EMI - 8E 07102042 - 1970
Lado 1
1º Andamento: Allegro
Lado 2
2º Andamento: Largo – 3º Andamento: Rondo Alla Polaca – Allegro – Tempo 1
10 de Maio de 1968
O incomparável violinista soviético David Oistrach está em Lisboa. E ontem, depois de um concerto triunfal no Império, foi convidado para uma recepção em casa da Marquesa do Cadaval.
O russo porém recusou e preferiu ir assistir a um desafio de futebol em que jogava o Eusébio – hoje o português mais conhecido em todo o mundo pela maneira como joga à bola.
- O Choskatovich ainda gosta mais de futebol do que eu – confidenciou o genial violinista não sei a quem.
José Gomes Ferreira em “Música: Minha Antiga Companheira Desde Os Ouvidos da Infância”, Campo das Letras, Porto, Outubro de 2003
Cortesia de Gin-Tonic
Lado 1
1º Andamento: Allegro
Lado 2
2º Andamento: Largo – 3º Andamento: Rondo Alla Polaca – Allegro – Tempo 1
10 de Maio de 1968
O incomparável violinista soviético David Oistrach está em Lisboa. E ontem, depois de um concerto triunfal no Império, foi convidado para uma recepção em casa da Marquesa do Cadaval.
O russo porém recusou e preferiu ir assistir a um desafio de futebol em que jogava o Eusébio – hoje o português mais conhecido em todo o mundo pela maneira como joga à bola.
- O Choskatovich ainda gosta mais de futebol do que eu – confidenciou o genial violinista não sei a quem.
José Gomes Ferreira em “Música: Minha Antiga Companheira Desde Os Ouvidos da Infância”, Campo das Letras, Porto, Outubro de 2003
Cortesia de Gin-Tonic
4 comentários:
Coisas destas valem um blog.
Um quinteto de luxo! Mas, tal como os galáticos do Madrid,tudo junto não sei que resultado dará: não tenho esta interpretação e acho nunca a ouvi. A minha é uma modesta edição da Sony com a Philadelphia Orchestra dirigida por Eugene Ormandy e c/ Isaac Stern no violino, Eugene Istomin no piano e Leonard Rose no Violoncelo. mas, já agora que estou c/ a mão na massa e como Beethoven é mais conhecido pelas sinfonias, recomendo coisas mais "ligeirinhas" do dito, adequadas à estação. Experimentem pois a música de câmara para instrumentos de sopro (não é mtº fácil de arranjar por aí) e o mais conhecido quinteto para piano e instrumentos de sopro. E, já agora, revejam até à exaustão aquela jogada do "rei" contra a Coreia, a que acaba no penalty!
E já agora que falam nesta música erudita e sublime, fica aqui uma descoberta:
Andei anos á procura da edição certa da Missa Alemã de Schubert ( Deutsche trauermesse D.621) e que era a que servia de introdução ao Em Órbita de Jorge Gil, em 1974 ou por aí.
Pois bem, é a versão de Karl Foster, com a Orquestra Filarmónica de Berlim, com Wolfgang Meyer no órgão fantástico, gravada em 1960.
O Cd da EMI France Classics, ( gravação de 1998 e 2007) comprei-o na FNAC, por 4 ou 5 euros e tem cinco cd´s, incluindo outras obras e lieders de Schubert.
Um achado e que nunca tinha encontrado. E procurei em todos os lados do mundo onde passei estes últimos anos.
Pronto, está dito. Espero que esta informação interesse a alguém porque andei anos à procura dela.
Caro José:
Sabia, desde as primeiras leituras do teu "loja de esquina" desta ânsia na procura da Missa Alemã do Schubert. SEi bem o que é isso de procurar uma música...Fico feliz - é a palavra certa - por a teres encontrado. Este tipo de coisas sinto-as como se me tivessem acontecido.
São estas trocas de informações que, apesar de tudo, fazem a riqueza da blogosfera
Os meus passos seguirão, agora, para a FNAC.
Caro JC:
Sabemos que, por vezes, a reunião de grandes intérprtes, pode não dar resultado do mesmo nível. Não é o caso desta interpretação do Triplo Concerto. Notável. Pelo menos para mim e reconheço que, não sendo um grande ouvido, haverá alguma leviandade nesta adjectifação.
O meu filho tem esta interpretação em CD mas, muito honestamente, não a troco pela versão vinil mesmo dando de barato que sou um incondicional do vinil.
Em tempo: Se houvesse uma universidade de futebol, aquele Portugal Coreia do Mundial de 66, seria de leitura obrigatória.
Abraços
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