quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FOI HÁ 40 ANOS!


Rezam as crónicas que faz hoje 40 anos que os quatro Beatles estiveram juntos pela última vez em estúdio.

Estiveram no estúdio 3 e no estúdio 2 dos então chamados EMI Studios, em Abbey Road, Londres, a supervisionar, por exemplo, a masterização de "I Want You (She's So Heavy)", uma das mais complexas gravações dos Beatles.

Curiosamente, 40 anos depois, Allan Rouse e outros engenheiros de som estiveram precisamente no estúdio 3, agora dos Abbey Road Studios, a explicar a jornalistas portugueses (e outros) a remasterização do catálogo dos Beatles, incluindo o dito cujo "I Want You"...

Esta é, também, uma das últimas imagens da banda.

26 comentários:

L'emmerdeur disse...

E quando é que esses jornalistas portugueses (e os outros) explicam aos seus leitores essa mesmo remasterização? Ou é "segredo dos deuses", só para amigos?

ié-ié disse...

Se o meu amigo estivesse com atenção, saberia que há um embargo de informação até ao dia 24. Mesmo assim, alguma informação dispersa foi sendo aliviada...

Por exemplo...

http://guedelhudos.blogspot.com/2009/07/beatles-in-mono.html

Mais grave, é que o signatário tem um duplo embargo até 09.09.09...

LT

daniel bacelar disse...

Embargo de informação até dia 24???

Mais "UM DISPARATE DE VERÃO!!"

Onde é que eu ouvi isto????

Anónimo disse...

ABAIXO O EMBARGO DAS MULTINACIONAIS!
INFORMAÇÃO JÁ!

Anónimo disse...

Tanto quanto julgo saber no próximo nº da Record Collector (nas bancas a 27 de Agosto) virá um grande artigo sobre as novas remasterizações.
Será que o "embargo" para Portugal é diferente dos outros?

ié-ié disse...

O embargo foi livremente assumido por todos (por mim, também...) e eu respeito, honro-o! É uma das regras básicas do jornalismo, sem as quais não há jornalismo, mas sim selvajaria, desonestidade!

Se a "Record Collector" sai a 27 não viola qualquer embargo!

LT

filhote disse...

Isto faz lembrar as políticas de blackout do FCP.

ié-ié disse...

Não percebi. O que tem a ver um "embargo" com um "blackout"?

LT

josé disse...

Por mim, não há qualquer problema. Com embargo ou sem ele, a informação já circula na Net. Abundante e que esclarece o instrumental.

Falta o essencial: ouvir os discos e apreciar o trabalho de remasterização.

Hesito entre o mono ou o stereo, mas vou pelo stereo.

paulo disse...

cada vez que penso que vou ter que comprar aquelas duas caixas...

Camilo disse...

Nunca tinha ouvido falar.
De que se trata o tal "embargo"?

filhote disse...

Algumas notas soltas:

1. Ié-Ié, a semelhança entre embargo e blackout é que alguém manda/pede o silêncio, e a solicitação é cumprida (estou a brincar, claro, fazes muito bem em manter a palavra dada)

2. José, os masters mono, quanto à obra dos Beatles, são os mais fieis à original expressão artística da banda. Pelo menos até "Sgt. Pepper's" - incluído. Não só a mistura stereo era novidade ainda pouco explorada (muitas vezes, George Martin e a banda nem participavam das misturas), como as gravações eram conduzidas na direção do conceito mono. Não se trata apenas da minha opinião, mas também a de George Martin, Norman Smith, Geoff Emerick, e uns tantos historiadores da matéria.

3. O Ideal teria sido a "remistura" de todas as gravações. Em Stereo. Tal como foi feito na moderna versão de "Yellow Submarine" (e mesmo no "Love" e no "Naked"). Nesse caso, sim, estaríamos a falar de um acontecimento importante.

4. Não existindo qualquer trabalho de "remistura" das gravações, esta reedição não tem qualquer interesse para quem possui os LPs originais em mono e stereo - e ainda os ouve, claro.

5. E atenção: as misturas stereo são as realizadas por George Martin nos anos 80 - para a edição em CD - e não as originais!

6. Ou seja, de novo, somente temos a remasterização, que, afinal, não passa da tentativa de conferir mais pressão/volume, e equalização porventura mais equilibrada, ao produto final. Na verdade, ninguém ousa "distorcer" a obra original - e ainda bem.

7. Mesmo assim, assumindo-me como doente incurável, serei obrigado a comprar a caixa stereo. Isto, por que inclui 1 DVD documentário ilustrativo da produção de cada disco.

8. Atenção: quem comprar avulso os CDs stereo, não poderá ver as imagens num aparelho de DVD. Apenas no computador. Na caixa respectiva, é que vem incluído um DVD compilação com todos os mini-documentários (e esse, sim, "passa" num aparelho DVD).

9. Lamentável mesmo, é o facto de os CDs mono não serem vendidos avulso, e a caixa ser mais cara que a do stereo (???). Por exemplo, para quem não possui os LPs originais, o "Rubber Soul" mono inclui como bónus a mistura stereo original de George Martin...

filhote disse...

Clarificação: quando escrevo que "ninguém ousa distorcer a obra original - e ainda bem", não entro em contradição com a minha defesa de novas misturas stereo.

Nessa minha afirmação, apenas refiro-me às remasterizações. Conheço remasterizações que "distorcem" totalmente o master original...

Rato disse...

Resumindo e concluindo: o melhor é mesmo comprar as duas caixas. Um pouco carote mas estamos a falar do "tal grupo". E por isso todas as loucuras são permitidas. Andele, avancem com o carcanhol!

Anónimo disse...

Contagem decrescente: faltam só 20 dias...

ié-ié disse...

Não penso como o Filhote. No imediato, considero que não se deve colocar a carroça à frente dos bois. Para já, para já, venham as remasterizações. São essenciais e não existiam. E ainda bem que não há qualquer trabalho de remistura, nem eles estavam autorizados a fazê-lo. Nada de desvirtuar...

Com o trabalho de casa feito, então sim, poder-se-á trilhar os caminhos de "Songtrack". Para já acho extemporâneo.

E não, não é verdade que 09.09.09 não tenha qualquer interesse. Neste espírito, nada tem interesse, porque já existia antes. Não se inventa nada. O interesse reside não só no objecto em si, como em múltiplas "novidades" que existem, para já estreias em CD.

Também não é verdade que as misturas estereo sejam as de GM dos anos 80!

Já se disse que a caixa mono (verdadeiramente de coleccionador) é mais cara por causa da produção.

Mas agradeço ao Filhote este tipo de observaçoes (e agradeço mais...) porque me serve de guião para um texto...

Obrigado!

LT

josé disse...

Tenho que escrever um texto pessoal sobre os Beatles e a sua música. E estes comentários dão-me ânimo para o fazer. Será coisa para eu ler em primeiro lugar porque tenho de lançar memórias guardadas em gavetas precisas.

Se fosse escolher uma música dos Beatles que me impressionou decisivamente a ouvir todos os discos, seria Two of us, ouvida no final dos anos setenta ou já mesmo nos oitenta no Rádio Popular de Vigo.

E esse tipo de memórias é tão pessoal que temo mais ninguém possa apreciar. Mas como estas que aqui vou lendo nos comentários também o são, espero que continuem a escrever sobre o assunto.

Eu, pelo menos, aprecio.

filhote disse...

Caro Ié-Ié,

atenção: as misturas stereo agora remasterizadas são mesmo as produzidas por George Martin nos anos 80, aquando da 1ª edição em CD. Esta informação está presente em todos os sites oficiais, e já foi confirmada.

A única mistura original stereo, a do "Rubber Soul", será incluída como bónus na versão mono do mesmo CD.

Em relação ao resto, Ié-Ié, estamos 100% de acordo. Só afirmei a falta de interesse desta edição, para quem possui todas as versões originais em LP, em bom estado, e disponíveis para ouvir... só isso...

filhote disse...

Todavia, Ié-Ié, ainda quanto às misturas stereo, caso essas informações especializadas e "oficializantes" estejam erradas (via "New York Times", "Vanity Fair", etc), retiro as minhas afirmações quanto ao interesse desta edição.

Nesse caso, estaremos a falar de uma 1ª edição em CD da obra original (apenas remasterizada)dos Beatles.

Prefiro pois acreditar no que escreves. Até por que, afinal de contas, estiveste lá!!!!!!

Abraço!

NS disse...

duplo embargo = edição especial da Blitz a 09.09.09?
hum...

Camilo disse...

O "CM" de hoje diz que os estúdios Disney estão a preparar uma nova versão do filme animado "Yellow Submarine", desta vez, em três dimensões.
Está prevista para 2012.
Várias vezes vi este filme e sempre com a mesma nostalgia quando da 1ª vez.
Cá fico à espera desta nova.
obra de arte da Disney.
Cumprimentos.

ié-ié disse...

Filhote:

"No one's heard the master tapes apart from us. And you have to remember some of the limitations of vinyl - they had to cut some of the low end off to master it. These releases are just a little closer to the master tape than you've heard before".

LT

filhote disse...

Ai senhores, que o Ié-Ié começa a levantar uma pontinha do véu, e a "flexibilizar" o embargo... eheheheh...

Só continuo a estranhar que, alegadamente, a mistura stereo original do "Rubber Soul" seja incluída na caixa mono.

Por quê? E por que razão apenas o "Rubber Soul"?

Será que a única mistura stereo dos anos 80, na caixa stereo, é a do "Rubber Soul", e por isso incluíram a original na caixa mono?

(se bem te lembras, Ié-Ié, a mistura stereo do "Rubber Soul" é muito "separada", ouvindo-se a voz de um lado e os instrumentos do outro)

Ié-Ié: apesar do embargo, podes desvendar somente este mistério?

Abraço!

ié-ié disse...

6 - Which are the differences - if they are any - between the stereo
versions of "Help!" and "Rubber Soul" in the two boxes?

The versions in the mono box and coupled with the corresponding mono
albums are the original sixties masters that previously were only
available on vinyl. In 1986 George Martin remixed these two albums from
the original four track master tapes for their release on CD as he
wasn't happy with the original stereo mixes. It is these new mixes that
we re-mastered and appear in the stereo box set.

filhote disse...

AH! Caro, Ié-Ié, afinal eu também tinha razão!!!!!!

Na caixa stereo estarão as misturas realizadas por George Martin nos anos 80!

Sendo assim, José e restantes companheiros da vida virtual (e não só!), na minha modesta opinião, a caixa prioritária, e obrigatória, é a MONO - inclui as misturas stereo e mono originais.

Estou tramado. Como a caixa stereo inclui o tal DVD, vou ter de comprar as duas...

filhote disse...

Atenção: não fui claro no meu post anterior. Quando escrevi "inclui as misturas stereo e mono originais" referia-me apenas aos CDs "Help" e "Rubber Soul". As misturas stereo originais dos outros títulos, só estarão na caixa stereo.

Ou seja, as únicas misturas stereo de 1986 incluídas, na caixa stereo, são as referentes aos dois discos citados.

É assim, Ié-Ié, não é?

Estamos mesmo feitos! Ou se compram as duas caixas, ou o copo fica meio vazio...