terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

GABRIEL CARDOSO


ALVORADA - EP-60-1276 - 1971

Estrada Minha Verdade (Álvaro João Sobreda/José Cid) - Maria Bela (M. Paião/Eduardo Damas) - Por Causa De Ti Flores Eu Colhi (Manuel Ferreira/Pedro Osório) - Partiu Meu Bem (Nóbrega e Sousa/JP Gonçalves)

Orquestra de Pedro Osório.

Rei da Rádio 1970, Gabriel Cardoso organizou com o programa "Despertar Às 7 E Meia", no Rádio Renascença, de Fernando de Almeida, um concurso de poemas para canções de que saiu vencedor Álvaro João Sobreda com esta "Estrada Minha Verdade", musicada por José Cid.

A Menção Honrosa foi Manuela Ferreira ("Por Causa De Ti Flores Eu Colhi").

12 comentários:

Karocha disse...

Que é feito dele?!!!

bissaide disse...

Karocha: Gabriel Cardoso morreu em 2000.

Karocha disse...

Não sabia.
Em 2000 eu andava a sair do meu inferno,não fazia a mínima ideia!
Peço desculpa pela pergunta disparatada :-(

bissaide disse...

Não será disparatada. Não me recordo, aliás, de grandes notícias à volta da morte deste cantor que, em finais dos anos 60 e princípios dos 70, rivalizava com Marco Paulo nas preferências de algumas fãs de então.

Anónimo disse...

Não tinha muito jeito, é certo, para escolher as camisas ou as letras das músicas, porém, era presença obrigatória nos programas da TV tipo "Domingo à Noite", e nos discos pedidos da rádio, onde pontuava o seu maior êxito, logo após a frase obrigatória tipo "Em cada casa uma cozinha, em cada cozinha um ..."Festival de Amor".

Alegrou muita gente, sobretudo aquelas que liam a Crónica Feminina e as fotonovelas da Corin Tellado ( estas os rapazes usavam para outras finalidades sobretudo quando o respectivo fotógrafo dava planos mais indiscretos das eternas e omnipresentes beldades)

Por favor Gabriel, lá do assento etéreo onde subiste manda alguma inspiração ao teu ex-rival Marco, nem que seja a troco de uma Nespresso.

Uma singela homenagem.
R.I.P.

JR

Anónimo disse...

Também não consta da "enciclopédia".

ié-ié disse...

Gabriel Cardoso morreu no dia 08 de Fevereiro de 2000, vítima de sida, como então veio em todos os jornais. Tinha 56 anos.

LT

Unknown disse...

O k tem então a enciclopédia? Páginas em branco?

António

Unknown disse...

foi na travessa da rabicha que adoeceu?

O Fantasma da Ópera disse...

Por acaso até era um gajo porreiro, e um grande pé a cantar.

Marco disse...

O meu pai foi técnico de som dele, sei que o meu pai fartou-se de viajar com ele e quanto às cantigas só tenho a dizer bem...mas como meu pai já faleceu em 1999 nada mais posso dizer, apenas vou fazer um página no facebook dedicada a ele com algum material que encontrar, já que a última vez que o vi foi em 1998 em frente ao Él Corte Inglés...sei que tem um irmão na Madeira mas não sei o nome. Um bem haja para o Rei da Radio dos anos 70...!

Anónimo disse...

Para mim foi o maior artista de sempre da musica portuguesa . O maior do seu tempo foi com grande magoa que o vi partir ..o que e feito da sua irma tambem artista Cecilia Cardoso ? Sempre acompanhei a carreira dos dois -- Uma fa com muita saudade