terça-feira, 8 de julho de 2008

PETE BEST FALA DO PRINCÍPIO


"The True Beginnings", Roag Best com Pete e Rory Best, Screenpress Publishing, 2002, £25

Este é um bem interessante e documentado livro sobre os primórdios dos Beatles em Liverpool, da autoria da família Pete Best.

13 comentários:

paulo disse...

Não sei explicitar o motivo, mas sempre achei este período da história dos Beatles (pré-Love Me Do) um bocadinho aborrecido...

Camilo disse...

Em que CD dos BEATLES posso encontrar a música:
"Mister Moonlight"?
Cumprimentos.

Camilo disse...

E...
O DANIEL BACELAR tem gravado as suas DUAS PRIMEIRAS músicas num CD?
Agradeço -pf- que me informem.

ié-ié disse...

"Mr. Moonlight" está originalmente no álbum "Beatles For Sale", mas também pode encontrar uma versão ao vivo nas gravações de Hamburgo e uma versão alternativa no primeiro volume da Antologia.

Quanto aos CDs de Daniel Bacelar, prefiro que seja ele a responder. Ficam ambos mais satisfeitos!

LT

paulo disse...

camilo, a que "DUAS PRIMEIRAS músicas" se refere?

Quanto ao Mr. Moonlight, aconselho a compra do álbum Beatles For Sale (de 64), onde está a versão oficial, que deverá complementar com a compra do cd duplo Anthology 1, muito engraçado porque tem lá o John Lennon a ensaiar o grito inicial do tema em questão:

Mis-te-e-e-e-Moo-oon-light!!!
:-)
Fab!

paulo disse...

agora não resisti e tive que ir ouvir o Mr Moonlight 3 vezes seguidas!

filhote disse...

"Mr. Moonlight" é das poucas versões dos Beatles de que não gosto particularmente. Embora a interpretação de Lennon seja bastante visceral...

Sempre me pareceu que a versão de "Mr. Moonlight" soa desajustada no alinhamento de "Beatles for Sale". Demasiado "retro". Fosse a canção incluida no LP "Please Please Me", ombreando com "A Taste of Honey", por exemplo, e a legitimidade seria outra.

Enfim, sei que "Beatles for Sale" foi gravado à pressa para satisfazer o insaciável mercado POP de então, nas escassas horas vagas dos loucos shows da Beatlemania. Por isso, os Fab Four recorreram a velhos números do repertório de Hamburgo e da Cavern.

"Beatles for Sale" é um belíssimo LP. Mesmo assim. Destaco as 3 canções de abertura. Geniais. "No Reply", "I'm a Looser", e "Baby's in Black"!

paulo disse...

Só mesmo os Beatles conseguiam 2 álbuns por ano (cada álbum com 14 temas!), mais uns singles com temas que não apareciam nos álbuns, mais ep's, mais aquelas digressões com um concerto à tarde e outro à noite, mais tv's, mais rádios, mais...

Por isso, nada nem minguém se lhes compara em qualidade e quantidade!

Camilo disse...

Paulo,
Obrigadinho... pela capa do disco.
Parece que regressei a... 1967(!!!)
Ano em que ouvi, pela 1ª vez, a versão "Mister Moonlight" e adorei, principalmente o grito que o Paulo refere:" Mistéééééééééér Mooooonnnnlght.
É a capa do disco que adquiri, igualzinho.
Sábado, lá vou (de roda batida)à FNAC, de Cascais, vasculhar tudo!
Quanto ao DANIEL BACELAR,procuro as suas duas primeiras canções:
"NUNCA" e
"SOU LOUCO"... a capa já a vi neste BLOGUE.
Há anos, o Luís Arriaga tinha um programa na RR, ("Sargº Pimenta") e, numa noite, apresentou estas canções com o Daniel Bacelar em estúdio. Não consegui entrar em directo. No dia seguinte, o próprio LA disse-me: "o disco é difícil de adquirir, eles trouxeram uma gravação".
Há canções que "nos" acompanham pela vida fora.
Canções que nos relacionam com um momento vivido.
Um facto.Inesquecível!
Veja lá, Paulo, quando, no final do ano de 1962 (!)... depois de uma "tampa" a uma miúda... a gente ouve, num domingo à tarde, naqueles (tão em voga)"Programas de Ofertas Musicais"... ou "Discos Pedidos"...uma dedicatória para o "camilo" da "Fulaninha de tal" e... quem canta?

DANIEL BACELAR..."Nunca me deixe... não, não partas assim... ..." Caro Paulo, recordar é -mesmo- viver.
E, este BLOGUE, tem-me proporcionado momentos que só eu sei dar valor.
Vejo -aliás- revejo capas de discos que me arrebatam.

paulo disse...

Caro Camilo, obrigado pelos seus comentários!

Os louros - quer pela capa do Mr. Moonlight, quer pelo excelente espaço de bloguice - são para o nosso Mr. IÉ-IÉ!

Camilo disse...

Pois então...
Lonnnnnnnga vida ao "Mr. IÉ-IÉ".

Thaypan disse...

Vcs sabem q os Merseybeats e os Hollies,também gravaram o Mr. Moonlight?Havia sido gravado inicialmente pelo Piano Red, no lado B do single "Dr. Feelgood and the Interns", em 1962.Penso q o tema fazia parte do set dos Beatles no Star Café de Hambourg.Acidentalmente perdi o rasto (alguém mo "pinou") ao single do Piano Red, q me custou 8 dolares, numa loja de discos da Canal Street em NYC.Nesse dia comprei igualmente o original??? 45 rpm do Sam & The Pharaoes, Woolly Boolly, em capa branca, q eles usavam nos discos promo, q davam ás rádios para rodar...esse ainda o tenho.Tenho os meus vinis (45 & 33) todos nuns malotes de ferro.Quando for abrir esse malotes, convido-os a todos...teem q trazer as cervejas...

Thaypan disse...

Sigam este link...e divirtam-se
http://www.youtube.com/watch?v=0DkfeL2Rt8c