao Vicky...
Sinceramente, desconheço essa "história" do prémio dado aos ROCKS em troca do silêncio dos REBELDES.
Nunca ouvi falar nisso e olhe que convivi 4 anos am Nova Lisboa, bem de perto com quase todos os intérpretes, durante o meu serviço militar.
O FAUSTO criou, depois, um conjunto sensacional: "OS ZORBAS".
Eu assistia aos ensaios.
Era bom que o FAUSTO, após 41 anos... explicasse isto, para acabarem as dúvidas.
OS ROCKS eram de Luanda;
Os REBELDES eram de Nova Lisboa.
Poderei, quanto muito, crer que a "interioridade" foi prejudicada, pois a "Capital" é sempre a mais beneficiada.
Apenas por isso e não por questões raciais.
Mas... tem a palavra o FAUSTO.
O Grande FAUSTO!!!

Camilo disse...

Gin-tonic...
Vou ter mesmo que começar a arrumar todo o vinil, mas...
O tempo, meu, o tempo!!!

Thaypan disse...

Ao Camilo.
Amigo, ñ precisa de perguntar ao Fausto.Eu estava no camarim, vi e ouvi a senhora,além de q os restantes membros dos Rebeldes,estão todos vivos, incluindo o seu empresário, Sr.Matos e disto podem dar testemunho.
Dos Zorbas, tenho a foto em q comemoravam o terem vencido um festival no Atlético, de Nova Lisboa.(Fausto, Rufino,J.Leitão,Bino e Campas Nunes).Se quiserem , posso enviá la.Digam como.
Por ultimo o Camilo era da Caála, e veio jogar para a Académica?

Jack Kerouac disse...

O Vicky é o dos Blue Jeans ?

Camilo disse...

Thaypan,
Este Mundo é mesmo... "pequenininho"!!!
E -o mais certo- é conhecermo-nos.
Acabei de ler o seu comentário.
Fiquei com os cabelos em pé.
E... quer saber porquê?!
Porque, nessa tarde, no Atlético de Nova Lisboa, estava eu, bem de frente para os conjuntos que actuavam nesse festival.
Até fui entrevistado para o Rádio Clube, sabe, eu "vivi" intensamente Nova Lisboa...
Pois bem: Todos os nomes dos "ZORBAS", uns amigos, outros conhecidos. Sim senhor!
Campas Nunes, o organista; o solista era furriel na EAMA, onde eu estava e, mais tarde, estivemos em Luanda.
Lembra-se do conjunto concorrente, de Luanda, os "WINDIES"?!- todos meus amigos, desde o Adoindo (daí o nome) ao Beto, aquele rapaz mulato, de cabelo muito grande (fazia uma enorme roda) que veio para portugal.
Outra lembrança desse Festival: o conjunto de Silva Porto que interpretou uma dos "The Beach Boys": Sloop John B... ...
Caro "thaypan", gostaria de ter a foto, pois, por esquecimento, deixei centenas de fotos na E.A.M.A. que nunca mais consegui recuperar.
Clique no meu blogue, encontrará lá o meu email.
E... encontramo-nos no "Haiti". Eu pago os cafés.
Os "ZORBAS" ganharam e eu, claro, entrei na festa total que acabou em baile.
...
Não, não sou o Camilo da Caála.
...
Mas... certamente, vai lembrar-se de mim:
Eu fazia a locução no Rádio Clube do Huambo, do programa "ALVORADA", da Guarnição Militar de Nova Lisboa.
Um programa de discos pedidos dos militares, às 4ªs feiras, das 7 da manhã até às 10H.
Lembra-se?
Como eu estava na Secção de Acção Psicológica,colaborava na feitura do programa "SENTINELAS DO PLANALTO", juntamente co o Furriel Portugal, também transmitido pelo RCH- Uma Voz Portuguesa em África".
Nas horas vagas... decorava as montras da Nova York, principalmente as do "7 1/2", o nome do pronto-a-vestir de grande sucesso.
Fazia a publicidado no pano de fundo do Cine-Ruacaná;
Fazia aquela revista de passatempos e anedotas, distribuida gratuitamente:
"HUMOR & PUBLICIDADE".
Fiz todos aqueles painéis da Agência de Viagens "AVINTER"... com aquele slogan humorístico:
"-Viaje agora e pague depois... se tiver dinheiro"
Foi um sucesso!!!
...

Camilo disse...

Thaypan,
O meu comentário não saiu na íntegra.
às vezes acontece noutros comentários que faço neste "IÉ-IÉ".

Peço-lhe que clique no meu blogue e mande-me um email, para assim lhe explicar como enviar a foto.
Na E.A.M.A. deixei centenas de fotos que não consegui recuperar.
Entretanto, encontramo-nos logo no "Haiti".
Eu pago os cafés.

Camilo disse...

O ED (Eduardo Nascimento) é o primeiro a contar da direita, ou seja, o último a contar da esquerda.
Desculpem lá, apetece-me brincar...

Thaypan disse...

Camilo, vamos continuar a conversa no Haiti...via email pessoal.Abraços.

Camilo disse...

Errata:
---
Thaypan:
No concurso não estiveram os WINDIES mas sim os BROTOLÂNDIA...
Os WINDIES nasceram depois,em Luanda, ainda eu estava em Nova Lisboa, só deve ter saído um elemento, julgo.
Revi o Beto...pensámos sempre que ele era mulato...a voz, o "estilo"...
o Valdemar Bastos (que esteve no meu casamento, em Luanda), entre outros.

Camilo disse...

No Festival Yé-Yé de Nova Lisboa, ganho pelos "ZORBAS", o conjunto "que deu trabalho", julgo que foram os THE FIVE KINGS, de Luanda.
Mas, era difícil, o povo estava todo em delírio com os ZORBAS.
Belos tempos...

Thaypan disse...

Sim, os Five Kings, com o Xavier Melo,figura proeminente do actual regime angolano, q enriqueceu de uma forma desmesurada e inexplicável???? dono do Xaviote,etc, etc, etc...e tinham ainda o Sufisco no baixo, q passados três anos voltou a Nova Lisboa, para a EAMA, e formou a Chave, com o Nélito, o Patricio, o baterista era o Tavares, soldado condutor da PM, e o Nelo, do Lobito nas teclas.Actuavam sobretudo na Cubata,na feira.O Xavier, veio para a Europa, como musico do Joselito,e ficou por Espanha uns tempos.Voltou Doutor, formado em medicina.Coisa q conseguiu em tempo relâmpago.Felizmente nunca exerceu...preferiu a politica...infelizmente. Ainda "competi" com os Five Kings, no Miramar de Luanda, eu estava no Black Star, e eles deram um show do caneco, interpretando temas do Magical Mystery Tour, e vestidos tal e qual os Beatles ,no filme.Deslumbrante, e cómico, porque a meio de um dos temas, veio uma rabanada de vento, e o cone, chapéu, do Xavier voou pelo palco, e ele ñ foi de modas, largou o piano e foi de gatas no encalce do dito...gargalhada geral, q até funcionou como descompressor, tal era a tensão provocada pela excelência da actuação dos 5 Kings.Eram muito bons executantes.

Thaypan disse...

Corrijo: cómico, e chapéu.

Camilo disse...

Thaypan,
No fim do FESTIVAL YÉ-YÉ no Clube Atlético de Nova Lisboa...
Os BROTOLÂNDIA, mais tarde,WINDIES, interpretaram "I´m a Believer" dos THE MONKEES.
Eu estava de frente e até tremi pois vi logo que não tinham "arcaboiço" para a interpretação.
E temi, pois eram mesmo amigos do peito, principalmente o Adoindo.
Creio mesmo que ficaram no último lugar.
No final o Adoindo confessou-me que tinham que "dar uma volta" e assim fizeram, com grande sucesso.
Depois, já vocês todos tinham saído do recinto, quando se iniciou o baile, com música dos "GANÇOS" o conjunto da "Casa dos Rapazes".
Há uma canção, na altura muito em voga, que me lembra o evento:
"Adio, ó Margareta"... lembranças, hein?!!!
(Nunca mais ouvi esta canção, tal "como as duas primeiras" do Daniel Bacelar)...

Camilo disse...

Thaypan,
Esta é uma daquelas lembranças que nos acompanha pela vida:
---
O Padre Luís Carlos... lembras-te dele?!... era um dos rapazes da brincadeira e dos copos...
Um dia, disse à malta: "Vou para o Seminário. Quero ser Padre!"
-Estás maluco... com essa idade?
Pois bem. Quando fui para o Serviço Militar em Nova Lisboa, lá encontrei o Luís Carlos quase a ser Ordenado.
Foi uma festa. Convidou-me para entrar para os "Encontros de Jovens".
Assisti à sua Ordenação e à sua 1ª Missa.
Aliás, tenho muita honra em ter desenhado o seu folheto de Ordenação e publicidade à sua 1ªMissa.
O Luís Carlos foi sempre um Padre com ideia avançadas... (assim como NÓS)... -desculpem a modéstia...
Ora acontece que foi o Luís Carlos quem pediu ao FAUSTO e aos ZORBAS para acompanharem -TOCANDO- uma "MISSA YÉ-YÉ"!!!!
Eu e o LC fomos a assistir aos ensaios.
A Missa foi no Cine-Ruacaná, todo à pinha.
Não cabia lá um alfinete.
A rua estava apinhada de gente que não conseguiu entrar, com uma data de PIDES a ver o que ia "sair dali".
Eu estava fardado a rigor:boina, gravata, botas, autorizado pelo meu "paizinho" o (hoje) Ten-Coronel Costa Braz.
O Luís Carlos pediu-me para ficar a controlar a entrada e com isso "lixei-me", pois não consegui entrar devido ao mar de gente que foi entrando.
Ouvi as melodias dos "ZORBAS", fantásticas interpretações criadas para aquele evento.
Ainda hoje sinto nos ouvidos a "HOSSANA!" e o som "daquelas" guitarras eléctricas.
Coisa linda! Inesquecível!...
...
Há meses atrás, o Luís Carlos esteve a almoçar em minha casa.
Chorámos de emoção ao recordar isto tudo.

Thaypan disse...

Camilo, recebeste a foto q te mandei para o email da sapo?
Os Gansos, da casa dos rapazes,q depois se chamaram Los Pacificos, com o Malagueta, (q agora anda pelo Casino), a tocar trompete.O Rui Carlos,batera, o Zé Maria,baixo e trompete, O Bambino,solo,o Relvas, trombone de pistons,estes dois últimos, já falecidos, mas aos quais me juntei e formámos o Escape Livre, em Nova Lisboa.Como dizes,recordar é viver.
A sena da missa cantada, foi como tu dizes,um happening extraordinário, com os cães de fila da pide a xeretar as redondezas.Lembro-me do frenesim e da excitação.Tava na missa e assisti a alguns ensaios.Lembro-me do L.C. perfeitamente.
Quando falaste nos Beach Boys, lembrei-me q os Zorbas tocavam o Help Me Rhonda, e o You´r Mother Should Know dos Beatles, com uma onda porreira...deves lembrar-te disso.O Rufino, q também já se foi, a cantar, a ser o vocalista solo, e o Fausto, o João Leitão e o Campas nas outras vozes.Lembro-me q o Fausto fazia o falsete, á lá, Brian Wilson...

ié-ié disse...

Está respondido, não está? Desculpa o atraso, mas isto tem sido de loucos!

LT

ié-ié disse...

Camilo:

Você diz... "O meu comentário não saiu na íntegra. Às vezes acontece noutros comentários que faço neste "IÉ-IÉ".

Quando é que isso aconteceu?

Os únicos comentários que aqui alguma vez "censurei" foi um ou dois do meu amigo Daniel Bacelar e ele sabe muito bem porquê.

Ou você quis apenas dizer que "acontece", porque o equívoco é seu na transmissão?

Até agora ninguém se queixou.

Gostaria de ser ilucidado.

Obrigado!

LT

Camilo disse...

IÉ-IÉ...
Julgo que o que acontece deve ser erro de tempo, pois quando clico "publicar comentário", puf!
apaga-se. E, por acaso, tem acontecido várias vezes. Depois, fico sem pachorra para voltar a repetir o que escrevi.
O erro, acontece no momento de gravar.
Aliás, eu expliquei isso.
Um abraço.

Camilo disse...

Vicky...
Já respondi via email.
Entretanto, hoje estou no "Himalaia", com o Balão.
O Congo vai lá aparecer para tirar umas fotos.
Eu pago os cafés!!!

Unknown disse...

Alô, Thaypan!
Será que ainda vou a tempo?
è o seguinte:
O Xavier Melo é Melo Xavier.
O Xaviote é Xavarotti (mistura de Xavier com Pavarotti), era o bar de eleição da clik dirigente angolana e dos endinheirados, onde tocava a Banda Maravilha liderada pelo Carlitos Vieira Dias (sim, o filho do Vieira Dias) e por onde passava e cantava toda a fina flor da música africana que estava ou ia a Angola. As noites de 6ª e sábado foram inesquecíveis. Sim, o Melo Xavier enriqueceu à bessa, sem mistério, à angolana. Mas deixe-me contar-lhe que ele teve um grande gesto para com o Joselito (foi baterista no conjunto que o acompanhava) quando o cantate esteve preso em Marracos, por causa da droga. O Melo foi lá, com o seu dinheiro e com as ligações politicas que tinha resgatou o homem, levou-o parar Luanda, meteu-o numa clinica da África do Sul para se "limpar", encheu-lhe os bolsos de dinheiro e mandou-o de volta para a terra dele. O Melo está lá, o Joselito, não sei o que é feito dele.

Vicky Paes Martins disse...

Armando.Sempre a tempo.Grato pelas correcções e restantes esclarecimentos.Os meus trocadilhos, devem-se ao meu síndroma desléxicotonteria, com o P.D.I á mistura. Por acaso eu sabia dessa história do Joselito, mas ñ me ocorreu relatá-la.Quanto ao Xavier, eu sou grande amigo dele,até hoje, e de vez em quando sei q ele janta ali no Casino, no Zeno´s,só q ainda ñ tive oportunidade de o ver.
Entre outras, tenho uma história engraçada, q relata o tipo q é o Xavier.Ainda a voar, estava na porta do 707, a receber passageiros para Madrid, e eis q me aparece o falado Xavier, q ia exactamente ver o Joselito, segundo ele.Depois dos abraços, ele pergunta-me se eu ficava em Madrid ou se regressava á Lisbia,é claro q eu disse q regressava, ai ele virou-se para a assistente q o acompanhava, (ele viajava sempre como V.I.P. e em first) e pediu-lhe pra providenciar no sentido de alterar o regresso dele naquele mesmo voo.Conclusão foi e veio comigo, e passámos o resto do dia/noite, juntos nos copos.Visitá-mos as capelas todas, desde o Elefante Branco á Cova da Onça, e em todas as portas, os porteiros era Doutor para cá Doutor para lá, a melhor mesa, e uma Dimple sempre á nossa espera na mesa a q era-mos conduzidos.É esse o Xavier q eu me refiro.Amigo do amigo.Mesmo quando estava teso, no tempos dos 5 Kings, era um bonacheirão, sempre pronto a alinhar e a ajudar o pessoal amigo.