segunda-feira, 2 de junho de 2008

40 ANOS DE ESTEREOFONIA NA RÁDIO


1968, Ano Internacional dos Direitos do Homem, é deveras um ano marcante.

Além do Maio parisiense, da Primavera de Praga, do assassínio de Luther King, do AVC de Salazar, do álbum "The Beatles", do Multibanco e, obviamente, de muitas outras coisas, há também o nascimento, em Portugal, das emissões estereofónicas na Rádio.

Começaram em regime experimental no Rádio Clube Português, claro, no dia 10 de Janeiro de 1968, das 11H00 às 12H00 e das 00H00 às 01H00.

"Encontro No Ar", de José do Nascimento, foi o primeiro programa da então Metrópole a transmitir em estereofonia. Segundo o "Diário Popular" da época, o Rádio Clube de Moçambique já emitia com regularidade.

O ouvinte que está atento a um programa em estereofonia desfruta, para além das vantagens de uma fiel reprodução de sons, da possibilidade de "participação" num espectáculo radiofónico, seja a audição de uma orquestra, seja a audição de uma peça de teatro. Aqui, por exemplo, ele pode "sentir", na gradação da voz, a maior ou menor aproximação da personagem ao movimentar-se durante uma cena.

O Rádio Clube Português já tinha sido em 1955 o precursor das redes de FM.

in "Diário Popular", 10 de Janeiro de 1968

Por graça, deixem-me reportar que na mesma página desta edição do "Diário Popular" há uma notícia hilariante, cujo título é "Recuperadas (após perseguição) cinco perdizes roubadas de uma mercearia...".

8 comentários:

Rato disse...

Moçambique sempre sempre na frente!

josé disse...

A minha iniciação, em rádios para ouvir particularmente a minha música, foi a mono. Num rádio de pilhas ( japonês e que adorava rever. Foi um dos primeiros do final dos anos sessenta, a invadir o mercado europeu); depois, num rádio de mesa que já vinha da minha infância mais remota ( e que o meu pai utilizava para ouvir a proibida Rádio Moscovo, só por curiosidade) e mais tarde num portátil. O meu primeiro portátil, comprado numa incursão propositada à Grundig do Porto. Andei à procura de um Phillips, com gravador, mas não encontrei.
Assim, foi um Grundig Melody que ainda conservo em bom estado de funcionamento, com mais de 35 anos.
Todos os dias, de manhã, tomo o pequeno almoço, ouvindo as notícias no dito.
Tenho dois Tivoli One, mas prefiro o meu Grundig de sempre.

filhote disse...

1968... também o ano de "Beggars Banquet" e de mais uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus com o Sport Lisboa e Benfica...

JC disse...

1.Do Multibanco???
2. Pois, Filhote, e lá levámos 4 do Man. United...

ié-ié disse...

1 - Quanto ao Multibanco, ver

http://guedelhudos.blogspot.com/2008/02/multibanco-faz-40-anos.html

2 - A desgraça do outrora Glorioso está em

http://guedelhudos.blogspot.com/2008/02/futebol-05.html

LT

paulo disse...

Vivam os 40 anos de estereofonia da rádio! E, como as nossas não passam Paul Mccartney, aqui fica, em exclusivo, um link para descarregar da actuação de ontem, em Liverpool, o Macca a cantar o A Day In The Life! Espero que Mr. IÉ-IÉ não se importe...
http://rapidshare.com/files/119464858/Sir_Paul_McCartney_-_A_Day_in_The_Life.avi.html

ié-ié disse...

Importar-me eu? Chiça! Até eu já "downlaudei"!

Anónimo disse...

E que bem que fica a B&O na fotografis; só falta a luzinha verde do estéreo...