terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PRAZERES QUE MATAM 09


Em Março de 2004 entrava em vigor na Irlanda a lei antitabagista mais restritiva do mundo, ao ponto de as empresas poderem abrir concursos para empregos e eliminar os fumadores: “se for fumador, não se incomode em responder”.

Uma euro-deputada britânica questionou a Comissão Europeia àcerca da legitimidade de um anúncio deste género, manifestando a ideia de que o anúncio violava as leis europeias. O comissariado europeu do Emprego e Assuntos Sociais respondeu que não:

A legislação anti-discriminação europeia proíbe a discriminação do emprego e noutras áreas com base na raça ou etnia, numa deficiência, na idade, na orientação sexual na religião ou crenças.

O director da empresa que colocou o anúncio justificou o mesmo dizendo que os fumadores são anti-sociais e têm muitas baixas médicas. Mesmo que as pessoas façam uma pausa para fumar, quando voltam ao seu lugar tresandam a tabaco.

Mais tarde, a Comissão Europeia reconhecia: o facto de a legislação comunitária não incluir a não discriminação de fumadores não significa que a Comissão veja esta discriminição como legítima. As pessoas devem ser contratadas com base nas suas competências e qualificações.

Cinco paginadores da Impala receberam ontem uma nota de despedimento. Fumadores, todos eles, os cinco profissionais garantem que o “curto intervalo” que faziam “a meio da manhã e da tarde” para poderem ir à rua fumar (porque não podem fazê-lo dentro do edifício) foi a causa do seu despedimento.

Diário de Notícias”, 25 de Maio de 2006

Processos disciplinares abertos nas empresas contra fumadores duplicaram no último mês. Um responsável da Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas adiantou que o principal motivo para estes despedimentos “são as dificuldades financeiras que as empresas estão a atravessar e a necessidade de aliviar custos, ou despedir pessoas de quem não gostam.”

“Público”, 29 de Junho de 2006

Colaboração de Gin-Tonic

5 comentários:

josé disse...

Cá está ele. O maço de finais dos anos setenta e que custava 14 paus.
Em poucos meses de 1978 passou para os 21 paus. Caro comó caraças.

E já ia no maço e meio por dia...

gin-tonic disse...

O "Kart", com o mesmo "design", também se apresentava na versão "Extra-Longo", ao preço de
16$50.

Abel Rosa disse...

Kart....Quilometros de Prazer!

etarra disse...

eram oferecidos nas provas de karting em pack de 3.

Anónimo disse...

Não se deve descriminar, é um vicio do caraças.

Tenho pena que faça mal, há tanta coisa que faz mal, e toleramos, como aturar os políticos, e a demagogia.

Bem fumar é uma lotaria.

Deixei de jogar há um ano, mas respeito totalmente os fumadores.