quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

"PRIMEIRO" ÁLBUM DE ROBERTO CARLOS


CBS - 9 464225 - edição brasileira (1963) - reedição em CD (2004)

Parei Na Contramão - Quero Me Casar Contigo - Splish Splash - Só Por Amor - Na Lua Não Há - É Preciso Ser Assim - Onde Anda O Meu Amor - Nunca Mais Te Deixarei - Professor De Amor - Baby Meu Bem - Oração De Um Triste - Relembrando Malena

Algumas notas interessantes:

- na canção "Splish Splash", um original de Bobby Darin, com versão de Erasmo Carlos, Roberto Carlos é acompanhado por Renato e seus Blue Caps;

- nas canções "Parei Na Contramão", "Na Lua Não Há" e "Nunca Mais Te Deixarei", Roberto Carlos é acompanhado pelos Angels;

- em todas as outras canções, RC teve à sua disposição uma orquestra dirigida por Astor.

A caixa "Anos 60" da coleção "Pra Sempre" reúne os álbuns lançados por Roberto Carlos entre 1963 e 1969, com minucioso trabalho de reedição.

Após um primeiro 78 rpm pela Polydor em 1959, Roberto Carlos chegou à Columbia no ano seguinte. Naquele tempo, o estúdio da companhia - instalado na Rua Visconde de Rio Branco, nº 53, próximo à Praça Tiradentes (centro do Rio de Janeiro) - gravava os 78 rpm em dois canais e os mixava em mono.

Todos os álbuns de Roberto Carlos nos anos 60 foram gravados em equipamento de três canais. Gravava-se em máquinas com fitas de 1/2 polegada, dividindo-se os instrumentos da harmonia em dois canais (esquerdo e direito) e guardava-se o terceiro canal (central) para baixo, bateria e solos instrumentais.

Na gravação das bases instrumentais, o vocal guia não era gravado e, aprovado o take final da base, o vocal era adicionado simultaneamente à cópia da fita de três canais para outra fita idêntica, com o(s) vocal(is) mixados ao canal central - à frente dos instrumentos lá constantes.

Aquela era a pré-mix, já equalizada, que daria origem à mixagem final estereofônica (2 canais) em tape padrão de 1/4 de polegada.

Por outro lado, a maior parte das tiragens dos LPs era prensada em mono.

Nos anos 60, eram poucos os toca-discos estereofônicos no país e ainda não existiam os discos estereofônicos "compatíveis" com equipamento mono.

A remasterização em 48 kHz/24 bits foi realizada a partir dos masters originais de 1/4 polegada do acervo da antiga CBS (atual Sony Music), com a engenharia de som sempre atentando para a sonoridade das raras prensagens estereofônicas dos anos 60.

Pela primeira vez, os CDs de Roberto Carlos com o material dos anos 60 traz fiel reprodução de capas e contracapas, com ficha técnica, letras e datas de gravação e lançamento de álbuns.

A coleção "Pra Sempre" busca nos originais do passado um presente para as futuras gerações - com o capricho de reedição que um artista eterno como Roberto Carlos há muito merecia.


Marcelo Fróes / Guto Graça Mello
Dezembro 2004

11 comentários:

daniel bacelar disse...

Ora aqui está um interessantissimo artigo sobre os primórdios do rock'n roll no Brasil,os seus "segredos "técnicos,aquelas gravações tão primárias mas con aquele "sonzinho" tão especial.etc.etc
Felizes dos Brasileiros que recordam esses pormenores desconhecidos do grande público.
Nós também temos as nossas histórias bem saborosas os grandes técnicos de um velho teatro Taborda a cair de pôdre faziam um estúdio de gravação para a VALENTIM DE cARVALHO onde o nosso querido Ribeiro (ainda vivo e a mexer felizmente fazia o possivel e o impossivel)não esquecendo Moreno Pinto,o rei das Ampex (velhos gravadores de estúdio)um verdadeiro "mago" que toda a gente dos anos 60 não esqueceu (também vivo felizmente e também ainda a mexer)
Tantas historias haveria para contar se as "sumidades" por detrás da feitura do programa "A MINHA GERAÇÃO" se dessem ao trabalho de lá levar esta gente.
Pois é,é a tal coisa,esta não é a geração deles,e como de costume nesta terra,as gerações dos outros QUE SE LIXE!!!!

Anónimo disse...

A grande desilusão que temos em Portugal é que os protagonistas da altura, tipo Daniel Bacelar, falam, falam, falam, mas não dizem nada!

Daqui lanço um repto a todos eles, designadamente ao Daniel Bacelar, que escrevam um texto histórico, documentado, rigoroso, sobre as suas experiências e que tentem publicá-lo, por exemplo, neste blogue.

Até pode ser que seja publicado...

António Rosa

Jack Kerouac disse...

E ainda estou admirado por não ter aparecido aqui o "Coimbra" do Roberto Carlos, uma boa versão com bons arranjos. E uma das minhas favoritas dele, e talvez das mais antigas "Aquele Beijo Que Te Dei".

Ao anónimo, se ler o blogue com atenção, verá que o Daniel Bacelar tem escrito vários textos, e vários comentários, onde vai contando a história e algumas estórias. Ele e outros, mas assim como não foi o Roberto Carlos que escreveu este artigo aqui postado, também não é ao Daniel que cabe tomar essas iniciativas. Até poderiam ser entendidas como pretensiosas, coisa que ele não é de todo. As produções dos progamas é que deveriam fazer os trabalhos de casa, e até são bem fáceis de fazer.

musicalissimo disse...

Sou também um incondicional do velho Roberto. Como poderei conseguir essa caixa ''Anos 60'' ?Haverá tal presente em Portugal ou devo recorrer ao Brasil ?

Karocha disse...

Ponha Demis também ié-ié :-)

Camilo disse...

..."O Leão(SCP)... está solto na rua,
Calamidade igual nunca vi...
Jamais terá problemas, de alimentação,
Se ele encontra o (Jack Kerouac)
por aí..."
...
E eu que pensava que tinha o primeiro 45 rpm do Roberto...
"Calhambeque";
"Quero que tudo vá para o Inferno".

Rato disse...

Julgo que a referida caixa do RC esgotou logo que saíu no Brasil. E, claro, nunca chegou a ser importada por quem deveria ter tido essa obrigação e como sempre anda a dormir na parada. Não, António Rosa, não me refiro ao Daniel Bacelar, obviamente. Por isso, agora só mesmo no Ebay. E com um bocadinho de sorte, pois julgo que não é artigo que as pessoas se desfaçam de ânimo leve.

daniel bacelar disse...

Caro Antonio Rosa
Não é meu costume impingir as minhas historias,muito menos por escrito,pois acho que um BLOG é para ser utilizado com msgs e opiniões rápidas de todo o género.
Nesta terra onde andamos todos de costas voltadas,o convivio e a conversa são coisas que se perderam,e estas trocas de informações são para serem feitas "ao vivo",pois só assim têm sentido.
Através deste BLOG criou-se um núcleo de amigos (talvêz uma cambada de "cromos" para alguns intelectuais da nossa praça)e temos os nossos almocitos e jantaritos onde aí,SIM,falamos de tudo,excepto politica o que é muito salutar,visto que o nosso negócio é música (como dizem os nossos irmãos brasileiros).
Caro Antonio,queres passar uns momentos agradáveis de amena cavaqueira (sem o CAVACO claro está,pois esse é mais "no comments")boa comida,preço baixo (não vamos ao Gambrinos pois somos todos da "classe remedeados" em vias de têsos)junta-te a nós,e então ficarás admirado das verdadeiras sumidades sobre a matéria que constituem o nosso grupo.tudo gente que respira música por todos os poros e que adora conviver com algum sentido.
Não é com a criticazinha balôfa "á portuguesa" que se constroi nada,( o resultado está á vista)é com uma troca de informações honesta sem exibicionismos mas com conhecimento
da matéria.
Estás a ver o meu ponto de vista sobre escrever lençóis nos Blogs????
Aqui está um exemplo,isto já está comprido como o caraças,e quase que não disse nada!!!!
Junta-te a nós,trás a tua mulher,namorada,amante,amigo (não somos esquisitos,mas Castelos Brancos é que não,por favôr!!!!)as nossas partenaires também alinham nas discussões destes malucos,mas acredita que nos divertimos muito.
Este convite é extensivo a todos aqueles de bôa vontade.

Um abraço

Daniel Bacelar

ié-ié disse...

O Kerouac deve andar muito distraído com os futebóis! O "Coimbra" foi o primeiro post de Roberto Carlos no dia 01 de Janeiro de 2008!

LT

Jack Kerouac disse...

E não é que foi mesmo !? Se calhar no dia 1 de Janeiro eu não estava em condições de ler esse post, mas nesse caso estou esclarecido. Mas não ando distraído com futebóis, embora o Leixões ande a dar luta, ando é no raio das compras de Natal, raio de invenção capitalista ! :)

Anónimo disse...

FALANDO EM REI, SÓ QUE O REI DO ENTRETENIMENTO: "VISITEM o YOUTUBE sessão TRAPINHAS e ASISTAM" O ULTIMO DESEJO DE BETO CARRERO; "VIRGINIA DE MAURO a LULLY"
O SONHO ETERNO AGORA REPRESENTADO NA ALMA DE UMA LINDA E TALENTOSA JOVEM.
YOUTUBE sessÃO TRAPINHAS
VIRGINIA DE MAURO afilhada de BETO CARRERO cumprindo a risca as vontades de BETO CARRERO com a AJUDA DE DEUS.
PARABENS PELO VOSSO BLO... vou divulgar