quinta-feira, 12 de junho de 2008

À BOLEIA DOS ANIMALS


O post recente do "Best Of" dos Animals lembrou-me este disco. A foto de capa, quase idêntica, provém certamente da mesma sessão. O disco foi gravado em 1963 em Newcastle, com uns ainda desconhecidos Animals, que tiveram assim oportunidade de tocar em alguns espectáculos com um dos seus ídolos.

O catalisador foi o empresário dos Animals, Giorgio Gomelski, um dos promotores da segunda digressão europeia do American Folk Blues Festival, que incluía Sonny Boy Williamson.

As músicas: Sonny's Slow Walk - Pontiac Blues - My Babe - I Don't Care No More - Baby Don't You Worry - I'm Gonna Put You Down - Fattening Frogs For Snakes - Nobody But You - Bye Bye, Sonny, Bye Bye - Coda.

O empresário ficou de tal modo impressionado com a sinergia entre os seus pupilos e o velho bluesman que comprou um gravador e gravou ele próprio os espectáculos. O disco só foi editado muitos anos depois.

Uma curiosidade é que esta edição para o mercado inglês foi fabricada em Portugal para aproveitar os custos mais baixos, já depois da adesão de Portugal à CEE.

Anos antes, a cadeia de discotecas Harlequin, de saudosa memória, tinha seguido a mesma prática de mandar fabricar em Portugal discos destinados ao mercado inglês.

Simplesmente, nessa altura Portugal não pertencia ainda à CEE e a Harlequin foi condenada por práticas anti-concorrenciais e teve de pagar pesados direitos.

Colaboração de Queirosiano

4 comentários:

filhote disse...

"Um dos seus ídolos", não propriamente, Queirosiano.

Este Sonny Boy Williamson não era o verdadeiro, mas sim, um imitador - até o nome usava - que apareceu em Inglaterra na época.

A história está muito bem contada na autobiografia de Eric Clapton, já que os Yardbirds também tocaram com este falso Sonny Boy...

Queirosiano disse...

Não é exactamente um "falso" Sonny Boy. É verdade que usou o nome do primeiro, provavelmente para lhe aproveitar a popularidade no início de carreira, sendo que o original estava baseado em Chicago e este Sonny Boy andava pelos Estados do Sul.

Mas este, de seu verdadeiro nome Rice Miller, teve uma carreira autónoma por mérito próprio e foi um dos pilares da Chess entre 1955 e 1965. As obras dedicadas aos blues registam expressamente a existência de dois Sonny Boy e dão uma importância quase igual a ambos.

E não "apareceu" em Inglaterra na época. Integrava a digressão europeia anual do American Folk Blues Festival, uma organização de referência que foi para muitos jovens europeus o primeiro contacto com os blues e um instrumento de divulgação poderosíssimo.

Os grupos ingleses de inspiração blues faziam tudo para poder tocar com os expoentes genuínos do género, e daí que este Sonny Boy tenha também tocado com os Spencer Davis Group e Brian Auger, pela mesma ocasião.

Não li a autobiografia do Clapton, mas, a fazer fé no que aqui diz, a história está, pelo contrário, muito mal contada.

filhote disse...

Temos os dois razão, Queirosiano. De acordo. Eu sei que "Rice Miller" foi um dos pilares da Chess. Tenho vários discos dele.

Quando escrevo "apareceu em Inglaterra na época", refiro-me ao facto de que músicos e jornalistas pensaram tratar-se do Sonny Boy original. Ou seja, desconheciam a origem daquele Sonny Boy.

Jornal Disc de 23 de Setembro de 1965: "a great bluesman, composer of the song Good Morning Little Schoolgirl"...

Daí a confusão!

filhote disse...

Escândalo: no mesmo jornal Disc, "Rice Miller", ilustrado por uma foto, mostra-se honrado pelas gravações britânicas da sua composição... "Good Morning Little School Girl"... rsrssrsr...

De qualquer forma, Queirosiano, embora lhe dê total razão, retomemos o meu inicial comentário: "Um dos seus ídolos, não propriamente"... enfim, a atitude de Clapton diante de Rice Miller sublinha bem a minha frase...

Adoro estas polémicas! Parece que voltamos aos tempos de escola!

Hehehehehe