quarta-feira, 25 de junho de 2008

IKE & TINA TURNER


Há oito anos, Tina Turner anunciou que, definitivamente, se retirava dos palcos. Mas a sua amiga Sophia Loren convenceu-a a regressar ao trabalho, dizendo-lhe que se deixasse de estar, preguiçosamente, na sua casa da Suiça.

E assim, Tina Turner, com os seus 68 anos, iniciará em Outubro, em Kansas City, uma “tournée” mundial.

Faz lembrar o Bana que volta e meia faz festa de despedida e acaba sempre por voltar.

Quando há dias andou a arrumar os singles e EPs descobriu um disco de Ike e Tina Turner que, muito francamente, não sabe como lhe apareceu em casa. Só pode ter sido trazido por um dos filhos mas nenhum se recorda.

A capa do single é inócua, mesmo feia, mas a contra capa é divertida porque nos diz que o disco, extraído do LP UAS-5660, “Let Me Touch Your MInd”, é oferecido pela “CarboSidral”, uma marca de refrigerantes que esteve na moda há umas décadas atrás.

Devido a uma overdose de cocaína Ike Turner morreu nos primeiros dias de Dezembro do passado ano. Segundo rezam as crónicas, não era flor que se cheirasse. É apontado como um “pioneiro no rock & blues” também como “figura incontornável da música norte-americana do século XX”, afirmação, no mínimo, discutível.

Lamentavelmente ficará na história como um tipo de mau feitio, que fez a vida negra às mulheres com quem viveu, sendo Tina Turner o caso mais conhecido que, invocando maus tratos físicos e psicológicos, pediu o divórcio e ainda a tempo de fazer uma variada e divertida carreira a solo.

Algo de parecido aconteceu com Cher a partir do dia em que largou Sony da mão.

Colaboração de Gin-Tonic

7 comentários:

JC disse...

Peço desculpa: nunca mais Tina Turner atingiu o nível dos seus discos com Ike. Talvez a responsabilidade não seja tanto da separação. Mas, isso sim, de se ter afastado de Phil Spector.

gin-tonic disse...

Caro JC: a razão, seja lá o que isso for, tomba para o seu lado. Assim de repente estou a lembrar-me do álbum "Ike & Tina Turner Workin' Together" onde há uma soberba interpretação de "Proud Mary - mera opinião pessoal - e onde também aparecem umas muito interessantes - outra vez mera opinião pessoal - versões de "Get Back" e "Let It Be" canções dos quatro rapazes de Liverpool, gente muito de casa de Mr. "Ié-Ié"

ié-ié disse...

Ná, ná, ná! Gosto muito pouco de Tina Turner, mas consigo gostar do LP "Private Dancer" (1984), talvez por razões muito pessoais.

LT

filhote disse...

Não esquecer:

1. O primeiro disco verdadeiramente Rock'n'Roll da História é de Ike Turner - "Rocket 88".

2. O mais importante guitarrista da História do Rock'n'Roll foi "descoberto" por Ike Turner - Jimi Hendrix.

JC disse...

Isso, Filhote, bem lembrado, embora essa coisa do "Rocket 88" ter sido o primeiro disco de r'r seja contestável. Para mim, o r'r é mais do que um género musical,mas, melhor, um movimento, além de musical,social, cultural e até político. Por isso, para mim o r'r inicia-se, isso sim, com a gravação de "That's All Right" por Elvis Presley para a SUN, de Sam Philips.
Quanto ao "Private Dancer", mr. Ié-Ié, "peço licença e desmonto".

Rato disse...

Mais uma vez partilho do (des) gosto de Mr. YéYé - nem Tina e sobretudo nem Ike! E o único album da senhora que mora cá em casa é também o "Private Dancer", muito por "culpa" da guitarra do Beck na faixa-título do Knopfler.
Quanto ao Phil continuo a vê-lo tão sómente como um "camuflador" (para não dizer pior) de canções. Faltava-lhe o essencial, que era a simplicidade.

Jack Kerouac disse...

O Phil Spector foi brilhante quando criou o Wall of Sound...Ronettes etc. depois deslumbrou-se...