domingo, 9 de agosto de 2009

FAMOUS BLUE RAINCOAT


RCA PL 90048 - 1987

Lado 1

First We Take Manhattan – Bird On A Wire – Famous Blue RaiNcoat – Joan Of Arc

Lado 2

Ain’t No Cure For Love – Coming Back To You – Song Of Bernardette – A Singer Must Die – Came So Far For Beauty

Decerto que os indefectíveis de Leonard Cohen irão ficar com pele de galinha, mas não resistiu à tentação de trazer até aqui Jennifer Warnes, uma jovem que, como suporte coral, se passeia pelos discos e concertos de Leonard Cohen.

Acha a capa deste disco uma beleza, uma delícia.

Também sente que Jennifer Warnes trata muito bem as canções de Cohen. Entre os dois terão nascido cumplicidades diversas, ao ponto de Jennifer ter avançado para este trabalho com a bênção do Mestre, “Joan Of Arc” é cantada em dueto com Cohen...

O Mestre foi mais longe ao dizer que a versão de “First We Take Manhattan", em que Stevie Ray Vaughn tem na guitarra uma aparição do outro mundo, saiu melhor que o original. Uma gentileza de Mr. Cohen, possivelmente sussurrada a Jennifer após uma garrafa Pommerey 1934 e uma boa cigarrada, que ele assina por baixo, se é que ele pode assinar o que quer que seja que a música, e não só, diga respeito.

Deixem-no, ainda, destacar o solo de sax que um tal Paul Ostermayer desenha nessa canção mágica que dá pelo nome de “Famous Blue Raincoat”.

Para que conste e não restasse qualquer dúvida, Cohen, no encarte, deixou um desenho seu: “JENNY SINGS LENNY”.

Na contracapa há uma etiqueta da Discoteca Universal que diz que o disco lhe custou: 1.195$00.

Acreditem que era dinheiro… pelo menos para ele… se bem se lembra…

Colaboração de Gin-Tonic

3 comentários:

JT disse...

Infelizmente o disco não teve muito sucesso comerical e a Jennifer Warnes continua a ser mais conhecida pelos seus duetos com Joe Cocker ("Up where we belong" do filme Oficial e Cavalheiro) e Bill Medley ("Time of your life" do filme Dirty Dancing)

JT disse...

Errata

comercial :)

para quem não saiba, Bill Medley era um dos Righteous bros.

João Pedro disse...

Tive a sorte de estar por duas vezes, em 2 anos, bem perto de Leonard Cohen em Lisboa. Neste ano, cantou Famous Blue Raincoat,a meu ver, a canção da noite. Obrigado, Leonard Cohen .