"Help!" (1965) e "Rubber Soul" (1965) são os dois únicos álbuns dos Beatles que aparecem nas caixas remasterizadas, "The Beatles In Mono" e "The Beatles", com duas versões estereofónicas distintas.
A razão é simples e também de coleccionador.
Como se sabe, os Beatles só se interessaram verdadeiramente pelo trabalho de estúdio a partir de "Revolver" (1966), tendo inclusivamente abandonado os concertos ao vivo para se dedicarem aos estúdios.
No início da década de 60, a estereofonia era uma tecnologia deluxe, amada apenas pelos fanáticos do hi-fi e pelos apreciadores de música clássica e de easy listening. O equipamento nem sequer era popular.
Neste sentido, os Beatles compunham para mono e gravaram para mono. Ponto final. As misturas estereofónicas eram muitas vezes feitas meses mais tarde pelos engenheiros de som, sem a participação dos próprios Beatles.
George Martin fez misturas estereofónicas de "Help!" (PCS 3071) e "Rubber Soul" (PCS 3075) em 1965 e essas estão incluídas, remasterizadas, na caixa mono, pela primeira vez em CD.
Em 1987, quando da primeira transposição para CD, George Martin resolveu fazer novas misturas, alegando que as de 1965 não lhe agradavam. E são essas que foram remasterizadas para a caixa estereo.
De uma cajadada, a EMI mata dois coelhos, induzindo ainda mais o consumidor à compra das duas caixas.
E há outra razão que acabei de ler nas notas de Kevin Howlett: é que George Martin não particpou em grande parte das misturas estereofónicas de 1965.
A razão é simples e também de coleccionador.
Como se sabe, os Beatles só se interessaram verdadeiramente pelo trabalho de estúdio a partir de "Revolver" (1966), tendo inclusivamente abandonado os concertos ao vivo para se dedicarem aos estúdios.
No início da década de 60, a estereofonia era uma tecnologia deluxe, amada apenas pelos fanáticos do hi-fi e pelos apreciadores de música clássica e de easy listening. O equipamento nem sequer era popular.
Neste sentido, os Beatles compunham para mono e gravaram para mono. Ponto final. As misturas estereofónicas eram muitas vezes feitas meses mais tarde pelos engenheiros de som, sem a participação dos próprios Beatles.
George Martin fez misturas estereofónicas de "Help!" (PCS 3071) e "Rubber Soul" (PCS 3075) em 1965 e essas estão incluídas, remasterizadas, na caixa mono, pela primeira vez em CD.
Em 1987, quando da primeira transposição para CD, George Martin resolveu fazer novas misturas, alegando que as de 1965 não lhe agradavam. E são essas que foram remasterizadas para a caixa estereo.
De uma cajadada, a EMI mata dois coelhos, induzindo ainda mais o consumidor à compra das duas caixas.
E há outra razão que acabei de ler nas notas de Kevin Howlett: é que George Martin não particpou em grande parte das misturas estereofónicas de 1965.
43 comentários:
Assim, sim!
(era necessária, no blogue, esta explicação quanto às misturas de stereo de 1965 e 1987)
Para mim, Ié-Ié, "Rubber Soul" é o melhor disco da História do Rock'n'Roll. De longe. Indiscutível.
E o LP contém a minha canção favorita dos Beatles, "In My Life".
É curioso que se me pedirem para enumerar os meus 5 LPs favoritos (Pop-Rock'n'Roll), eles serão todos da década de sessenta, situados no tempo entre 1965-67.
Não me pediram, eu sei, mas deixo à vossa consideração:
1. "Rubber Soul", The Beatles (1965)
2. "Aftermath", The Rolling Stones (1966)
3. "Pet Sounds", The Beach Boys
(1966)
4. "Something Else", The Kinks
(1967)
5. "Mr.Tambourine Man", The Byrds
(1965)
E o vosso TOP 5, companheiros de blogue?
Já por aqui andámos com estas listas, mas é sempre bom voltar a elas.
Hoje, a minha lista é:
01 - "Rubber Soul", Beatles (1965)
02 - "Bridge Over Troubled Water" (Simon and Garfunkel, 1970)
03 - "Who's Next" (Who, 1971)
04 - "Sticky Fingers" (Stones, 1971)
05 - "Avalon" (Roxy Music, 1982)
LT
Eu nem precisava destas (válidas) razões para desejar ter as DUAS caixas...hehehe
Só o saber que os "sleeves" dos álbums são diferentes nas duas caixas (e igualmente atraentes...) me daria cá uma vontade de ter as duas caixas...
Nem de propósito, acabei agora mesmo de testar as 3 versões. De imediato há uma bastante inferior às outras duas, que é a versão stereo de 1965. Julgo que por isso foi apenas incluída por curiosidade na parte final da versão mono.
Temos portanto aqui apenas duas versões em "duelo": a original mono e a stereo de 87. E, ao contrário do Sgt. Pepper's a versão stereo é francamente melhor. Exceptuam-se talvez os temas "Wait" e "If I Needed Someone" que devido a alguns agudos conseguem mesmo assim soar melhor em mono. Pelo contrário, "Michelle" e "In My Life" não soam nada bem em mono.
Resumindo, e em minha opinião, temos desta vez um vencedor claro:
RUBBER STEREO (87) 1 - Rubber MONO 0
1.Pet Sounds
2.Sgt. Peppers
3.Blonde On Blonde
4.Aftermath
5.Surrealistic Pillow
in my life é tambem das minhas grandes favoritas...
1-rubber soul
2-revolver
3-pet sounds
4-village green preservation society (kinks)
5-aftermath
obviamente é a lista de hoje..... manana logo se verá
Rock n´Roll, para hoje?
É para já:
Beatles-Abbey Road.
Bob Dylan-Blonde on Blonde.
Beach Boys-Holland.
Eric Clapton- Layla
Neil Young- Harvest
A presença do "Pet Sounds" em listas de preferência (ainda por cima restritas) é algo que me continua a escapar...
Já agora, "ABBEY ROAD" em 1º e "THE BEATLES" (WHITE ALBUM) em 2º, são as minhas únicas constantes, desde há 40 anos!. Do 3º posto para baixo tudo pode mudar conforme a disposição.
As saudades -e recordações- que esta capa me trás...
Rato:
Faz um favor aqui ao audiófilo amador: de que lado soa o cravo quase no fim da canção In my life?
E os vocais iniciais aparecem de que lado?
thanks.
E já agora, em Drive my car, o primeiro solo de guitarra, aparece em que canal?
O meu LP, de prensagem inglesa diz assim no fim, no lado esquerdo:
" This album has been direct metal mastered from a digitally re-mastered original tape to give the best possible sound quality."
Ora bolas para este LP.
Tenho mesmo que arranjar os cd´s...pelos vistos.
Stereo PCS 3075 é a referência. Ainda bem que andei a ler isto. Tenho um barrete e nem sabia...
E o outro que tenho é um Let it be de prensagem alemã e com bom som. Parece original, com a referência C 062-04 433Y.
José:
Todos os sons que referes aparecem na coluna da direita
Pois claro. E estão na esquerda, no LP...
Mas como descobri agora, este Lp é um logro. Bolas para mim que não reparei nisso. Só agora.
Por isso fico na mesma: não sei como era o original.
Era igual, tudo do lado direito também. Não te esqueças que no album mono vem a versão stereo original de 1965
só que essa versão estereo original de 65 não está à venda separadamente...
LT
1. Revolver
2. White Album
3. Sgt. Peppers
4. Pet Sounds
5. Guitarra Portuguesa (Carlos Paredes)
José, desculpa a pergunta: terás as ligações das colunas nos sítios certos do amplificador? Às vezes uma simples troca repõe a veracidade da estereofonia.
Na opinião que dei sobre o RUBBER SOUL esqueci-me de dizer talvez o mais importante: é que a diferença de qualidade entre este novo remaster e a edição de 87 ainda é mais abismal do que o ABBEY ROAD ou o SGT. PEPPER'S.
Amanhã farei novos "ensaios".
Rato:
Bem observado. Mas testei primeiro com os Sennheiser 600...e aí é como o algodão: não engana.
Viu ter que arranjar um original.
E eu que me gabava do som deste LP...
Se me permitem a achega, finalmente avancei, como não me conseguia decidir sobre o primeiro CD a abrir, vou pela ordem cronológica de edição dos originais. Estou a ouvir o "Please Please Me", e estou completamente extasiado, soa mesmo a Beatles !! Mesmo aquilo que eu pretendia quando encomendei a box, ouvir Beatles !! Este conjunto é mesmo bom !
Pois é, José, essas reedições masterizadas a partir de uma "digitally remastered original tape" são um logro (anos 80). Serviram para enganar muita gente.
Como o José sabe muito bem, ou se "trabalha" com o analógico ou com o digital.
E se a transferência do analógico para o digital é inevitável, na produção de um CD cujos masters originais são analógicos (caso dos Beatles), a transferência de analógico para digital com o intuito de transferir o master novamente para o analógico é crime de lesa majestade...
Por outro lado, fico feliz por haver tanta gente por aqui a partilhar comigo a paixão pelo "Rubber Soul".
E pelo "Aftermath", e "Pet Sounds"...
Bom, confesso-me perfeitamente estarrecida pela minúcia com que se aborda a obra musical dos Beatles (e não só) por estas bandas!!! Pensava eu que o cúmulo seria dar cabo dos motores dos Gira-discos (como eu dei dos do meu pai) a ouvir os vinis ao contrário! uháuháhuá...
Bom, só para dizer que partilho com o filhote o mesmo amor ao "In my life". Garantida para "humedecer a vista"... sim, sim... choro que me desunho!
Bom, o top five é complicado.. se eu não tivesse receio de vos parecer fanática demais, colocaria 5 discos dos Beatles nesse top...
Assim digamos que refiro só em 1º lugar o album branco, em 2º o revolver, 3º rubber soul (ex-aequo com Abbey Road, ou é batota??)e o 4º e 5º lugares eu deixo livres para obras dos Roxy Music (dificil escolher qual dos discos), acho Pet Sounds uma obra incontornável, e depois há toda uma miscelânea que teria que se espremer para caber num lugarzinho também...
Ok, não foi uma resposta muito concisa...
Mais vale voltar ao plano original e colocar 5 discos dos Beatles no top 5... é mais honesto da minha parte! Mas do top 14 para baixo vem muita coisa, hein?
Para mim, as "24 Rosas" do Malhoa, é melhor que essas todas!!!
E há outra razão que acabei de ler nas notas de Kevin Howlett: é que George Martin não particpou em grande parte das misturas estereofónicas de 1965.
LT
Hoje a sobremesa do almoço foi o BEATLES FOR SALE. O meu primeirissimo album dos Fab Four que comprei com o dinheiro que me deram no Natal de 64. Tinha 11 anos! Sinto por isso um carinho muito especial por ele, como facilmente se compreenderá.
Sempre o ouvi em Mono, mesmo depois da 1ª edição dos CD's em 1987, até porque aquele som stereo era muito fraquinho.
Agora tudo mudou radicalmente: esta nova remasterização é simplesmente notável! As vozes já não se encontram apenas do lado direito, ocupando pelo contrário todo o centro; e a clareza dos instrumentos evidenciam-se na perfeição, de um modo particularmente feliz. O único tema que se ouve ainda melhor na versão mono é "Mr. Moonlight", uma vez mais por causa do excesso de agudos da voz do Lennon. Mas não consigo achar aqui um vencedor óbvio. Declaro por isso um empate técnico, que apenas o gosto pessoal de cada um poderá fazer pender para um ou outro lado.
Cabe no entanto referir aqui algo mais. Como tenho a caixinha preta com todos os EPs dos Beatles em Mono (exceptuando-se o EP duplo "Magical Mistery Tour" que vem com as versões mono e stereo), resolvi comparar os dois Monos. E, big surprise! O som Mono dos EPs, de todos os EPs, bate aos pontos este "novo" som Mono agora editado. Essa coleção já tem uns anitos e, pelos vistos, trata-se de uma remasterização feita por outra equipa de técnicos da EMI (pois se fosse a mesma teriam-na usado também agora).
É realmente estranho. E se o YéYé souber algo sobre isso, ficaríamos todos agradecidos.
Foi uma equipa diferente, seguramente. Paul Hicks deveria ser um miúdo nessa altura.
Allan Rouse disse em Londres que fez tudo de novo e a partir do original, não ligando ao que já estava feito, nomeadamente a colectânea "1".
Além do mais, temos a teconologia que, entretanto, evoluiu.
LT
a ouvir o in my life neste momento (finalmente comprei o rubber soul!!!) não há dúvida que é a minha canção favorita de todas!!!!!!!
"O som Mono dos EPs, de todos os EPs, bate aos pontos este "novo" som Mono agora editado"
É isto que me interessa saber.
E vou anotando...
Nem me preocupo em ir procurar as outras listas (mas depois, se as encontrar, gostava de saber até que ponto sou coerente ou até que ponto as coisas continuam iguais). Aliás, aqui vão aqueles que agora me surgem primeiro:
1 - Pawn Hearts (deste nunca me esqueço) - VdGG
(os outros, a ordem varia; algumas hipóteses):
2 - La Question - FH
3 - Cantigas do Maio - JA
4 - Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades - JMB
5 - Songs of Love and Hate - LC
(Movimento Perpétuo - CP
Construção - CB
Melody Nelson - SG
El derecho de vivir en paz - VJ
Sim, eu sei, estou só a mencionar discos de 71. É para manter alguma coerência...
mas há mais...
Ash Ra Temple
Catherine Ribeiro + Alpes
Genesis
Yes
King Crimson
Black Sabbath
tudo com excelentes álbuns do mesmo ano...
)
Já somos muitos a gostar de "In My Life".
Que raio a canção terá para suscitar tanta paixão?
LT
Entre outras coisa mais, tem esta letra, Luís, carregada de nostalgia, e por isso mesmo cada vez mais importante com o avançar dos anos:
There are places I'll remember
All my life, though some have changed
Some forever, not for better,
Some have gone and some remain.
All these places have their moments,
With lovers and friends I still can recall,
Some are dead and some are living,
In my life I've loved them all.
But of all these friends and lovers,
There is no one compared with you,
And these memories lose their meaning
When i think of love as something new.
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before,
I know I'll often stop and think about them,
In my life I love you more.
Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before,
I know I'll often stop and think about them
In my life I love you more
In my life I love you more
A canção, gravada em Outubro de 1965, levou muito tempo a ser concluída, começando por ser um longo poema no qual Lennon evocava os melhores momentos da sua infância.
O piano é tocado por George Martin - nessa parte a fita foi passada a uma velocidade maior para criar um efeito barroco.
John Lennon, quando ouviu pela 1ª vez a versão definitiva, disse tratar-se da sua primeira grande canção.
Já tentei várias vezes responder à pergunta do ié-ié, mas a resposta sái sempre tão pirosa que desisto!!
É tudo! A letra, a música... a nostalgia, a sensação arrepiante que aqueles acordes transmitem, é o imaginar o estado de espirito de Lennon e é compará-lo com a nossa própria vivência. Além de que tem um sentimento de despedida, não? Eu sempre imaginei (e peço desculpa pelo lado tétrico da conversa) que gostaria de que essa musica passasse um dia no meu funeral!
Coisa em que eu não penso muito que sempre evito pensamentos mórbidos, mas essa musica tem realmente um "cheiro" a conclusão.
É como estar a rever aquilo que foi a nossa vida, despedirmo-nos do que já foi, fazer as pazes calmamente com o passado...
Muito bonito! Sniff, sniff.....
Não vás mais longe, Beatlemarta, mas há frequentadores assíduos deste blog que já estão a preparar o seu CD de despedida.
E não acho nada mórbido, pelo contrário, é uma oferta para que os que cá ficam poderem recordar com um sorriso os que partem.
Beatlemarta, não é apenas o gosto por "In My Life" que temos em comum...
... os Roxy Music são uma das bandas do meu TOP 10!
Oh Filhote, desconfio que o teu TOP 10 deve ter umas 50 bandas....eheh
Jack, já aqui revelei o meu TOP 10 de bandas. Uma ou duas vezes.
Permanece imutável há vários anos, embora, como referi na altura, os Fleet Foxes sejam candidatos à eleição...
E os Roxy Music, garanto, estão sempre lá!
Consegues adivinhar as 9 restantes bandas?
Stones, Beatles e Kinks, tenho a certeza. Beach Boys e Hollies mais duvidoso, Bob DYlan seria, se nesse top bandas entendermos artistas a solo também. Como de repente não consigo lembrar de mais, pode ser Freddie & The Dreamers e os Claves...eheh..e como falta uma...pode ser Jesus & The Dirty Eleven
Filhote:
Além dos Beatles, que estão num patamar à parte, confesso que ADOROOOOOOOOOOOOOO Roxy Music! Uma das minhas maiores alegrias (numa era pré-internet) foi ter conseguido arranjar o Vinil do For your Pleasure e do Siren... não foi nada fácil! Roxy Music e depois Ferry a solo são das minhas maiores paixões musicais... depois acho que viriam os Talking Heads e, mais uma vez, David Byrne a solo!
Filhote, querendo trocar "cromos" adicione-me ao MSN: marta05@live.com.pt
Beatlemarta: "For Your Pleasure" é o meu disco preferido dos Roxy!
Jack: quase, quase... Hollies, não... mas já tens 5 das 10 bandas (o Dylan não é banda!).
Monos, cotas, ginjas etc... são vocês todos!!!
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