quinta-feira, 19 de junho de 2008

ALMODÓVAR


Não sou especialmente fã de Pedro Almodóvar, mas tenho de reconhecer que, por vezes, encontra boas bandas sonoras para os seus filmes.

Esta é uma dupla colectânea com essas bandas sonoras, onde se podem encontrar algumas virtudes como "Tajabone" (Ismael Lo), "Cucurrucucú Paloma" e "Tonada de Luna Llena"(Caetano Veloso), "Ne Me Quitte Pas" (Maysa Mataraso), "A Good Thing" (Saint Etiènne), por aí...

11 comentários:

JC disse...

Ah, finalmente alguém que me entende, depois de eu ter passado décadas (duas?)a dizer que achava Almodóvar um cineasta sobreavaliado e, por isso, a ser acusado de tudo e mais alguma coisa. Apenas interessante, com fogachos, por vezes demasiado repetitivo,longe da genialidade que alguns lhe atribuem. E sempre a pôr no "divã" a sua homossexualidade.
Abraço

Rato disse...

Para se encontrar a "genialidade" no Cinema é necessário recuar algumas décadas, quando essa designação correspondia efectivamente a algo real. Hoje em dia existe apenas uma indústria em que os filmes são feitos por artesãos mais ou menos (na grande maioria menos) qualificados, que obviamente não deverão ser confundidos com os cineastas de antigamente.

ié-ié disse...

Sem perceber nada de cinema, costumo comparar Almodóvar a Manoel Oliveira: chatos como o caraças! Mas parece que é isso que agrada à intelligentzia...

LT

Mirmo disse...

Concordo com a comparação entre Almodóvar e Oliveira, com um senão: O 1º faz filmes que se vêem e saem comercialmente, vende que se farta, o 2º nem por isso.
É a atitude do politicamente correcto: muita gente detesta ambos, mas fica bem dizer que se adora. Não há pachorra para essa gente, ainda para mais para os que chamam a Oliveira "O Mestre". O que vale é que ele vai enterrando todos...
Mas Almodovar bate Oliveira aos pontos. Então nas bandas sonoras... Assumo aqui a minha paixão incondicional por Luz Casal.

JC disse...

Oliveira é desigual: existem alguns filmes de Oliveira que são, para mim, filmes de cabeceira ("Vale Abraão", por exemplo, é genial) e outros que são uma chatice. Almodóvar é diferente: raramente é uma chatice mas nunca é genial. Às vezes consegue ser divertido... Mas marca a ruptura com a Espanha da ditadura, pobre e isolada, retratada por Saura, Buñuel, etc.

Rato disse...

Julgo que o Manuel de Oliveira é "o" realizador mais sobre-valorizado de toda a história do Cinema. E o aborrecimento geral da sua obra é uma marca que se mantém há décadas, e cujas razões deverão ser encontradas para lá da lentidão dos processos fílmicos. Com efeito, existem outros filmes "lentos" (e de memória cito rapidamente dois, "Morte em Veneza" do Visconti e "Era Uma Vez no Oeste" do Leone) cuja genialidade nos permite o seu múltiplo visionamento sempre com o mesmo prazer.
Almodóvar é um dos bons "produtos" que nuestros hermanos vêm exportando há já vários anos: apelativo, subversivo qb, quase sempre um bom divertimento. E às vezes até brilhante, como em "Habla Con Ella"

JC disse...

Rato:
Obrigado pelo "Pois Canté". Já fiz o download. Fico á espera dos outros, incluindo os EP's iniciais.
Abraço

blog disse...

O Almodovar tem filmes chatos ("Fala com Ela" na minha opinião é inenarrável), mas também tem filmes MUITO BONS, com destaque para o "Tudo Sobre a minha mãe".

O "Ata-me" também é muito interessante sobretudo pela participação da Victoria Abril :)

blog disse...

Não gosto do cucuracha/paloma (aliás o Iglesias também tem uma versão execrável)

Conheço poucos temas, mas prefiro, por exemplo, Luz Casal ("Piensa en mi"), Estrella Morente ("Volver") ou Duo Dinâmico ("Resistiré", para quem goste de temas mais "kitsh")

Encontrei o alinhamento de um outro disco (mais antigo):

1 - UN ANO DE AMOR - (LUZ CASAL)
2 - PIENSA EN MI - (LUZ CASAL)
3 - SUCK IT TO ME - (PEDRO ALMODÓVAR/ MCNAMAR)
4 - GRAN GANGA (PEDRO ALMODÓVAR/MCNAMARA)
5 - ESTABA ESCRITO - (MONNA BELL)
6 - ENCADENADOS - (LUCHO GATICA)
7 - SALI POR QUE SALI (CHEO FELICIANO)
8 - ESPERAME EN EL CIELO (MINA)
9 - AY AMOR (BOLA DE NIEVE)
10 - EN EL ÚLTIMO TRAGO (CHAVELA VARGAS)
11 - SOY INFELIZ (LOLA BELTRAN)
12 - PURO TEATRO (LA LUPE)
13 - RESISTIRÉ (DUO DINAMICO)
14 - VOY A SER MAMA (PEDOR ALMODÓVAR/ MCNAMARA)
15 - STANASA (PEDRO ALMODÓVAR/ MCNAMARA)
16 - NE ME QUITTE PAS (MAYSA MATARASO)
17 - SUSAN GET DOWN (PEDRO ALMODÓVAR/ MCNAMARA)
18 - LO DUDO (PANCHOS)
19 - DÉJAME RECORDAR (BOLA DE NIEVE)
20 - LA BIEN PAGA (MIGUEL MOLINA)
21 - LUR NICHT AUS LIEBE WEINEN (ZARAH LEANDER)
22 - LUZ DE LUNA (CHAVELA VARGAS)
23 - SE NOS ROMPIO EL AMOR (BERNARDA & FERNANDA DEUTRERA)

Blogger disse...

E bandas sonoras do Tarantino, não há ?

Blogger disse...

A crítica de Mr. Rato é muito contundente e, na minha opinião, um pouco injusta.

É óbvio que não haverá clássicos como os de antigamente, mas cineastas como o Almodovar nunca se deixaram seduzir pelo "mainstream" (Almodovar foi convidado para Hollywood para realizar um filme chamado "Paper boy" ou algo similar, mas recusou porque isso iria roubar a identidade/especificidade que são uma das grandes mais valias dos seus filmes).

Se repararem bem, muitos dos filmes do Almodovar focam temas bastante clássicos ainda que utilizando "cenários"/"ambientes"/"personagens" menos ortodoxos