quinta-feira, 8 de maio de 2008

1º EP DOS TITÃS (1963)


ORFEU - ATEP 6073 - 1963

Vira da Nazaré (arranjo de Fernando Costa Pereira) - Canção da Beira Baixa (arranjo de Fernando Costa Pereira) - O Timpanas (F. Freitas/arranjo de Fernando Costa Pereira) - Menino de Oiro (José Afonso/arranjo de Fernando Costa Pereira)

Na capa do disco, da esquerda para a direita, João Lourival (bateria), António Braga (viola-baixo), já falecido, Alfredo Barros (viola-ritmo) e Fernando Costa Pereira (viola-solo).

11 comentários:

Jack Kerouac disse...

Do Porto acho que eram os Tártaros, não era ? estes também eram ?

ié-ié disse...

Não sei porquê, mas tenho a ideia de que os Titãs são de Matosinhos.

LT

DANIEL BACELAR disse...

Caro Paulo e Luis
Que eles eram do Norte não tenho dúvida nenhuma,pois nunca mais me esqueci deste grupo depois de os ver concorrer no antigo Cinema Roma (hoje Forum Lisboa) no "Concurso tipo SHADOWS" onde eu e "os GENTLEMEN" também concorremos.
Depois de ter assistido á sua brilhante actuação e de nas diversas noitrs já terem actuado os principais grupos,virei-me para a rapaziada e disse.
Malta,isto está no papo,estes gajos já ganharam isto.
Como estava enganado!!!!!!
Esqueci-me que estava em Portugal que sempre teve uma grande dificuldade em aceitar tudo o que é original.
Se nunca ouviram os Titãs,ouçam,e façam-lhes a justiça que sempre mereceram , não só pelas suas adaptações de temas populares portugueses mas o som caracteristico das suas guitarras absolutamente original e genial.
Claro que não ganharam!!!
Eram bons demais.
Falando mal e depressa,"fôram autênticas pérolas a porcos" e é uma pena,pois foi mais uma oportunidade perdida,coisa a que se diga de passagem,nos temos habituado.
Ouçam-nos e verão que assim como "SHADOWS" só há uns "OS TITÃS"igualmente,são inconfundiveis.
Tiveram só o azar de aparecer no sitio errado!!!
O COSTUME!!!!

Paulo Braga disse...

Olá
Sim eram de Matosinhos e concordo com o último comentário: Tiveram só o azar de aparecer no sítio errado!
Sou filho do guitarra baixo, o Braga, que infelizmente já cá não está há uns anos. o Alfredo Barros ainda o vejo de vez em quando assim como o João Lourival que está na Rádio Clube de Matosinhos.
Por incrível que pareça não tenho a discografia completa de "Os Titãs" pelo que se alguém tiver EP's, recortes de jornal, bilhetes, etc, estaria interessado em que me contactassem. Obrigado!
Mas realmente muito há para contar acerca da curta mas extonteante carreira do grupo. Optaram essencialmente pela língua portuguesa porque era o que lhes era permitido, isto é se quisessem alguma promoção! Nunca lhes foi dada grande liberdade para sairem do país e tentarem alargar o sucesso alcançado no país.
Entretanto se alguém quiser receber em mp3 o que tenho, terei todo o gosto em enviar.
Abraços
Paulo Braga

ié-ié disse...

Amigo Paulo:

Não quererá enviar-me o seu email para luistita@gmail.com ?

Obrigado!

LT

Anónimo disse...

Ola Paulo Braga.

Sou o João Lourival (filho), li com atenção o seu comentário e gostava de ter as musicas dos Titãs em mp3 se me puder facultar, eu tenho um album de recortes de jornais e fotos da vida deles que presumo ser inédito e tambem lhe podia enviar algum material. Eles foram mesmo bons, pena foi em que os tempos eram outros, se fosse agora...ai ai. Um grande abraço do Lourival (filho). O meu mail é jpslourival@hotmail.com

Anónimo disse...

Nao conhecia. Pensei que se tratava da banda brasileira.
JOAO LENNON

António Amaral disse...

Só mais uma achega sobre este conjunto. Trabalhei nos estúdios da Rádio-Renascença do Porto e ainda me recordo que foram lá e para se conseguir gravar, dada a falta de um estúdio grande, o Fernando Rangel distribuiu cada um por uma cabine ou divisão separadas, e assim, com ajuda de auscultadores, lá conseguiu registar a atuação. O Fernando Rangel mais tarde fundou um estúdio de gravações, que ainda perdura dirigido pelo seu filho, em S.Mamede de Infesta, salvo erro.

ié-ié disse...

obrigado pela informação relevante!

Diamantino Santos disse...

Foi no dia 27 de Fevereiro de 1965 que os convidámos para tocar no Chá Dançante da então Escola Industrial e Comercial Brotero. Devido a um vendaval que ocorreu nessa noite, chegaram atrasados. Como tínhamos outro conjunto convidado, foi actuando. Porém, quando começaram a tocar, "arrasaram". Eu fiz parte da comissão de finalistas do Chá Dançante. Mesmo 55 anos depois, é bom recordar! Um abraço

Anónimo disse...

Tártaros surgiram depois. Os Titãs eram de Matosinhos