terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CARLOS DUARTE E OS BEATNICKS


Conjunto com embrião nos Corsários e posteriormente nos Inflexos e nos Impacto.

Colaboração de Carlos Santos

5 comentários:

Carlos disse...

Esta foto é cortesia do Carlos Alberto Silva baterista dos Corsários,Night Stars,AEC68,Inflexos e Impacto, hoje nos Sygma Band que toca no Casino da Figueira da Foz
(colçaboração de Zé Couto).

Carlos

Anónimo disse...

Caro Carlos Santos, gostaria de rectificar aqui que os Beatnicks não tiveram origem nos Corsários.
Os Corsários começaram em 1962/1963como Joe Mendes e os Corsários e tinham na sua formação o Hélder Matias (viola solo) e o Carlos Alberto (baterista),o Alexandre (viola Ritmo) e o Nelson Barbosa (viola baixo).

Em 1966 uns estudantes do Colégio Infante Sagres: o Carlos Nelson - vocalista, o Chico Pereira - viola baixo, o Belchior - viola solo, o Vitor Moreira - viola ritmo e filho do dono e director do tal colégio - o Padre Pires Moreira, que tinha um progarma no Rádio Clube de Moçambique chamado "5 minutos de espiritualidade" e por fim este vosso amigo Zé Couto - bateria, juntavam-se na Associação dos Antiogs Estudantes de Coimbra (em frente ao referido Colégio). Juntámo-nos umas três/quatro vezes até que houve alterações na formação do que viriam a ser Os Inflexos : o Vitor Moreira e o Zé Couto foram substituídos pelo teclista Jorge Montenegro e Saavedra na bateria, para além de entrar o Alexandre(viola ritmo) dos Corsários.
Mais tarde o Belchior e o Saavedra foram também substituídos respectivamente pelo Hélder Matias e pelo Carlos Alberto que vinham dos Corsários, e foi esta a formação que fez a gravação ,em 1969, do Ep dos Inflexos. O Carlos Alberto também já tinha tocado bateria nos ABC,Night Stars e AEC68.
Em 1967 formam-se os Beatnicks com o Carlos Duarte (vocalista),o Jorge Estrela (viola baixo), o Zeca (viola solo), o Ricardo (bateria) e o Sebastião (orgão).

Em 1968, da formação inicial dos Corsários só restava o Hélder Matias. O Joe Mendes já tinha sido substituído pelo Vitor Tomé como vocalista, que nessa altura sai dos Corsários e é substituído pelo Carlos Duarte.

Em 1969,pouco tempo após a gravação do referido E.P. dos Inflexos, o Carlos Nelson é substituído pelo Carlos Duarte e na mesma altura em que o Jorge Montenegro foi substituído pelo João Maurílio que vinha dos ABC e do AEC 68.
Como o Carlos Nelson ficou com o direito de utilização do nome dos Inflexos, esta última formação: Carlos Duarte (vocalista), João Maurílio (orgão), Hélder Matias (viola solo), Chico Pereira (viola baixo)e Carlos Alberto Silva(bateria) formaram os Impacto, que tocaram com extremo sucesso e qualidade na boite do Hotel de Girassol, entre 1969 e 1970.

O Carlos Nelson continuou com o nome Os Inflexos e com uma nova formação gravou em 1970 um single "Too Much To Proud"

Carlos disse...

Zé,

Tens toda a razão. Confusão minha e por acaso até já tinhamos conversado sobre isto há bem pouco tempo, mas como estas recordações são retiradas da memória e já lá vão uns anitos bons...já se vão perdendo alguns pormenores e fazem-se algumas confusões.
Obrigado e um abraço,

Carlos

Unknown disse...

Carlos,
Vejo haver uma certa confusão/mistura de datas e anos. Já agora, localizem com mais precisão alguns destes elementos que tb formaram os Diabólicos/Banda Diplomática, que actuavam no Zambi, em 69/70, lembram-se?
è o caso do Vitor Tomé e do Alexandre.
Abraço,
João Guilherme

Carlos disse...

Olá João,
Relativamente ao teu comentário, e quando te referes à confusão de datas, deves ter reparado que não referi quaisquer datas na minha colaboração, pelo que não poderei responder por isso.
Quanto à pesquisa de outros elementos das bandas citadas, já estou em campo a ver se descubro alguma coisa. Se surgir alguma novidade, comunicarei.
Abraço,

Carlos