sábado, 8 de agosto de 2009

MORREU RAUL SOLNADO


Estava eu esta manhã em Oliveira de Frades numa consulta de optometria e li numa daquelas revistas que abundam nas salas de espera que Raul Solnado, 79 anos, estava a recuperar no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, de uma delicada operação ao coração.

Saí do consultório, fui a Cajadães buscar uma bicicleta que estava a arranjar e encher uma bola de futebol e, no regresso a Pinheiro de Lafões, no noticiário das 13:00, na TSF, a primeira notícia era... a morte do Raul Solnado.

Há coisas do diabo!

Há dois dias tinha seleccionado para levar para Lisboa um LP de Raul Solnado intitulado "O Irresistível".

Há mesmo coisas do diabo!

PS - Uma história de Raul Solnado com os Diamantes Negros.

39 comentários:

JC disse...

Um homem culto, inteligente, um bom actor e um democrata. Uma referência do Portugal do século XX.

DANIEL BACELAR disse...

Tens toda a razão!!!
Há coisas do diabo!!
Esta manhã ao levantar-me liguei a tv sem som,e comecei a ver passar clips da carreira do Raul.
De repente tive como que um aperto no coração e pensei:
Não me digam que o HOMEM morreu!!!
Infelizmente confirmou-se quando no ecran apareceu 1929-2009
Não sei porquê mas sinto um enorme vazio e uma grande saudade por alguém que conseguiu pôr o país a rir com as suas inteligentes rábulas e constante bôa disposição numa altura em que tinhamos todos de olhar para o lado.
Ainda há uns tempos tive o enorme prazer (eu e todos os presentes)de compartilhar a sua presença na tertúlia VÁ-VÁdiando organizada por Lauro Antonio no histórico café do mesmo nome.
Fica a recordação de um homem impar ,sempre com um sorriso nos lábios e uma bôa piada.
Desculpem-me a enormidade,mas já imaginaram o que o S.Pedro e a "MALTA" lá em cima se deve estar a divertir com "a historia da ida à guerra"e todas as outras rábulas historias e piadas com que o Raul brindava aqueles que o conheceram.
Até já Raul!!!!!
Até lá,UMA GRANDE SAUDADE!!!!

M.Júlia disse...

Uma grande saudade!
Portugal ficou mais pobre, desaparece um grande Artista, um
grande actor.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Se pertenço a alguma geração, ela é a do Zip-Zip. Solnado foi um Homem Bom. Há poucos.

Karocha disse...

Tenho uma história muito engraçada com o Raul em 2002 rimo-nos muito com ela!
Era um grande homem.

DANIEL BACELAR disse...

Pois é Caro Fernando
Perguntem á nossa (deles) RTP onde param (todas)as bobines do ZIP-ZIP,etc e tal!!!!
BIG SURPRISE!!!

Jack Kerouac disse...

Raul Solnado, mais um dos bons que parte para outra dimensão. Obrigado por tudo e até sempre Raul.

Camilo disse...

Também fiquei com o dia estragado.
Há uma do RAUL (A História da Minha Vida), que está relacionada com a minha viagem para Luanda.
Foi numa noite, fins de Julho de 1962, quando o altifalante do convés do Uíge transmitiu este disco.
Foi um fartote de riso.
Entretanto, passaram 47 anos...
O DANIEL tem razão:
O S.Pedro é que deve estar a gozar...

filhote disse...

Sentei-me para ver o Benfica-Milan e, antes que a bola começasse a rolar, fui confrontado com aquele minuto de silêncio. Minuto de silêncio que logo se transformou numa impressionante salva de palmas. Eusébio de cabeça baixa, em respeito.

Não estava à espera. Emocionei-me.

Aqui, longe da "terrinha", curiosamente onde Raul Solnado chegou a residir, não estava a par dos tais problemas cardíacos...

Também senti um vazio.

Duas horas depois, aquelas quatro enormes defesas do Quim, na decisão por penalties, deixaram-me tão feliz que andei pela sala a cantarolar:

"fui no Domingo a Cacilhas, mais o Chico Maravilhas, comer uma caldeirada..."

Um dos singles da minha vida.

Raul Solnado estará sempre entre nós!!!

JC disse...

Lá fui à Catedral, Filhote. E lá tenho jurado aos meus companheiros de bancada (filho e amigos) que o Ramires joga bem mais do que tem mostrado, pois (explico) tenho informações directas e fidedignas do Brasil. Estão quase a achar sou mentiroso...
Abraço

vitor martinez disse...

Raúl Solnado: UM HOMEM BOM!!!




vitor

filhote disse...

Calma, JC, o homem (Ramires) ainda não parou.

Garantidamente, ninguém te vai chamar mentiroso quando ele:

1. Recuperar a forma física - neste momento, tem 62 jogos nas pernas.

2. Concluir o normal período de adaptação à equipa, e ao futebol europeu - não levará muito tempo.

3. E ganhar maturidade - ainda é uma "criança"...

Trata-se de um titular do Escrete, caro amigo. Que chegou à selecção do Dunga e disse "chega para lá que o lugar é meu!"

Mesmo a menos de meio-gás, aquela entrada de rompante - quase marcava - já dá para abrir as hostilidades.

E ainda podes, JC, antecipar elogios ao Keirrison. Porém, esse, infelizmente, não é nosso...

(aquele Thiago Silva, ex-Fluminense, é que é um central fantástico!!!)

Muleta disse...

como é que do raul solnado se acabou por falar do benfica? só se for por piada....

DANIEL BACELAR disse...

Caro Muleta
Tiraste-me as palavras da bôca.
Com toda a amizade que tenho pelos intervenientes,vejo com tristeza mas também com algum alivio que a minha demência não é assim tão grave quando afirme que nesta terra quando há um grave problema (principalmente politico) a solução está em arranjar um Benfica-Sporting e o caso está resolvido.Já mais ninguém fala do problema e os "nossos desgovernantes" slavam o tacho e ficam a rir á nossa custa.
Realmente é muito fácil "desgovernar" esta terra a contento de alguns.
RAPAZIADA!!!!
O RAUL MORREU!!!!
Foi com o maior prazer que vi as nossas estações de TV homenagearem-no como deve ser .
A RTP (que vulgarmente anda a dormir)apresentou em repetição um maravilhoso documentário sobre o nosso Raul.
PARABÉNS!!!!
As outras estações dentro do material de arquivo que tinham também fizeram o mesmo.
E não me envergonho de dizer que por mais de uma vêz saltou uma lágrima sempre que apareceu aquele SPOT que terminava com a célebre frase:
FAZEM O FAVÒR DE SER FELIZES!!!!

O não-moralista disse...

Este é um espaço de Liberdade!

Não tenho Procuração de ninguém, mas começou a falar-se do Benfica, porque outro símbolo de Portugal, no decorrer de uma homenagem a si, exigiu 1 minuto de silêncio em memória a um amigo seu que tinha acabado de morrer!

That's why!

Recordar Raúl Solnado também é falar da Vida, do dia-a-dia do Povo a quem ele pertencia, seja do preço dos combustíveis, da gripe A, ou do Benfica-Sporting!

Chega de pregar tanto moralismo, caramba!

Anónimo disse...

Que bicho mordeu a este não-moralista? Bicho mau, de certeza!

O não-moralista disse...

... talvez do bom-senso, não?

ié-ié disse...

Que eu saiba, mas posso estar enganado, o Raul Solnado até era do Belenenses. Nada a ver com o outro clube de Lisboa, portanto...

LT

Karocha disse...

Lá fui prestar a minha última homenagem ao Raul.
Conhecia-o desde os meus 20 anos...

JC disse...

O Raúl Solnado era do "Belém", posso confirmar. Costumo dizer que Belenenses e PCP são, hoje em dia, irmãos na desgraça: dificilmente os sócios que desaparecem são repostos na mesma proporção.

Karocha disse...

JC

O futebol neste momento não me interessa.
Lembro-me de conversas que tínhamos.
Um dia em 2oo2, no Procópio ,eu estava a ver um jogo com o Nuno Brederode e, entra o Raul danado, vinha fulo e pergunta-me" Karocha qual é o problema das loiras, também a insultam e dizem que é estúpida"?
Perguntei-lhe o porquê ao que me respondeu,"A minha mulher é loira inteligente e estão sempre a insultá-la", respondi-lhe e, ela preocupa-se ? diz-me ele Não , mas eu não gosto! eu também não ligo raul,olhou para mim e disse "Tem razão, são pessoas burras" e fomos ver o jogo conversar e rir.

Camilo disse...

Ó Karocha...
A minha última nêtinha, a Margarida, tem 2 aninhos.
É loirinha e de olhinhos azuis.
Espertíssima...

Karocha disse...

Ó Camilo
Os meus são verdes, mas não sabe como é a sociedade?
Estupidez existe em qualquer cor de cabelo, resolveram marrar com as loiras é deixá-los!...

DANIEL BACELAR disse...

Caro amigo "O Não-Moralista"
Utilizando uma velha frase portuguesa:
O QUE É QUE TEM A VÊR O RABO COM AS CALÇAS????
Lógicamente que este é um espaço de Liberdade, já lá diria o nosso amigo francês Monsieur de La Palisse (esta é para dar um toque de cultura!!)pois confesso que hoje em dia não conheço nenhum sitio onde se escrêva ou fale "ás escondidas",todos nós sabemos que se podem fazer ou dizer enormidades que ninguém "é chamado á pedra" em nome dessa LIBERDADE,e ainda bem,só é pena que nos esqueçamos tão fácilmente de quem o faz ou diz.
Muitas vezes é exactamente um Benfica-Sporting na altura certa (eles não são parvos)que desvia a nossa atenção dessas coisas.
O RAUL segundo parece era do Belenenses o que demonstra que era uma pessoa de bom gosto!!!
Vá lá pessoal do Benfica e Sporting,heis aqui uma bela oportunidade de me mandarem....áquela parte!!!
QUEM É AMIGO??QUEM É??
Aproveitem que é uma das vantagens terapêuticas deste blog:
EXORCISARMOS OS NOSSOS FANTASMAS,descompondo-nos com finesse.
Depois ficamos com uma sensação de alivio e continuamos amigos ...como deve ser!!
A VIDA SÃO DOIS DIAS,e uma vêz mais como dizia o nosso Raul:
FAÇAM O FAVÔR DE SEREM FELIZES!!!
Não levem a coisa tão peito.
Acreditem,é uma perca de tempo!!!

filhote disse...

Caros amigos,

Fui eu que trouxe o Benfica à baila. E não foi piada, Muleta. Nem de bom, nem de mau gosto.

Não quis ferir susceptibilidades, muito menos ofender a memória de Raul Solnado, um homem extraordinário que tive o privilégio de conhecer.

Citei o Benfica-Milan, pois foi pela transmissão desse jogo que fui confrontado com a morte de Raul Solnado. Aquela espontânea manifestação de sentimentos, por 65 mil pessoas, aquele estrondoso aplauso, terá sido das mais bonitas homenagens a que assisti.

Depois, limitei-me a responder a uma "provocação de bancada" do amigo JC.

As minhas desculpas, se ofendi alguém, e os meus profundos sentimentos pela partida de Raul Solnado.

Karocha disse...

A mim não me ofendeu filhote :-)
Faz hoje 25 anos que pari um grande e adorado rapaz...

ié-ié disse...

Se estivesses atento ao Ié-Ié, Filhote, evitavam-se estes contratempos. Em todo o caso, encerraste bem, com dignidade, o assunto!

LT

Karocha disse...

Atão e os meus parabéns LT?????

eheheheheheheh

ié-ié disse...

Peço desculpa, Karocha, mas nunca entendi essa "modernice" de dar os parabéns aos Pais! Quem faz anos é o seu filho e, claro, endereço-çhe os meus parabéns!

LT

Karocha disse...

Com certeza SR. eu transmito ;-)

JC disse...

Parabéns, Karocha (desculpa, LT). A minha filha fez ontem 31!

Karocha disse...

Então estamos de Parabéns JC.
Um Beijo meu muito grande para a sua filha.

ié-ié disse...

Parabéns à tua filha, JC - eheheh!

LT

filhote disse...

Parabéns, Karocha!

Parabéns, JC!

E, companheiro Ié-Ié, eu estou sempre atento à tua casa...

JC disse...

Mto obrigado!

Karocha disse...

Muito obrigada filhote, custou-me muito pari- lo...

Fora o outro que não consegui com 5 meses e doí todos os dias...
Mas isso é outra história e, só tenho que ser rija e continuar!

Karocha disse...

Vou Youtubar, fiquem bem!
Tento que me perdoem, mas não...

Karocha disse...

E como dizia o Raul "Façam o favor de ser felizes"

ié-ié disse...

À nossa casa, Filhote!

Então, foi o fuso horário que te impediu de saber da morte de Solnado pelo nosso blogue.

LT