quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OTHER VOICES, OTHER ROOMS…


Há uns tempos atrás, a propósito das melhores da primeira década deste século, andámos por aqui a falar de outras músicas… Por isso me lembrei, agora, de vos trazer hoje esta colectânea “Folk & Proud”, publicada em 2008, que navega nas águas do que se convencionou chamar “modern Folk”.

Mas antes de ir mais longe, uma explicação prévia: como forma de espetar os cornos no destino da minha ignorância da música que se vai fazendo nos dias de hoje, e como não tenho lá muita confiança na dita “Crítica”, adoptei a estratégia de comprar, de vez em quando, uma colectânea de intérpretes que, na esmagadora maioria dos casos, nunca tenha ouvido falar nos dias da minha vida. A ideia é apenas uma: descobrir novos nomes a quem reconheça algum interesse. Se tal acontecer, o passo seguinte é sempre o mesmo: ir à Amazon ver o que por lá há de CDs e encomendar “às cegas”.

A compra desta colectânea inseriu-se, portanto, nessa estratégia de caça ao tesouro, que me tem feito apanhar valentes barretaças, mas também tem sido responsável por excelentes revelações…

Dos 28 intérpretes aqui representados, conheço e tenho discos de Devendra Banhart, Rufus Wainwright, Moriarty, Alela Diane, Laura Veirs e Belle and Sebastian.

E já tinha ouvido falar, embora sem nada conhecer, de José Gonzalez e Andrew Bird.

O que significa que dos restantes 20 nunca tinha ouvido falar antes… Conhecem Vªs Exªas, por acaso, nomes tais como os de Vandaveer, Cocoon, Adam Green, Calc, Rilo Kiley, Jon Brion, Girls in Hawaii, Brisa Roché, Jude, Great Lake Swimmers, Midlake, Luke Temple, Cyann & Ben, Marie Modiano, The Innocente Mission, …? Pois eu não…

É gente que canta em inglês e vem da América do Norte, Canadá, França, Suécia, Holanda, Bélgica, e Escócia. E que belas músicas eles têm aqui representadas neste CD, o que faz dele o melhor que comprei, nos últimos anos, neste tipo de música. Certamente, com muito mais ainda por desbravar nos próximos tempos…

Como alguém que gosta de Folk Music há muitos, muitos anos, sinto-me orgulhoso destas raparigas e destes rapazes, que levam a muito bom porto a sua missão de “keepers of the flame”…

Um último aviso à navegação: não é nada aconselhável a quem não gostar de “home made music”…

Colaboração de Luís Mira

11 comentários:

Abel Rosa disse...

Boa Tarde ao auditório, só para partilhar que dos nomes que o Luis Mira aponta, estes valem a pena:

Adam Green, Rilo Kiley,

Um prazer

Abel Rosa disse...

DESCULPAS....sou eu outra vez.....esqueci os MIDLAKE talvez os melhores exemplares presentes um assombro.

Unknown disse...

Acho uma excelente ideia dar a conhecer novos grupos e cantores da area da folk e country.
Os Great Lake Swimmer têm dois excelentes Albuns "Ongiara e Lost Changes" Posso ainda indicar varios nomes que valem a pena serem ouvidos:
Greyhound Soul
Greg Brown
Gougers
Fred Eaglesmith
Folk Implosion
David Olney
Cross Canadian Ragweed
Cat Power - (tem uma vesão expetacular de Crawling King Snake de John Lee Hooker)
Brian Burns
Bonnie 'Prince' Billy
Bill Morrissey
Bill Deasy
Beth Orton
Snake Farm (de Anna Domino)
Be Good Tanias
Bastard Sons Of Johnny Cash
Amos Garret
Adam Carrol
16 Horse Powers

Os nomes que indico andam na area da folk e country

Estes são apenas alguns de tenho na memoria, mas ha mais, muitos mais.Se estiverem interessados posso indicar mais

Unknown disse...

Ié Ié, de vez enquanto vou lembrar aqui uns nomes que possam estar aí esquecidos e que vale apena comentar; por exemplo: Os love, acho que seria justo uma palavrinha, de certeza que os colaboradores habituais do blog terão informações.

Luis Mira disse...

Obrigado pelas referências, Humberto. Uns conheço, outros não... E alguns já são até bem antigos, como é o caso de Greg Brown ou Bonnie Prince Billy (ou Bill Oldham, ou Palace Music, ou Palace Brothers...)...

Mas lanço-lhe, daqui, um repto: em vez de fazer listagens exaustivas de nomes, sempre interessantes mas que nunca nos irão dar a possibilidade de "ir a todas", escolha vocé próprio os discos que sejam, para si, mais interessantes (o critério, mesmo que subjectivo, será sempre o seu...) e espete aqui a capa com os seus comentários.

O proprietário deste blogue não lhe fechará, certamente, a porta, e todos nós ficaremos, seguramente, a ganhar...

E poderá muito bem começar com os Love de "Forever Changes"...

Unknown disse...

Luis, em breve vou prenunciar-me sobre o repto que me faz.(estou a ouvir os Love - Forever changes são discos que não oiço há muito)

Cruz disse...

Gosto muito de um tema (bem humorado) de Adam Green intitulado "Jessica Simpson" (dedicado à cantora do mesmo nome)

Cruz disse...

Também já conhecia (um ou dois temas no youtube) dos Rilo Kiley

Do wikipedia (brasil)

Rilo Kiley é uma banda estado-unidense de rock formada em Los Angeles em 1998 pelos ex-actores mirins Jenny Lewis e Blake Sennett.

E também já vi um videoclip (no programa "Nos queda la musica" da Tele Madrid sat) de Jenny Lewis + The Watson Twins

Unknown disse...

Luis Mira, amanhã irei dizer qualquer coisa sobre os LOVE, como sabe escrever não está ao alcance de qualquer pessoa.Irei fazer o melhor.
Voce escolheu logo um disco dos love que é uma obra prima, um dos melhores álbum de sempre.
Como mando a capa e o artigo???

Luis Mira disse...

Óptimo! Força nisso...

Eu não mando nada nesta Loja, mas penso que deverá enviar tudo, devidamente formatado, para o "e.mail" do nosso Amigo Ié-Ié. Eu tenho ideia que ele já o deu...

ié-ié disse...

Toda a gente manda neste blogue, mas eu é que tenho a última palavra, eheheh.

A sugestão do Luís Mira é fantástica e eu cá fico à espera das contribuições do Humberto.

Do Humberto e de quem mais queira participar com este espírito.

LT