segunda-feira, 16 de junho de 2008

SUIÇA


Nota da Suiça (franco), país futebolisticamente irrelevante, mas que vexou Domingo, dia 15 de Junho, para o Europeu, uma das ditas melhores equipas do Mundo (até ter perdido por 2-0).

Hoje já são umas bestas.

22 comentários:

Rato disse...

A equipa dita uma das melhores do Mundo não jogou no Domingo. Distração ou maledicência?

ié-ié disse...

Nem uma coisa, nem outra: mera constatação de um facto, companheiro! E vais ver a abada contra a Alemanha/Polónia. É preciso baixar a crista!

LT

Jack Kerouac disse...

Bom, há que ter em atenção que ontem não jogou nenhum jogador do Benfica, e isso faz toda a diferença como se viu.....

ié-ié disse...

Aí tens toda a razão, camarada! Se tivesse jogado, tínhamos levado uns 4 ou 5! eheheh!

(fartei-me de comer tremoços do LIDL em casa de sobrinho suiço!)

LT

blog disse...

Nem bestiais nem bestas. Não podemos ser Irrealistas nem Velhos do Restelo.

Mas podemos sonhar ...

Se a Grécia conseguiu ganhar, por que não Portugal ?

ié-ié disse...

A Grécia conseguiu ganhar porque jogou contra os nabos dos portugueses! eheheh

LT

Blogger disse...

Foram (só) 6 jogos.

A Grécia ganhou-nos duas vezes.

Mas também ganhou à República Checa (uma das melhores selecções do Euro 2004) e à França (que ficou em 2º lugar no Mundial de 2006).

E empatou com a Espanha.

Apenas perdeu com a Rússia.

O futebol tem muitos defeitos. Mas ainda é uma das actividades em que somos competitivos a nível mundial.

filhote disse...

É preciso de facto baixar a crista, e nestas coisas não há povo mais arrogante e chauvinista que o português. Emendo, ainda há o françês.

Para nós, o melhor treinador do mundo é português (Mourinho), o melhor jogador idem (Cristiano Ronaldo), o melhor "zagueiro" idem (R. Carvalho), e o melhor 10 idem (Deco... desculpem, brasileiro!).

Os nossos jornalistas-esportivos-ao-serviço-de-sua-mediocridade (nem todos, felizmente) num dia escrevem que os suiços nos vêem como um povo tacanho e inferior, no dia seguinte criticam os suiços por serem chatos e não terem emoção.

Como somos insulares, senhores! Como temos dificuldade em entender as culturas forasteiras! Como somos inaptos para evoluir nesta incontornável globalização!

Somos um povo de venerandos!

filhote disse...

Porém, somos a 4ª melhor selecção nacional de futebol do mundo, vice-campeã da Europa em título. Factos indesmentíveis, dos quais devemos sentir orgulho.

Parabéns ao "sargentão" que logrou incutir galhardia no futebolista português, outrora habitualmente cabisbaixo, e unir um povo em torno da festa do futebol.

filhote disse...

E o que dizer sobre o Suiça-Portugal?

Gostei. Finalmente sabemos ser desportivamente cínicos como os italianos e os brasileiros. Deixá-los ganhar a feijões que nós ganhamos a milhões. Ou seja, prefiro uma selecção que vence quando tem de vencer e que não perde quando não pode perder. Felizmente, longe vão os tempos das vitórias morais!

O "sargentão" fez muito bem em poupar a selecção A, levando a B a jogo. Quando entrarmos em campo para decisivo "mata-mata" dos quartos-de-final, teremos mais 5 dias de descanso que os alemães. Ora, em alta-competição, isto pode fazer a maior diferença...

filhote disse...

E depois, este Suiça-Portugal foi mais que combinado. Era imperativo oferecer um "prémio de consolação" ao país organizador. Falo a sério.

O "sargentão" tentou mostrar-se indignado no flash-interview, mas não foi convincente. E o árbitro ajudou à festa. Resguardou os portugueses não expulsando o Paulo Ferreira, e assegurou a felicidade suiça, anulando golo "limpo" do Postiga, não assinalando penalty clamoroso sobre o Nani, inventando penalty do Meira ao cair do pano. Chega????

filhote disse...

Concordo, Ié-Ié, é preciso baixar a crista...

Mas sejamos justos: jogando com a reserva, discutimos dignamente o resultado com uma selecção nacional na sua máxima força e desesperada por uma vitoriazinha de despedida. A mesma selecção que não perdeu um único jogo no campeonato do mundo (3 empates), e que, historicamente, já nos venceu 9 vezes, enquanto nós os levámos de vencida apenas em 4 ocasiões...

Baixemos então a crista e deixemos os alemães pensarem que são senhores do mundo... o dia D será na próxima quinta-feira... eu acredito... tenho de acreditar... sou português!!!!!

Mirmo disse...

Caro ié-ié,

Qual é a sua nacionalidade afinal?

ié-ié disse...

E o que é que o futebol tem a ver com a nacionalidade? Que eu saiba, nada! Se assim fosse, não estavam lá o Scolari e o inefável Murtosa, o Deco, o Pepe, nem o Ronaldo estaria no Manchester ou o Meira não sei onde!

E não é só Portugal!

Isto só tem a ver com euros, meu amigo, com multinacionais ditas desportivas!

LT

Bobbyzé disse...

Và là và là! O filhote quase que descobria o mistério desta derrota!
Eis a verdadeira explicaçao: Era o ultimo jogo do treinadôr da Suiça, que tem 71 anos!Os jogadôres e a federaçao Suiça quiseram oferecer-lhe um bom presente (uma coisa mesmo original) devido a todos estes anos de leais serviços no seio da Selecçao!Tiveram que meter as maos aos bolsos!!!Depois de a FPF exigir dinheiro para todos aqueles que queiram assistir aos treinos, agora para se ganhar contra uma selecçao B de Portugal, imaginem quanto é que eles nao tiveram de pagar!!!!E que o apito dourado e a permanência do FC Porto nas competiçoes europeias, sao coisas que custam muito dinheiro!!!!

ARISTIDES DUARTE disse...

Caro ié ié: poderemos estar em desacordo em muitas coisas. Há, porém uma em que estamos. A Bola é uma coisa de multinacionais e nada tem a ver com Portugal. Não sinto nada, nada mesmo, quando a selecção joga. Não ligo à bola e nem quero que me digam que não sou portuguiês, porque o sou de coração. Só que não ponho bandeirinhas nem nada disso. quero que se lixe a bola....

Rato disse...

Mas não há dúvida que em termos de bola as ooisas mudaram, e muito...
Mesmo para quem abomine o jogo e seus derivados valeria a pena terem prestado um pouco de atenção ao tom geral das duas conferências de imprensa de ontem. De um lado a "poderosa" Alemanha que, pela boca do seu treinador e guarda-redes tentavam camuflar o receio que realmente sentem pelo confronto com a equipa da grande maioria de todos nós. No polo oposto, Petit e Ronaldo eram o espelho alegre da descontração genuína, de quem não dá importância de maior ao jogo por saberem-se superiores aos germânicos.
Ou me engano muito ou mais uma vez vamos estar presentes na final. Depois, claro, a decisão será dos Deuses do Futebol.

ié-ié disse...

Como diria Jorge Palma, "deixa-me rir"...

Aproveito para perguntar ao meu amigo Mirmo (que indaga pela minha nacionalidade) como é que vê esta rixa Benfica-Porto na Liga dos Campeões.

LT

Rato disse...

Desde que aqui o Rato seja o último a "arreganhar a tacha", podes começar já a rir-te à vontade...

Mirmo disse...

Caro Ié-Ié,

Mordo o isco embora não perceba o que tem isto a ver com o seu post.

A questão que indica é uma agradável novela, com supresas em todos os episódios.

A isto estávamos habituados em Portugal e agora vemos que se passa o mesmo pela Helvécia.

A quem assiste razão, verdadeiramente não sei, sendo que torço naturalmente pelo Benfica.

Por isso repudio quem afirma que o Benfica quer ganhar na secretaria o que não ganhou no campo. Por acaso esquecem o que motivou a "condenação" do Porto?

De resto vivam os tremoços.

Unknown disse...

Que chatice! Lá se foi "o espelho alegre da descontração genuína, de quem não dá importância de maior ao jogo por saberem-se superiores aos germânicos". Que maçada!

Como há prémios (chorudos) quando ganham, também deveria haver castigos (letais) para quem perde! Guilhotina com eles por terem defraudado incautos que acreditaram na "descontração genuína".

LT

Blogger disse...

Perder ou ganhar é desporto