segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PAI NATAL


Além de "Prémio Nobel de Escrita" deste blogue, Gin-Tonic, aka Hugo Santos, é o cozinheiro que o Guia Michelin gostaria de conhecer, mas que, felizmente para os amigos, nunca encontrou!

São umas 20H00 e o almoço só agora terminou. E só terminou agora, porque os netos têm uma força indomável!

Haviam de ver e, sobretudo, de saborear como deve ser: lombo de porco recheado manualmente com enchidos, arroz de ervilhas, batatas no forno com cebola e tempêro qb, castanhas cozidas com erva doce, aletria com limão e canela, tudo regado, obviamente, com o carinho da Aida.

Bom, só visto e... saboreado. O Paulo Bastos certamente não me deixará mentir...

15 comentários:

Jack Kerouac disse...

Nem poderia, além da arte de bem receber, também dominam a arte de bem cozinhar. De tal maneira que acho que só vou voltar a comer lá para 2009....além de mais uma vez se terem passado umas boas horas, que passaram a correr, e de se terem descoberto mais uns tesouros em vinil :)

filhote disse...

Que tesouros? Que tesouros?

ié-ié disse...

Vão aparecendo, vão aparecendo... É só estar com atenção.

LT

gin-tonic disse...

Não esperes nada, Filhote, só levaram "trash". São uma cambada de malandros. Vão-me dar cabo da sofrivel reputação que angariara. Um descalabro. Ainda tentei dizer que existe o outro lado da rua, Hank Williams, Tom Paxton, Tom Waits, mais uns quantos que dão repitação a uma pessoa, mas nem se dignaram saír do passeio. Com amigos destes!...
Um bom ano, Filhote!

JC disse...

Do comido já li. E do bebido? Falha imperdoável a sua não referência!

Jack Kerouac disse...

Do bebido sei que me soube bem, mas nem fixei o que era, nem isso tem grande importância. Sabe melhor um carrascão, que não era o caso, bebido em boa companhia, do que um Barca Velha bebido entre hipócritas.

gin-tonic disse...

Caro JC:
Do bebido contam-se 2 garrafas de "Monte Velho", colheita de 2006,
2 garrafas de "Santa Marta de Penaguião" também colheita de 2006.
Finalizou-se com com um Super Reserva Bruto 2003 "III Milénio", Quinta do Rol, trazido por Mr. "Ié-Ié", do tempo em que ainda estava no COPCON,
Sem punho erguido!
Daqui estou a ver o seu gesto de arrepiado. Mas que se pode esparar de quem um dia gostou da Gelu?
Um bom ano, se possível!

filhote disse...

Épá! Beberam que se fartaram!

Vou também beber à vossa saúde na passagem do ano.

Boas entradas Gin-Tonic, e até 2009!

Jack Kerouac disse...

Posso te dizer que o GPS é que levou a mota para casa. Eu fui a apreciar a paisagem...

JC disse...

Meu caro JK: a "piada" deve ser para mim. Pois devo confirmar que já bebi Barca Velha de várias colheitas, uns melhores do que outros, mas, devo dizer-lhe, Barca Velha não é nada que se beba entre hipócritas, c/ quem goste de carrascão ou tenha falta de memória para recordar tais momentos.
Gin-Tonic:
Mas "Monte Velho" é um vinho bem honesto!!!... Bem melhor do que a Gelu!!!
O Stª Marta e o espumante não conheço. Mas se o SLB for campeão em 2009 está tudo convidado (até o Filhote vem do Brasil!) para um espumante Aliança tinto, que foi com que comemorei o último título. Outra cor não poderia ser, claro!
Um excelente 2009 para todos!

filhote disse...

Convite aceite, JC!

Jack Kerouac disse...

JC mais uma vez está completamente enganado, não era piada nenhuma para ninguém, até porque não o conheço para fazer juízos de valor sobre a sua pessoa, e não caio no erro de os fazer por imaginação. Era e é uma afirmação em resposta á questão sobre ser uma falha imperdoávelnão falar sobre algo que ali não teve a menor importÂncia. Eu também já bebi Barca Velha, e Pêra Manca e outros, infelizmente sempre mal acompanhado, por isso volto a afirmar, o ideal seria juntar as duas coisas, mas a menos importante é mesmo a qualidade do que se bebe. Se entender o que disse muito bem, se achar que o que disse era dirigido a si, paciência, continuará enganado.

JC disse...

Pois, meu caro JK, o que eu contesto é não dar importância ao que se bebeu. Boa comida e bons amigos são inseparáveis de um bom vinho e este vai sempre melhor c/ bons amigos. Não se partilha um bom vinho com quem não temos amizade ou companheirismo. Não é assim? Comigo é! E tal como os bons amigos sempre nos acompanham, um bom vinho fica para sempre nas nossas memórias.Mais os momentos a ele associados, claro.
E, por favor, não compare Barca Velha (que tb já tem concorrentes) c/ Pera Manca. Este último é um "badge wine", para novos-ricos que de vinhos nada conhecem e querem dar nas vistas.
Cumprimentos

Jack Kerouac disse...

Eu comparo porque não sou conhecedor, nesse aspecto dos vinhos só conheço mesmo aquilo que qualquer um conhece quando tem que frequentar, ou tinha, certos meios, e pedir o óbvio. Tenho a noção de que o Barca Velha não é do campeonato do Pera Manca, mas penso que este não será mau, embora um conhecedor possa considerar que está sobrevalorizado. Eu por mim só me dei ao trabalho de fixar 3 ou 4, e optar por normalmente dar a escolher o vinho a outros. Só sei dizer se me sabe bem ou mal, não os distingo nem os sei identificar. Para mim um Esporão ou um Tapada de Coelheiros já são bons vinhos. E nenhum deles se chega sequer perto dos outros, nem do que os conhecedores apreciam. Mas quando não sei, não invento.

Cumprimentos

JC disse...

Não sou um fanático dos "Esporão"; nunca me convenceram. Acho-os um pouco sobreavaliados. Melhores os "monocasta" do que os outros. Tapada de Coelheiros, sim: excelentes vinhos. Tenho em boa memória um branco "Chardonnay" TC. Um dos melhores brancos que por aí se faz.
O "Pera Manca" está mesmo sobrevalorizado e tornou-se um símbolo da pior herança do cavaquismo (estilo BPN!!!)