sábado, 28 de junho de 2008

JIMI HENDRIX


Dois meses depois da nossa estreia no Windsor a 1 de Outubro (de 1996), fomos contratados para tocar no Central London Polytechnic, em Regent Street.

Estava eu com Jack (Bruce) atrás nos bastidores quando Chas Chandler, o baixista dos Animals, apareceu, acompanhado de um jovem negro americano chamado Jimi Hendrix.

Chas apresentou-no-lo e informou-nos de que Jimi era um guitarrista brilhante e que gostaria de tocar algumas músicas connosco.

Eu achei que ele parecia porreiro e que devia saber o que estava a fazer.

Começámos a falar de música e vi que gostava dos mesmos bluesmen que eu, por isso disse logo que sim.

Jack também parecia tranquilo, mas recordo-me que Ginger (Baker) se mostrou um pouco hostil.

A canção que Jimi queria tocar era de Howlin' Wolf e intitulava-se "Killing Floor". Lembro-me de pensar que era incrível que soubesse tocar aquilo, pois era difícil de acertar. Claro que Jimi a tocou eaxactamente como ela devia ser tocada e deixou-me completamente siderado.

Ao tocar com uma banda pela primeira vez, a maior parte dos músicos tenta conter-se, mas Jimi dava tudo. Tocou guitarra com os dentes, por detrás da cabeça, deitado no chão, a fazer a espargata, enfim, o número completo.

Era assombroso, mesmo musicalmente, não era só pirotecnia.

in "Autobiografia", Eric Clapton, Casa das Letras, 2008, págs 94 e 95

2 comentários:

blog disse...

Já são tantas as colaborações do Eric Clapton que se impõe a inclusão de uma etiqueta "Autobiografia Eric Clapton" :)

Assim poder-se-ia - a todo o momento - ler um resumo do livro do GOD sem pagar "royalties" :)

Anónimo disse...

Jimi Hendrix, a par de Miles Davis, Chalie Parker e de Frank Zappa, foi um dos músicos mais inovadores de todos os tempos, sendo o símbolo dos anos 60 por excelência.Hendrix.Jimi Hendrix, liricamente o mais fluente que Clapton, e mais influente do que qualquer outros guitarristas. Em traços gerais, e digo-o sem qualquer tipo de hesitação, Jimi é o melhor. De todo o sempre e para sempre.
Hendrix teve uma carreira curtíssima. Contudo, e apenas nesse espaço de tempo reduzido, fez o que os outros não fazem com décadas em cima, ou em toda a vida.

JIMI HENDRIX=GÉNIO.
Grande abraço e parabéns pelo blog.