quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SOMETHING IN THE WAY SHE MOVES…


Não sei se já vos aconteceu, mas a mim sucede-me com alguma frequência…

Comprar um disco “às cegas”, sem nada saber do seu autor, dos seus intérpretes ou do seu produtor, única e simplesmente porque na capa alguma coisa me atraiu, fatalmente…

A primeira vez que me lembro de o ter feito, pouco mais que adolescente era, foi com a Olívia Newton-John molhadinha e pendurada à beira de uma piscina. Já não me lembro bem, mas é provável que só tenha ouvido esse disco uma única vez…

À partida, são os discos mais “puros” que alguma vez poderemos desejar comprar. Vermos uma imagem e idealizarmos um som, sem sabermos muito bem o que este seja… Os nossos ouvidos, já tão sobrecarregados, estão absolutamente convencidos de que vão encontrar, aí, o “som definitivo”…

A maior parte das vezes desiludimo-nos, mas pouco importa. Levantamos a cabeça e seguimos em frente, com um sorriso no rosto, como a Cabiria das noites do Fellini. O importante na vida é a procura, e não a chegada… E pelo sonho é que vamos, como dizia o Poeta…

A última vez que me deu para isso foi com esta pequena, de quem nunca antes tinha ouvido falar.… Disco irregular, mas não de todo desprezível. E comovente fotografia…

PS: Mas a história não fica por aqui…

Sendo eu um consumidor compulsivo na Amazon, E.Bay e outras lojecas “on line”, deu-me, nos últimos tempos, para comprar coisas em “segunda mão”. Quando não tenho muito bem a certeza do que vou comprar, é certo e sabido que, se for possível, saltará usado. Nunca tinha tido, até agora, razão de queixa em relação à qualidade, é bastante mais barato e, quase sempre, chega a minha casa mais depressa.

Foi isso mesmo que agora fiz com este disco da Gemma Hayes, cuja capa me enfeitiçou… Mas, azar dos diabos! O disco chegou-me dentro de uma embalagem de CD, mas …….. sem capa! O sacana que o vendeu quis ver-se livro do disco, mas não da capa…!!!

E o que aqui vêm é gamado na Amazon, e não um “scaner” original.

Colaboração de Luís Mira

6 comentários:

gin-tonic disse...

História curiosa, Luís Mira.
Provavelmente sem direito a livro de reclamações.
O Torga dizia, mais ou menos, que importante é o partir, não o chegar.

gps disse...

A Gemma Hayes foi nomeada para o Mercury Prize em 2003

Luis Mira disse...

Pois é Gin-Tonic...

Confesso, gps, que o nome desta rapariga não me dizia rigorosamente nada. Talvez até já o tivesse lido, mas nunca houve nada que me tivesse levado a fixá-lo. Quando vi a fotografia, maginei assim uma espécie de Marianne Faifhful da primeira fase, acompanhada pelos passarinhos da Virginia Astley...!

andr* disse...

Pensava que era a Gemma Atkinson, ex-namorada do Cristiano Ronaldo, que tinha lançado um disco. Com a referência ao Mercury Prize percebi que estava equivocado.

Edward Soja disse...

Amigo Luís,

o amigo queria ter escrito "E o que aqui vêem" (de ver, olhar) e não E o que aqui vêm" (de vir).

Abraço.

Luis Mira disse...

Malandrice, Eduardo F.!
Um abraço.