sábado, 13 de dezembro de 2008

O RATO E A LARANJADA


Fotografia de 1963 que mostra o Rato com 10 anos (trajado convenientemente à Mocidade Portuguesa - pena não ser a cores) a "publicitar" uma garrafa de laranjada da Reunidas (anterior à Fanta, que só apareceu uns anos mais tarde).

Em cima vêem-se as iniciais FCR (Fábrica Central Reunidas), depois o escudo português (!), "Refrigerantes Reunidas" e, finalmente, "Laranjada".

Cortesia de Rato Records

8 comentários:

Rato disse...

Não tenho a certeza se "FCR" significava "Fábrica de Cervejas Reunidas" ou "Fábrica Central Reunidas". Mas talvez o Carlos Santos se lembre.
A fotografia foi tirada com toda a certeza num sábado (era o dia da "Mocidade Portuguesa"), num jardim que na altura existia no começo da Rua da Guarda, no bairro da Malhangalene (estes pormenores só interessarão aos conterrâneios do Rato, claro).
Entretanto, e nem a propósito, saíu agora um livro da autoria do jornalista Joaquim Vieira, profusamente ilustrado. sobre a História da Mocidade Portuguesa (extinta, como se sabe, a 25 de Abril de 1974), que deve ter bastante interesse, pelo menos documental.
Na época em que esta fotografia foi tirada - 1963 - nós, putos, não tinhamos a mais pequena ideia de que aquela farda tinha uma conotação política. Pela minha parte detestava todo o ritual das marchas e saudações (por não entender muito bem para que é que aquilo servia) mas depois adorava os jogos e as brincadeiras que se seguiam.

ié-ié disse...

Ah! Ah! Bruxas! Estive com o livro ontem na mão...

LT

Unknown disse...

Prezado colega da Blogsféra,
Embora nunca comente, venho lendo os suas postagens, normalmente vocacionadas para a música e mais, à do "nosso" tempo. Parabéns. Vi algumas referencias suas à,eventualmente extinta, discográfica "Gallotone". Guiou-me a uma pista ao cantor português EDUARDO JAIME que nos anos 60/70,antes na Emissora Nacional, fez grande sucesso não só nas colonias portuguesas como, e em especial na Africa do Africa do Sul, onde foi o melhor entertainer em 1966. Possuo, já transformadas em CD os maiores exitos dele interpretados em quase todas as linguas: Alemão,francês,inglês, turco, espanhol, italiano, enfim um verdadeiro artista nacional que a maior parte dos portugueses nunca ouviram falar. Desde que sai do ultramar perdi a pista completa desse cantor. Caso queira alguma cópia dos Cds me avise. Abraços
Manoel Carlos
LIMIAO41

Rato disse...

Ó Manuel Carlos, isso nem se pergunta duas vezes. Aqui o Rato só conseguiu, em bom estado, meia dúzia de canções do Eduardo Jaime, e todas elas em português.
Para combinarmos isso melhor, não te importas de me enviar um email (jocama53@netcabo.pt)? Antecipadamente muito grato!
Luís: Foi também ontem que folheei o livro da MP. Mas não são bruxas, apenas coincidências lógicas: o livro saíu agora, temos a mesma curiosidade por essas coisas do passado, frequentamos bibliotecas assiduamente, e etc. e tal...

Carlos disse...

Jota,

Não tenho a certeza mas acho que era realmente Fábrica de Cervejas Reunidas, mas como digo, não tenho mesmo a certeza... Já guardei religiosamente esta tua foto!
Abraço,

Carlos

Carlos disse...

Olá Fonseca Lima,
Já agora, aqui está mais um interessado nessa compilação do Eduardo Jaime. Tal como o Rato, apenas tenho alguns temas dele. Se não te importas depois o Rato facultar-me-á uma cópia, pode ser ???
Obrigado antecipadamente.

Carlos

Anónimo disse...

Falta etiqueta "Rato Records"

Camilo disse...

Grande FARDA, "RATO"!
Igualzinha à minha, embora a minha fosse mais, como direi, ajustadinha ao corpo.
Mas... falta-te o bivaque, ou está, dobrado, no bolso?
"Lá vamos cantando e rindo,
Levados, levados sim,
P'la voz do som tremendo
Das tubas clamor sem fim..."
E... ainda... o da ACP:
"Brade ao vento a voz da terra..."
Jamais, "Rato", jamais colocarei na gaveta as minhas recordações!!!
Boas recordações, diga-se de passagem...