domingo, 27 de setembro de 2009

XUTOS À LA LONGUE...


Até admito que tivesse sido a produção mais pujante para uma banda portuguesa (houve chamas, jactos de água, fogo de artifício, som potentíssimo e tudo), mas a organização é que não esteve à altura.

À hora anunciada para o início do concerto dos Xutos, 22H00, no estádio do Restelo, em Lisboa, ainda havia magotes de pessoas no exterior. A entrada foi um martírio. Ausência de localização das portas, ninguém a quem perguntar.

Mas o mais desagradável foi o concerto ter começado com 45 minutos de atraso, ou melhor 30 minutos de atraso, já que outros 15 foram gastos pelos Xutos a atravessar pacatamente o Estádio de uma ponta à outra..

Não se faz!

A música só começou às 22H45, já eu tinha perdido o apetite e a paciência.

Ainda por cima, os Xutos tratam as suas canções à la longue, tipo Mark Knopfler/David Gilmour. Solos intermináveis, nunca mais acabam... E algumas compridas e chatas como o hino do Benfica...

O concerto terminou às 01H45...

Mas o defeito deve ser só meu.

O Estádio aprovou com distinção e os Xutos estavam felizes! Ainda bem.

LPA

Nota:
segundo Dr. Bell Otus, o estádio do Restelo, no dia 02 de Setembro de 1980, foi o primeiro do País a receber um concerto de rock com os Police e Rui Veloso na primeira parte (cá fora, "deu" porrada de "meia-noite", com a policia de choque a cavalo e a pé).
A ideia generalizada é a de que o primeiro concerto de rock em estádio, em Portugal, é o dos Rolling Stones no dia 10 de Junho de 1990, onde, aliás, Dr. Bell Otus trabalhou.

9 comentários:

Rato disse...

Tivesses antes ido ver os xutos do Benfica à Luz e não terias razão de queixa!

Jack Kerouac disse...

Os Xutos são assim mesmo, existe uma simbiose perfeita entre a Banda e os fãs. Isso passa ao lado de quem vai apenas por ir, dificilmente captará a essência da coisa. Os Xutos são a melhor banda Portuguesa de sempre, aquela que melhor equilíbrio tem entre carisma, qualidade musical e presença em palco, aliada á longevidade e unidade que transmitem. Infelizmente não pude estar presente nesse concerto que deve ter sido memorável, estive em quase todos os momentos históricos da banda, desde o tempo em que ficaram reduzidos a um trio no Rock Rendez Vous, quando o Zé Leonel abandonou a banda.

GRANDES XUTOS !!

JC disse...

Foi o que eu, pessoa avisada, fiz, Rato! Na Catedral, até deu para vários tipos de apostas: c/ quantos jogadores o Leixões ia terminar o jogo, quantos do SLB conseguiriam sobreviver às tentativas de assassinato e, logo aos 5´, quanto tempo de desconto o árbitro iria dar no fim da 1ª parte...

filhote disse...

JC: ai que lindo "patinho feio", hein?

J G disse...

essa do hino do Benfica...

e do Mark Knopfler...

qualquer dia falamos.

ié-ié disse...

Estava a ver que não reagias... ah! ah! ah!... aquela foi para ti!

LT

Anónimo disse...

O concerto foi óptimo! Começou tarde porque os Xutos fizeram questão de esperar que o público entrasse todo. Isto porque, apesar de as portas estarem abertas desde as 16h, as pessoas ficaram a ver futebóis, não quiseram ver as primeiras bandas e só apareceram todas em massa às 21.30h! Quanto às versões serem longas...Nunca o Mark Knopfler conseguiria, em 3 horas, tocar 33 músicas e ainda atravessar um estádio, de uma ponta à outra, por entre o público...sem corredores de segurança!...Nem conseguiria ter todas as músicas do seu concerto entoadas em coro pelo público...dentro e depois fora do estádio. Os Xutos são so maiores!
Teresa

ié-ié disse...

E os que já estavam dentro do estádio têm alguma coisa a ver com isso?

O concerto não estava marcado para as 22H00?

Só revelou falta de respeito por parte dos Xutos!!!

LT

RUI XARUTO disse...

Por acaso nem dei fé do tempo passar. Entre o fim do concerto dos Tara e oinício efectivo do dos Xutos, estive coladinho ao relato do Benfica (o tal do hino chato, para alguns). Poco antes dos Xutos começarem marcámos o primeiro golo ao Leixões e depois festejei mais 5 golos.
Se podia um grande concerto sem a vitória do Benfica? Podia, mas não era a mesma coisa :)