terça-feira, 5 de janeiro de 2010

YOU REALLY GOT ME


RK RECORDS - RK 1027

You Really Got Me - All Day And All Of The Night

19 comentários:

filhote disse...

Duas canções de charneira!

(este eu sei que veio do Mr. Galamas...)

Anónimo disse...

Van Halen
Stranglers

ié-ié disse...

E para lá voltou... ou quase!

LT

JC disse...

Direi mais, Filhote: essenciais, indispensáveis, notáveis, fantásticas e outros adjectivos que ´se arranjem por aí. Já agora, LT, que edição é esta?

filhote disse...

É uma reedição dos anos 80 (ou 70?), prensada, julgo eu, pela Konk dos manos Davies.

Cruz disse...

"You Really got me" foi gravada pelos Van Halen em 1978

A versão dos Stranglers de "All Day And All Of The Night" alcançou a 7º posição em Inglaterra em Janeiro de 1988 (o original foi nº 2 em Outubro de 1964)

ié-ié disse...

O disco é omisso, mas o seu proprietário já respondeu...

LT

Rato disse...

Nunca gostei de "You Really Got Me", sempre achei estridente em demasia. Felizmente que os Kinks fariam coisas muito melhores e melódicas.

ié-ié disse...

Por isso é que dizem que "You Really Got Me" é a primeira canção "heavy".

LT

Jack Kerouac disse...

Costuma dizer isso mais do "Helter Skelter", o "You really got me" é mais referido como primeira canção punk.

ié-ié disse...

"Helter Skelter" é outra história!

LT

filhote disse...

Jack, estás a fazer confusão.

Os jornalistas ingleses consideram "My Generation" a primeira canção Punk, e "You Really Got Me" a precursora do Heavy Metal. Tem a ver principalmente com o Riff de guitarra de "You Really Got Me" e não propriamente com o peso sonoro da gravação. Aliás, não foi por acaso que os Van Halen a gravaram...

"Helter Skelter" é Heavy Metal, obviamente. Grande Macca! Porém, 3 anos mais tarde, numa época em que já existiam Small Faces (I Need Loving!), Love (7 and 7 is!!!) Jimi Hendrix... de qualquer forma, trata-se de uma canção genial e de charneira, pelo menos para mim.

Rato disse...

Essa mania de etiquetar a música...
Quando "Helter Skelter" saíu, em Novembro de 1968, nem sequer se conhecia a designação "Heavy Metal", que só apareceria em meados dos anos 70. Na altura apenas o "Hard Rock" iniciava timidamente os primeiros passos com bandas como os Deep Purple ou os Black Sabbath.

filhote disse...

Os Deep Purple, sim, mas os Sabath só chegam ao público em 1969. E, como sabem, nos anos 60 cada ano significava uma "revolução"...

O termo Heavy Metal é criado, por jornalistas, justamente em 1969 aquando das estreias fonográficas dos Sabath e dos Zeppelin.

Concordo com o Rato. Estas catalogações sonoras valem o que valem.

Jack Kerouac disse...

The History Of Punk - Made In England: The Who, Yardbirds, Kinks ... - [ Traduzir esta página ]We can't leave out The Kinks not least for their contribution to the sound of punk with You Really Got Me (audio clip) and All Day And All Of The Night or ...

ié-ié disse...

Vocês sabem a história, mas eu repito-a: Paul McCartney ficou "picado" quando Pete Townshend disse que "I Can See For Miles" era a música mais "barulhenta" do rock. Compôs então "Helter Skelter" para a ultrapassar.

"You Really Got Me" é commumente aceite como o primeiro "heavy".

Estou basicamente de acordo que as categorizações são uma p*, mas a nossa vida seria bem mais infeliz sem elas...

LT

Rato disse...

Continuo na minha: no final dos anos 60, princípio dos 70, ninguém sabia o que era "heavy metal". Todo o som da "pesada" era chamado de "hard rock"

ié-ié disse...

Claro que não havia "heavy", sabe-se isso, mas tal não significa que, quando houve "heavy", não tivessem ido buscar o "You Really Got Me" como primeiro "exemplo". Não vejo nisso contradição.

LT

filhote disse...

Jack: obviamente, encontrarás dezenas de livros, e outras fontes, a catalogar "You Really Got Me" como canção pioneira do "movimento Punk". O que não quer dizer que essas fontes estejam correctas... por essa ordem de ideias, os Rolling Stones ainda são mais Punk... "Get Off of My Cloud", "She Said Yeah", etc, etc...

E é verdade que os punks ingleses e americanos gostavam dos Kinks e não toleravam, por exemplo, The Who, Beatles e Stones. E o movimento Grunge, nascido em Seattle, também venerava os Kinks. Porém, tudo isto por outra razões (os Kinks nem são particularmente "pesados"). Tudo isto por que os Kinks foram uma banda que NUNCA se comprometeu com nada nem ninguém.

Yardbirds, Punk? Desde quando?????

Se quisermos ser artisticamente rigorosos, quanto à forma e conteúdo, genuínos pioneiros Punk são The Stooges, MC 5, New York Dolls, Music Machine... é mais por aí... e na generalidade, bandas americanas... sendo "My Generation" uma das excepções...

Abraço!