domingo, 5 de outubro de 2008

PAULO ALEXANDRE


Declaração de interesses: tenho grande respeito por Paulo Alexandre. Não só o conheci pessoalmente, como é Pai de um dos maiores amigos do meu filhote mais velho. Estiveram aliás os dois juntos numa banda de heavy, os Vyruz. Hoje em dia, o Alexandre é um conceituado grafic designer e o meu filhote, veterinário na Irlanda. As voltas que o Mundo dá!

Posto isto.

Paulo Alexandre não se chama Paulo Alexandre. Chama-se Modesto Pereira da Silva Santos e nasceu em Vouzela, o que, só por si, é razão bastante para ter cabimento neste blogue.

Nasceu a 16 de Fevereiro de 1931 e fez carreira na banca, onde chegou a administrador do IAPMEI - Instituto de Apoio Às Pequenas E Médias Empresas Industriais.

Mas é sobretudo conhecido do grande público pela canção "Verde Vinho" (1976) que, ao contrário do que o título sugere e do que se crê, nem sequer é uma canção genuinamente portuguesa, mas sim uma versão de "Griechischer Wein", do austríaco Udo Jurgens.

Como quer que seja, é indubitavelmente uma das canções portuguesas mais conhecidas e mais queridas pela diáspora nacional.

"Verde Vinho" proporcionou a Paulo Alexandre a conquista de três discos de ouro em Portugal e um no Brasil, o único até agora atribuído a um português não radicado além-mar.

O êxito de "Verde Vinho" levou empresas cinematográficas brasileiras a produzir um filme com o mesmo título, realizado por Manuel Gama, com Paulo Alexandre como protagonista, tendo a seu lado o actor brasileiro Dionísio Avevedo.

14 comentários:

josé disse...

Aqui há uma semanas comprei este single, numa feira. Tem o selo colado da "Discoteca Carlino", Drugstore na av Grão-Vasco, em Benfica e a indicação de que é "Versão original, 4ª edição".

A canção leva-me a uma tal nostalgia que até me dói.

E ligo-a sempre com uma outra, improvável nestas coisas,mas que ouvia na mesma época: They d´ont know( about us) de Kirsty McCall e que em tempos o ié-ié amavelmente me enviou .

josé disse...

Don´t, do they?

Anónimo disse...

Tinha ideia de que a canção fosse lá para perto do ano de 1978.

Saiu um livro, há poucos anos, com referências a editoras e a passagens na rádio em que referiam que tinha sido o (ou um dos) disco(s) mais vendidos do fim da década de 70.

O PA estava ligado à Videofono (Nunes Forte, qq Crespo) que estão ligados ao programa do José Hermano Saraiva. No final dos programas costuma aparecer uma referência a Vimusica, terá a ver com editora que lançou os Joy Division em Portugal?

Anónimo disse...

Associo o nome Rossil ao "Mocidade, Modidade" e a discos ligeiros tipo António Sala, Ana, etc..

ié-ié disse...

Que livro é esse, j lemos?

LT

daniel bacelar disse...

Meus amigos
Depois do Luis ter apresentado o percurso artistico e profissional invejável do Paulo Alexandre,gostaria e sem os querer chatear contar um caso que se passou comigo há três ou quatro dias.
O grupo Renascença,tem uma nova estação de rádio direcionada para os anos 50.60,e principios de 70 cujo nome é RÁDIO SIM.
Como jurácico dessa época,tiveram a gentileza de me enviar um convite para a apresentação á imprensa da dita rádio.
Estava eu no meu canto a observar os "hambientes" constactei que para minha surpresa era o único roqueiro presente e depois de ter dado um abraço ao Artur Garcia (tipo impecável e educadissimo) de repente vejo uns sujeitos a olharem para mim,e um deles destaca-se,vem em minha direção dá-me um grande abraço e diz:
Daniel Bacelar ando há anos para lhe dar este abraço ,mas nunca tive a oportunidade,que é feito????
Era o Paulo Alexandre.
Fiquei atrapalhadissimo pois só conhecia o homem de fotografias e do "verde vinho" claro está, e achei aquilo um gesto de tão grande simpatia que me tocou profundamente.Chamo a atenção que desde que gravei uns discos e os dias de hoje passaram cerca de 45 anos,e quando alguém se lembra de mim,fico completamente sem conserto.
Obrigado Paulo,foi um prazer!!!!
Juntando com aquele amigo o Camilo,que se apresentou no nosso último jantar musical para amigos na "Passarola" com uma T-SHIRT vestida com a minha "FRONHA" quando tinha 19 anos,(ia-me dando uma coisa!!!)são momentos dificeis de esquecer e para eles a minha eterna gratidão.
Isto é piroso e vocês não têm nada a ver com isto?????
Absolutamente de acordo,mas desculpem lá,hoje deu-me para aqui, quiz compartilhar convosco as minhas recordaçõe recentes e se os fiz perder tempo.as minhas desculpas

Um grande abraço pela vossa paciência pois os meus 65 anos já me levam a fazer estas figuras!!!.....

Daniel Bacelar

Camilo disse...

... são estas recordações -e estes momentos- que nos dão força para enfrentar o dia-a-dia.
Este disco do Paulo Alexandre comprei-o em Lisboa e levei-o para Luanda, eram as minhas filhas bébes.
O Paulo Alexandre gravou um êxito (antigo). Julgo que se chama "Jurei".
Há dias, na TVI programa "Você na TV", a (Grande) Sportinguista Maria José Valério disse:
"-Quem não tem saudades, não tem futuro".
É verdade!!!
Um Abraço.

daniel bacelar disse...

Caro Camilo
Um grande abraço!!!
"A GENTE"no próximo sábado conversa!!!!!
ATÉ LÁ!!....

cskh disse...

livro

http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/118468.html

reedição em cd

http://www.compactrecords.com/novidades.php?id=1194

cskh disse...

http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/118468.html

lançamento de livro (auto)biográfico

Anónimo disse...

etiqueta lafões/vouzela/...

j lemos disse...

O livro que refiro foi consultado numa biblioteca. Voltei ao mesmo sítio mas não o localizei. Agora, pela internet, encontrei o livro referido.

http://www.oac.pt/OBSpesquisas5.htm

Os Profissionais do Disco. Um Estudo da Indústria Fonográfica em Portugal - José Soares Neves (1999)

Já agora o disco deve ser de 1977. Na internet consegue-se consultar uma edição da Bilboard de Janeiro de 1978 em que o disco aparece em 1º lugar no top português. Basta procurar no google por +"verde vinho"+"billboard"

Unknown disse...

Como se chama o primeiro álbum que contém a faixa 'Verde Vinho'?

ié-ié disse...

Eu, por mim, não sei, e a Enciclopédia de S. Castelo-Branco omite o nome de Paulo Alexandre.

LT