domingo, 5 de outubro de 2008

MORREU TOMÉ DE BARROS QUEIRÓS


Tomé de Barros Queirós faleceu no dia 13 de Março de 2015, com 88 anos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Existe uma rua Tomé Barros de Queiroz em Ílhavo, o que me suscitou a curiosidade.

Segundo o wikipedia, teria sido político

"Tomé José de Barros Queirós (Ílhavo, 2 de Fevereiro de 1872 — Lisboa, 5 de Maio de 1925) foi um comerciante, capitalista e político do período da Primeira República Portuguesa que, entre outras funções, exerceu os cargos de deputado, Ministro das Finanças e Presidente do Conselho de Ministros. Foi membro da Maçonaria."

Afinal o autor do disco deverá ser neto

http://www.macua.org/biografias/tomedebarrosqueiros.html

Possuindo uma bela voz de tenor, justamente aclamada pelo público e merecedora do tributo de muitos entusiastas, Tomé de Barros Queirós vai traçar um percurso artístico pouco vulgar em Portugal, marcado pelo prematuro abandono da carreira artística.

Homem pragmático e com ambições, Tomé de Barros Queirós trocará os palcos e os microfones por uma carreira empresarial bem sucedida na área da publicidade.

Casado desde 1952, com a actriz e cantora Mimi Gaspar, Tomé de Barros Queirós fica na história da música ligeira portuguesa como uma referência prematuramente desaparecida da ribalta

Camilo disse...

Meus Amigos:o mundo é, de facto, pequeno.
Espero que me ajudem nesta minha divagação.
Em 1963, ajudei, em Luanda, uma data de amigos mais velhos do que eu, a juntar cupões para enviar para a Rádio Oficial de Angola (salvo erro), para votação do "REI DA RÁDIO DE ANGOLA".
Juntámos centenas e centenas de votos que foram enviados dias antes da votação final.
Ganhou o Queirós!!!
Depois disso, veio logo para a "metrópole".
Gravou um disco, "Cubata", salvo erro.
Cantava bem o Fado de Coimbra.
Tinha, de facto, voz forte.

A revista "Notícia" publicou uma reportagem sobre o facto, juntamente com uma fotografia da malta toda, durante uma jantarada por ele oferecida.
Nunca mais ouvi falar dele.

daniel bacelar disse...

Olá Camilo
Venho dar noticias do Tomé de Barros Queiroz!!!
A semana passada,na tal apresentação da nova RÁDIO SIM á Imprensa,o Tomé estava lá,(claro que não falei com ele ,pois nunca fômos apresentados)mas o "raio do homem" passados estes anos todos está exactamente na mesma.Ainda bem!!!
Aquilo parecia "O PARQUE JURÁCICO" (com todo o respeito pelos presentes,pois eu também lá estava)
Artur Garcia,João Maria Todela,Maria de Lourdes Resende,Ada de Castro (que nos adoptou positivamente a mim e á Fernanda e esteve o tempo todo á conversa connosco - uma simpatia e com imensa piada!!)Antonio Calvário,Tomé de Barros Queiroz,Paulo Alexandre e muitos outros (tudo com óptimo aspecto e dá a ideia que os anos não passaram por eles,além de velhas glórias da nossa rádio como Aurélio Carlos Moreira,Nuno Fortes,José la Féria,etc tc
Foi muito agradável rever toda aquela gente e uma enorme nostalgia pelo meu grande amigo João Martins o qual infelizmente já não está entre nós,mas foi um heroi até ao fim.
João!!!Onde quer que estejas,um grande abraço de saudade!!!

Miguel Catarino disse...

AVISO: Acabo de ser informado que Tomé de Barros Queiroz faleceu.